Home  Imagens  Contato  Clássico    
Maior festival de dança do litoral paulista será de 15 a 19/06 e está com inscrições para workshops
Crédito: Ballet em Foco.

FIDIFEST – Festival Internacional de Dança terá mostras competitivas, mais de 1500 bailarinos e júri e workshops com nomes consagrados do segmento.



Em 10 de maio foram encerradas as inscrições para 8ª Edição do FIDIFEST – Festival Internacional de Dança, evento realizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista, que acontece anualmente em Santos, está no calendário oficial do município e é considerado o mais importante e maior festival de dança do litoral paulista. E os diretores Juliana Luiz e André Santos anunciam que a Baixada Santista terá uma edição de retomada na versão presencial de grande sucesso, após um ano sem edição (2020) e uma Virtual (2021.

De 15 a 19 de junho Santos será a capital nacional da dança ao reunir mais de 1.500 bailarinos, de academias de Balneário Camboriú/SC, Belo Horizonte/MG, Cubatão/SP, Guarujá/SP, Itanhaém/SP, Itatiba/SP, Jundiaí/SP, Mogi Das Cruzes/SP, Praia Grande/SP, Ribeirão Preto/SP, Santo André/SP, Santos/SP, São José Dos Campos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sertãozinho/SP, Sorocaba/SP, Suzano/SP, Valinhos/SP.

Além dos bailarinos, seus professores, coreógrafos e familiares, a 8ª edição do festival tem mais 500 vagas abertas para qualquer Bailarino, Profissional de Dança, Artistas de outras áreas (não é obrigado estar inscrito na Mostra Competitiva do FIDIFEST), para participar dos Workshops que serão ministrados pelos jurados da Mostra Competitiva - Cecília Kerche (Balé Clássico), Kika Sampaio (Sapateado), Monique Paes (Jazz Dance) e Fabio Alcântara (Dança Contemporânea), mais 30 vagas para Audição do Ouver Stage.

A programação acontecerá no Teatro Municipal Braz Cubas, com mostras competitivas de 15 a 18 de junho sempre com duas sessões, 16h30 e 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos em https://www.even3.com.br/fidifest2022/.



PROGRAMAÇÃO DE WORKSHOPS



Dia 15/06 (quarta-feira)

Sapateado Americano - Nível Iniciante

Profissional: Kika Sampaio

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 09h30 às 11h15 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Nomenclatura, passos, combinações e ao final evoluindo para uma pequena iniciação coreográfica



Dia 16/06 (quinta-feira)

Ballet Clássico - Nível Intermediário 01 (De 11 a 14 anos)

Profissional: Cecília Kerche

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 08h às 09h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Giros e Saltos Pequenos



Contemporâneo - Nível Intermediário

Profissional: Fábio Alcântara

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 10h às 11h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Exercícios e Sequências Coreografada



Dia 17/06 (sexta-feira)

Ballet Clássico - Nível Intermediário 02 / Avançado

Profissional: Cecília Kerche

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 08h às 09h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Bateria e Grandes Saltos



Jazz Dance Kids e Teen (A partir 09 anos)

Profissional: Monique Paes

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 10h às 11h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Sequências Coreografada própria para o público



Dia 18/06 (sabado)

Ballet Clássico - Nível Avançado

Profissional: Cecília Kerche

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 08h às 09h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Adágio e diagonais com combinações desplaçada



Sapateado Americano - Nível Intermediário / Avançado

Profissional: Kika Sampaio

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 10h às 11h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Aquecimento com diferentes combinações. Exercícios de técnica específíca p/ passos mais elaborados e movimento corporal.

Jazz, Swing, Solt Shoe e suas diferenças.

Diferença coreográfica para escolas e competições.



Dia 19/06 (domingo)

Contemporâneo - Floorwork

Profissional: Fábio Alcântara

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 08h às 09h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Técnicas e Sequências Coreografada no Chão



Jazz Dance – Nível Avançado

Profissional: Monique Paes

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Horário: Das 10h às 11h45 (01 horas e 45 minutos)

Aula com ênfase em: Sequências Coreografada própria para o público



Valores do Workshop: A partir de R$ 40,00 (Valores individuais e de Combo + Ficha de Inscrição, você confere no site do Festival – http://www.adalpa.com.br/fidifest/work



SOBRE OS PROFISSIONAIS



CECÍLIA KERCHE

Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estudou com Vera Mayer, Halina Bienarcka e Pedro Kraszcuzuk; dançando junto ao Ballet do Theatro Municipal um vasto repertório de grandes clássicos, bem como obras criadas para esta companhia.

Cecília Kerche possui o título de Embaixatriz da Dança outorgado pelo Conselho Brasileiro da Dança, órgão vinculado à UNESCO, por reconhecimento às suas atuações internacionais em teatros de quatro continentes. Cecilia estrelou obras assinadas por grandes nomes da dança mundial: Natalia Makarova, Vladmir Vassiliev, Peter Wright, Yelena Pankova, Balanchine, Ronald Hynd, Ben Stevenson, Maurício Wainrot, Ivan Nagy, Ricardo Bustamante, Jean Paul Comelin, Jack Carter, Olga Evreinoff, Brett Rafael, Oscar Araiz, John Cranko, Uwe Schols, Alicia Alonso, Raisa Strushkova e Derek Deane. De 2015 a 2019 dirigiu o ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.



