 |
| GAI das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda |
Sistema inteligente atua em tempo real para prevenir riscos, orientar melhores estratégias e proteger os clientes com integração entre as áreas das concessionárias
São Paulo, agosto de 2025 – O Grupo de Análise de Imagens (GAI) é um dos pilares da operação segura e eficiente das linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (ViaMobilidade). Com atuação estratégica e integrada, a equipe do GAI é responsável por monitorar e analisar imagens captadas por mais de oito mil câmeras distribuídas entre trens, estações, bicicletários, aparelhos de mundança de via (AMVs), subestações e vias das concessionárias, garantindo a segurança dos clientes e colaboradores. As concessionárias seguem investindo para melhorar a experiência dos clientes, permitindo, por meio de tecnologia e inovação, uma atuação rápida e precisa das mais diversas equipes, identificando comportamentos suspeitos, objetos abandonados, aglomerações e qualquer situação que possa representar riscos à integridade dos clientes. Esse investimento contempla não apenas a infraestrutura tecnológica, mas também o treinamento das equipes e a integração com os demais sistemas operacionais.
A atuação do GAI vai muito além da vigilância. A área é essencial para verificar ocorrências reportadas pela ouvidoria, incluindo elogios, críticas e dúvidas dos clientes, além de realizar auditoria comportamental de profissionais em estações, apoiando o time de supervisores na avaliação de postura e conduta dos colaboradores. O GAI auxilia também na prevenção de acidentes, com análises que subsidiam ações corretivas, preventivas e treinamentos para agentes de atendimento e segurança (AASs) e auditoria por imagens em apoio à equipe da segurança do trabalho.
Em parceria com as demais áreas estratégicas da ViaQuatro e ViaMobilidade, o GAI apoia na extração de imagens para envio a setores judiciários, provenientes de ofícios e requerimentos formais, Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia, contribuindo para investigações, estudos de fluxo por meio do sistema de câmeras CFTV. Com relação a grandes eventos, como Carnaval, Lollapalooza, The Town, Fórmula 1, entre outros, a tecnologia permite analisar quais são as melhores estratégias operacionais para acompanhamento de fluxo de clientes. As informações coletadas são repassadas de forma ágil às equipes em campo, possibilitando a adoção de estratégias imediatas para otimizar a organização do fluxo e assegurar a segurança de clientes e colaboradores.
“O GAI é uma ferramenta estratégica que nos permite agir com precisão, rapidez e responsabilidade. A análise de imagens não apenas garante a segurança dos nossos clientes, mas também contribui diretamente para a melhoria contínua dos nossos processos operacionais. É um trabalho silencioso, mas essencial para que tudo funcione com excelência”, afirma Ewerton Perez Mercadante Pinheiro, Coordenador do Centro de Inteligência e Segurança (CIS) da ViaQuatro, ViaMobilidade 5 e 17.
As câmeras corporais (bodycams) começaram a ser utilizadas pelos agentes de atendimento e segurança da ViaQuatro e da ViaMobilidade em junho de 2022 e estão alinhadas com os princípios do GAI. O objetivo principal da adoção dessas câmeras foi aumentar a transparência nas ações dos agentes durante ocorrências nos trens e estações e visam garantir transparência, segurança, eficiência operacional e respeito aos direitos dos clientes.
Cada estação passou a contar com dois agentes equipados com bodycams. Os profissionais receberam treinamento específico para o uso adequado do equipamento. As imagens captadas são armazenadas e gerenciadas pelos respectivos Centros de Controle Operacional (CCO), respeitando normas de sigilo e privacidade. A Linha 4-Amarela conta com 126 câmeras corporais, enquanto a Linha 5-Lilás, 120. Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda possuem um total de 256.
Cada análise realizada pelo GAI resulta em relatórios detalhados, inspecionados por um time de mais de 20 profissionais especializados em segurança e eficiência operacional. A equipe atua em conjunto com os times tático e estratégico das concessionárias, promovendo ações que impactam diretamente na experiência dos clientes.
Análise que faz a diferença
Um exemplo marcante da atuação do GAI ocorreu em agosto na Estação Barra Funda, da Linha 8-Diamente, quando um garoto se perdeu da sua mãe, enquanto estavam em um quiosque lanchando. Com as análises das imagens do GAI, a criança foi localizada embarcando sentido Estação Júlio Prestes, e, repassado à mãe, que realizou contato com familiar, identificou que o garoto chegou em casa sozinho e em segurança.
Com quase 2.300 câmeras na Linha 4-Amarela, 2.800 na Linha 5-Lilás e 3.000 nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, o GAI é peça-chave na construção de um transporte público mais seguro, eficiente e conectado com as necessidades da população. Em média, o GAI analisa centenas de horas de vídeo por mês, gerando alertas que sejam tratados praticamente em tempo real pelas áreas responsáveis.
A iniciativa da ViaQuatro e ViaMobilidade reafirmam seu compromisso com a segurança, a inovação e o bem-estar aos mais de dois milhões de clientes que utilizam diariamente suas linhas.