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“Smart Challenge Turístico”: convite a empresas com projetos inovadores para acelerar a integração do turismo no Caminho dos Jesuítas da América do Sul

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio do seu laboratório de inovação BID Lab e da sua janela privada BID Invest, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), lançou em 25 de março um “Smart Challenge”, uma aposta turística para identificar novas soluções de negócios capazes de acelerar a integração turística da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai no âmbito do Caminho dos Jesuítas da América do Sul.

● Procuram-se soluções inovadoras que fortaleçam a integração da oferta turística do Jesuíta na América do Sul.

● O programa é uma aposta pela criatividade e inovação empresarial, como instrumento para acelerar o desenvolvimento turístico integrado do legado jesuíta contribuindo assim para uma recuperação mais rápida da atividade turística após a crise covid-19.



● Pelo menos 5 projetos serão fortalecidos com um Programa de Aceleração de Negócios da Wayra, braço de Inovação Aberta do Grupo Telefônica/Movistar.

O Caminho é um corredor turístico associado ao patrimônio cultural jesuíta, um legado histórico compartilhado pelos cinco países desenvolvido entre 1569 e 1773 e ainda está vivo até hoje. Este corredor soma 55 Sítios do Patrimônio Jesuíta, 19 deles declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Dado o seu imenso potencial, o Caminho Jesuíta tem motivado atores públicos e privados a propor o desafio de se tornar a principal rota turística da América do Sul e uma das mais longas do mundo. O Caminho pretende se tornar referência para o setor turístico internacional, por meio da implementação de um modelo integrado de desenvolvimento turístico no qual os cinco países são coordenados para a gestão e promoção do destino.



Este Smart Challenge convida as empresas propor soluções inovadoras atingindo 7 desafios de integração propostos: 1) Logística/Administrativa. 2) desenho da oferta turística, 3) marketing, 4) gestão turística, 5) aquisição de investimento público-privado, 6) coordenação intersetorial e empresarial, 7) reativação turística pós pandemia.

A convocatória está aberta e as postulações serão feitas através do formulário publicado na plataforma bid https://www.iadb.org/es/convocatorias

Os candidatos do Smart Challenge serão empresas do qualquer setor de atividade, em fase de crescimento, legalmente constituídas em pelo menos um dos cinco países integrantes do Caminho dos Jesuítas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai), com uma proposta inovadora para acelerar a integração da oferta turística do Caminho. Podem ser pessoas físicas ou legais de acordo com as leis do seus respectivos países. Além disso, essas empresas são encorajadas a reportar parceiros em qualquer um dos 48 países membros do BID se exigirem o fortalecimento da equipe ou proposta de valor do projeto de negócios.

Para os beneficiários, o Programa de Aceleração Empresarial gerenciado pela Wayra terá duração de 12 semanas, onde receberá apoio técnico especializado para fortalecer o desempenho de seus projetos. O programa inclui: aceleração comercial, projeto de negócios validado, atividades de fortalecimento e coaching, identificação de oportunidades de escalabilidade, networking com empresas e investidores, entre outras áreas de apoio.

Além disso, na próxima terça-feira 20 de Abril (14 hs. Argentina, Brasil e Uruguai / 13 hs. Bolívia e Paraguai) por meio da plataforma Turtech transmitira se um novo episódio da conversa LAB EN VIVO (labtravel.la/envivo) para falar sobre o “Smart Challenge” e sua importância na integração regional através do desenvolvimento de experiências turísticas em relação ao Caminho dos Jesuítas na América do Sul. Com a modalidade entrevista-webinar, este episódio contará com expositores dos setores público e privado, compostos por representantes do BID, BDP Lab, Wayra, BID Lab, Turtech e Madzen, bem como autoridades dos países que fazem parte do Caminho:

- Adela Moreda, especialista Líder em turismo, BID

- Dora Moscoso, Project specialist, BDP Lab

- Sebastián González, Head of Venture Partnerships Hispam, WAYRA

- Guilherme Amorim, Head of partnerships, Wayra, Brasil

- Micaela Cordero, Investment Officer, BID LAB

- Constanza de la Cruz, Co-Fundadora e Diretora Madzen - Turtech

- Ramiro Alem, Co-Fundador e CEO - InverTUR

- Rodrigo Báez, Coordenador Caminho dos Jesuítas, Subsecretaria de Relações Institucionais e Cooperação Internacional - Ministério do Turismo e Esportes da Nação - Argentina

- Javier Ramírez, Diretor de Productos Turísticos da SENATUR Paraguai

- Remo Monzeglio Bentancor, Subsecretario Mintur do Uruguai

- Fabiana de Melo Oliveira, Coordenador do Posicionamento de Produtos Turísticos, Ministério do Turismo do Brasil.

O evento abordará e compartilhará os seguintes tópicos:

● As motivações que impulsionam o lançamento deste Smart Challenge Turístico para o Caminho Jesuíta Sul-Americano

● Desafios de inovação pela integração do turismo regional

● A posição de empresas e empreendedores na integração turística

● A importância do Smart Challenge e das oportunidades de desenvolvimento do ponto de vista do país.

● Objetivos, ações e resultados do programa de aceleração



Os principais objetivos do Smart Challenge consistem em fazer negócios no “Caminho dos Jesuítas”, identificar oportunidades no corredor turístico jesuítico e promover um cenário de reativação.

O evento é gratuito, quem quiser participar deve se inscrever em:https://labtravel.la/video/lab-en-vivo-smartchallenge

Editorias: Cultura e Lazer  Governo  Negócios  Religião e Espiritualidade  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
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