Home  Imagens  Contato  Clássico    
Henkel faz parceria com FM Logistic e potencializa logística sustentável de produtos de beleza no Brasil

A Henkel Beauty Care, líder global em cosméticos no setor de bens de consumo e segmento profissional, inovou a logística de armazenagem e distribuição de produtos de sua unidade de negócio. A nova operação logística da linha Beauty Care passou a ser executada pela FM Logistic, uma das maiores empresas de supply chain do mundo.

O novo sistema logístico da Henkel, criado através do projeto denominado “14 BIS”, potencializou as operações da unidade Beauty Care, com entregas mais sustentáveis, custo mais baixo, qualidade e maior controle dos materiais que estão sendo transportados.

O projeto logístico da Henkel com operação da FM Logistic reforça a preocupação ambiental. Todas as operações realizadas, desde o centro de distribuição até a entrega final, são sustentáveis, como a introdução de uso de carro elétrico para atender às demandas do CD para toda a Grande São Paulo.

“O planejamento estratégico foi traçado projetando operações logísticas otimizadas, sustentáveis e viáveis no aspecto financeiro. Desenvolvemos operações funcionais que proporcionam maior volume de entregas e de forma sustentável, maior qualidade, maior controle de estoque, com menor tempo e custo. Desta forma, pretendemos aumentar a produtividade em cinco vezes”, destaca Marlucio Pinho, gerente de supply chain da Henkel.

A nova estratégia reduziu em 94% a quantidade de plástico nas operações de armazenagem e transporte, reflexo do uso de papel kraft. “Em parceria com a FM, registramos uma maior capacidade na logística de distribuição, atendendo todas as etapas da produção até a entrega aos clientes. O sistema otimizado gera menos estoque e, consequentemente, reduz em 30% os custos operacionais”, acrescenta Pinho.

Inserida no mercado como uma empresa de logística “green” que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade, a FM investe constantemente em uma frota de veículos ecológicos (elétricos, híbridos, gás ou hidrogênio) e, com isso, tem o objetivo de zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Segundo Pamela Martins, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da FM Logistic, a instalação de painéis solares na unidade de São Paulo reduz em 10,5 toneladas por ano a emissão de carbono.

“Essa redução anual em emissão de carbono protege em torno de 140 árvores, garantindo assim uma cadeia de suprimentos ecológica, sustentável e efetiva. A FM Logistic está alinhada às questões de sustentabilidade reforçadas pela Henkel”, comenta a executiva.

Serviços integrados
A modernização da logística na unidade de negócios Beauty Care da Henkel atende a um mercado de enorme demanda tanto no setor de bens de consumo quanto no segmento profissional.

A Henkel Beauty Care conta com um estruturado planejamento estratégico para continuar expandindo a liderança em inovação em mercados maduros no setor de bens de consumo. Já no segmento profissional, tem como objetivo dar continuidade à estratégia de globalização, com foco no estímulo a regiões emergentes.

A FM Logistic, por sua vez, é a responsável pela execução de operações de recebimento, armazenagem, expedição, distribuição e co-packing de produtos para atender todas as necessidades operacionais da Henkel.

Luciana Lacerda, diretora de operações da FM Logistic do Brasil, afirma que a parceria com a Henkel teve início em 2021, quando a empresa estruturou o planejamento estratégico para dobrar o faturamento no mercado brasileiro.

“Nosso desafio maior foi aliar uma logística sustentável eficiente com a ampla movimentação de volumes diferenciados, reforçando a importância de serviços completamente integrados”, diz.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Estética e Beleza  Industria  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Flávia Gavioli  
Contato: Flávia Gavioli  
Telefone: --

E-mail: flaviagavioli@uol.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release