Home  Imagens  Contato  Clássico    
No Dia do Orgulho Nerd, 40tena Cultural debate “Guia do Mochileiro das Galáxias”
Isabella Grocelli

Programação recebe a professora fundadora do Grupo JOI (Jogos Digitais e Imaginários) e sócia do blog Garotas Geeks, Flávia Gasi, e a jornalista e influencer geek, Isabella Grocelli, no “Defenda seu Best”. No sábado (29/5), acontece mais um encontro on-line do Clube do Livro. Todas as atividades acontecem online e são abertas à população

Ribeirão Preto (SP), 24 de maio de 2021 – Encerrando o mês de atividades, debates e contação de histórias nerds e geeks da 40tena Cultural, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga a programação desta última semana de atividades de maio. A programação começa na terça-feira (25/5) com o quadro fixo “Defenda seu Best” que irá abordar o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. A atividade será ao vivo, pelo Youtube, plataforma digital e Instagram da Fundação, às 20h, Dia do Orgulho Nerd.

O encontro terá a participação da professora fundadora do Grupo JOI (Jogos Digitais e Imaginários) e sócia do blog “Garotas Geeks”, Flávia Gasi. Graduada em Jornalismo, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Flávia tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Games, atuando principalmente em temas relacionados ao videogame, imaginário, comunicação, processos de criação e mitologia. A mediação será da jornalista e influencer geek, Isabella Grocelli.

O dia 25 de maio foi escolhido para homenagear o escritor do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams. A obra sempre foi considerada uma das principais da cultura nerd, além de misturar ficção científica com elementos humorísticos. “Depois desse livro, passamos a entender que a cultura nerd não é só Star Wars, histórias em quadrinhos ou heróis. É muito mais. E sempre será uma história diferente. Gosto desse livro e da cultura por isso, você pode ter aliens, zumbi e magos”, explica Isabella Grocelli que já atuou em veículos de Ribeirão Preto como G1, Jornal A Cidade e A Cidade ON.

A jornalista ainda destaca que o livro não assusta com o seu tamanho: são cerca de 130 páginas e cinco volumes – a sexta edição foi publicada após a morte do autor, por um amigo, Eoin Colfer, mas não é considerado como “original”. “Lembro de que peguei uma edição para ler e terminei em uma tarde. É um livro gostoso de ler, com leitura rápida e divertida. E apesar de ter sido escrito na década de 70, é muito atual”, comenta a influencer geek que se diz animada para participar da atividade, uma vez que todos os outros eventos da cultura nerd acabaram sendo adiados ou mesmo cancelados durante a pandemia.

Clube do Livro

No sábado (29/05) acontece o tradicional encontro do Clube do Livro, com coordenação da bibliotecária Gabriela Pedrão. Os participantes irão discutir o romance de Itamar Vieira Junior, “Torto Arado”, vencedor do prêmio Jabuti, na categoria melhor romance, em 2020. A atividade começa às 16h e será transmitida pela plataforma de reuniões ZOOM.

Segundo Gabriela Pedrão, o livro nasceu sendo um “clássico”, apesar de sido lançado em 2019. “Ficamos curiosos e decidimos trazê-lo para o encontro desse ano, por ser de um escritor jovem e da literatura brasileira. Espero que consigamos falar sobre nossa cultura, por retratar a nossa realidade”, comenta a bibliotecária. Conforme ela, os participantes do Clube do Livro continuam participando dos encontros e, o mais importante, estão mantendo o compromisso com a literatura. “Os encontros on-line possibilitam pessoas de outros lugares participarem. Temos diversos leitores de outros estados do Brasil. Espero que consigamos manter essa mistura de olhares. Isso é muito importante”.

SERVIÇO:

Defenda seu Best: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams
Com Flávia Gasi (professora fundadora do Grupo JOI - Jogos Digitais e Imaginários e sócia do blog Garotas Geeks) e Isabella Grocelli (jornalista e influencer geek).
Data: 25 de maio (terça-feira)
Horário: 20h
Plataforma de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Clube do Livro, com a obra “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior
Data: 29 de maio (sábado)
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM (link: https://us02web.zoom.us/j/83403255160), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 120 atividades e interagiu com mais de 40 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

E-mail: valter@verbo.jor.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release