Home  Imagens  Contato  Clássico    
IA ajuda varejo a vender mais e evitar erros de estoque no Dia das Mães

Com alto potencial de vendas e pouca margem para falhas, a segunda data comercial mais importante para o varejo exige decisões ágeis e precisas

Comemorado em 12 de maio deste ano, o Dia das Mães segue como uma das datas mais estratégicas para o varejo brasileiro. Segundo a pesquisa “Dia das Mães 2025”, realizada pela Globo, 82% dos brasileiros afirmam que vão comemorar a data, e 71% planejam comprar presentes — principalmente perfumes e cosméticos (34%), roupas (22%) e chocolates (15%). Em categorias com alta rotatividade e forte apelo emocional como essas, a preparação do estoque pode ser o fator decisivo entre o sucesso nas vendas e o prejuízo no fechamento do mês.

Apesar da alta expectativa de consumo, muitos varejistas ainda enfrentam dificuldades quando o assunto é gestão de estoque em datas comemorativas. O desafio de prever com precisão a demanda sazonal leva, com frequência, a dois cenários prejudiciais: excesso de produtos que não vendem e acabam encalhados, ou falta de estoque em itens de maior saída, o que frustra o consumidor e compromete a conversão de vendas. Em um segmento como o de moda, no qual as tendências mudam rápido e o ciclo de produtos é curto, errar no volume ou na variedade pode significar prejuízo direto na margem.

“A gente vê muitos varejistas enfrentando perdas nesse período por confiar apenas no histórico de vendas ou por reagir tardiamente às mudanças no comportamento do consumidor. O problema é que o Dia das Mães não dá segunda chance: ou você acerta o estoque, ou perde a oportunidade”, afirma Renato Mussacredi, diretor de vendas e marketing da Onebeat no Brasil. Para ele, a solução está no uso de dados e tecnologia que permitam um planejamento mais dinâmico e ágil.

Com esse foco, a retail tech israelense Onebeat apresenta ao mercado brasileiro o “Eventos Especiais”, solução de inteligência artificial desenvolvida justamente para apoiar o varejo na gestão de estoque em datas promocionais, comemorativas ou de grande variação de demanda. A tecnologia foi pensada para enfrentar o desafio de ajudar na alocação de novos produtos, mesmo em situações sem histórico, como lançamentos, novas coleções ou canais de venda recém-inaugurados. E também para possibilitar uma reação mais rápida às tendências de consumo nos períodos de alta demanda.

A IA do “Eventos Especiais” aprende com o desempenho de itens similares, analisa padrões de consumo e ajusta automaticamente os níveis de estoque com base em eventos e probabilidades. O resultado é uma gestão mais inteligente, que reduz o risco de perda por sobras ou rupturas. “O Dia das Mães é um ótimo exemplo de como uma decisão errada de estoque impacta toda a cadeia. Ter o produto certo, na quantidade certa e no lugar certo é essencial para garantir a venda — e a satisfação do cliente”, reforça Mussacredi.

Hoje, a Onebeat atende mais de 250 varejistas em 29 países, com presença ativa nos setores de moda, calçados, bebidas, eletrônicos e outros. No Brasil, a empresa tem ganhado protagonismo e a aposta da companhia é clara — tornar o estoque uma vantagem estratégica em vez de um ponto de tensão para o varejo.

Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores exigentes e prazos apertados, preparar-se bem para datas sazonais como o Dia das Mães vai além de vitrines bonitas ou campanhas emocionais. Requer inteligência, precisão e uma visão em tempo real do que realmente acontece no ponto de venda.

Editorias: Economia  Internet  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 08/05/25

 
Fonte do release
Empresa: Maíra Telles  
Contato: Maíra Telles  
Telefone: --

E-mail: mairaftelles@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release