KIKA SAMPAIO

Professora e Coreógrafa. Desde 1982 é Diretora do Kika Tap Center, escola pioneira no Brasil, especializada em sapateado americano. Participou do Conselho Artístico do Festival de Joinville. Como coreógrafa trabalhou com importantes diretores do Teatro Nacional: Jorge Takla, Charles Möeller, José Possi Neto, Yacof Hillel, Wolf Maia e Jorge Fernando. Já foi homenageada por sua contribuição ao sapateado americano nos festivais: Tap in Rio e Encontro dos Ritmos, além de ter sido contemplada como a Melhor Coreógrafa no musical New York New York, na primeira edição do Prêmio Bibi Ferreira. Atualmente é Diretora das Cia Kika Sampaio e Cia KatadoSporaí, além de atuar como Jurada e ministrar cursos de especialização para professores em Festivais e também como palestrante.



MONIQUE PAES

Formada em Educação Física e com Cursos de Especialização em Nova Iorque, Las Vegas e Orlando. É Diretora artística do Monique Paes Studio de Dança, onde escolheu o Jazz Dance como especialidade, vindo inclusive a criar a sua própria Metodologia.

Como diretora artística e coreógrafa, produziu mais de 40 espetáculos, que lhe rendeu mais de 450 Premiações no Brasil e Exterior, entre eles destacamos como: Melhor coreógrafa do ano de 2019 do Festival de Dança de Joinville, além de premiações também no Passo de Arte, Prêmio Desterro; Fest Dança, Bravos Festival, Disney Performing Arts na Universal Studios e Disney Springs, VKIBC Valentina Kozlova Internacional Ballet Competition, YAGP Youth América Grand Prix entre outros.

Coreografou várias Cias de Dança de todo Brasil, entre elas: Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança e Cia Jovem São José dos Campos. Atualmente, atua como Juri e ministra Workshops em grandes festivais de dança e escolas de dança, como: Congresso Internacional de Jazz Dance, Congresso de Fortaleza (Conjazz), Festival Internacional CBDD de Fortaleza, X Dance Jazz no Rio de Janeiro, Fórum Studio Gisele’s, Seminário Arte Minas, Mostra de Dança, Grupo Raça, Fórum da Dança, Joinville Dance Camp, Summer Clip TV, Dance Out - Internacional Dance Summer 2020 entre outros. Também é Curadora do XDance Vale Dança e uma das realizadoras do Encontro Kids Dance, ao lado de Caio Nunes, além de ser idealizadora do Método de jazz “evolua seu jazz de 6 anos em 1” MP digital.



FÁBIO ALCÂNTARA

Professor e Coreógrafo, especializado em Dança Contemporânea. Foi premiado como Melhor Bailarino no North Dance Festival de Portugal. Atuou como bailarino na Cia de Dança Palácio das Artes/BH, Faces Ocultas Cia de Dança/SP, Balé da Cidade de Taubaté/SP, bailarino convidado da SESC Cia de Dança BH. Também já foi professor e ministrou masterclass na Escola de Dança de São Paulo (EDASP) - Theatro Municipal São Paulo e ministrou aulas no exterior, como no Lleida, Tárrea, Madri, ll LDC Festival, O Teatro das Culturas e Quinzena de Dança de Almada Portugal. Atualmente é Diretor do Congresso Nacional Dança Contemporânea, Professor de Dança Contemporânea Raça Centro de Artes (Programa Profissional), Professor convidado do Cisne Negro Cia de Dança, além de atuar como Júri e Curador em vários festivais nacionais e Internacionais e de ministrar aulas, cursos, workshops e residências artísticas de dança contemporânea por todo Brasil



Dia 19/06 (domingo)

Audição para 3ª Edição do OUVERT STAGE

Público: Bailarinos de ambos os sexos com idade entre 10 e 20 anos

Profissional que fará avaliação: Grey Araujo

Local: Palco do Teatro Braz Cubas

Turma 01 (De 10 anos a 14 anos): Das 12h as 13h

Turma 02 (De 15 anos a 20 anos): Das 13h as 14h

Benefício Extra: Além do candidato poder participar do 3º OUVERT STAGE, ela também terá a possibilidade de ganhar Bolsa de 25% a 100% para o Combo Barra do Programa

Informações para Inscrição: http://www.adalpa.com.br/fidifest



SOBRE O OUVERT STAGE



O OUVERT STAGE surgiu da ideia de três profissionais de Dança Clássica (Denise Rezende, Grey Araújo e Ludmila Bizalion), que perceberam durante a Pandemia, a dificuldade que Diretores de Escolas/Academias de Dança e de Bailarinos que anseiam estudar fora do Brasil e posteriormente adentrar uma Cia Internacional, de alcançar uma oportunidade sem estar numa Banca presencial de um festival fora do país.

Nestes dois anos, eles provaram que é possível ingressar bailarinos e bailarinas brasileiros em Escolas Internacionais de Ballet, porém sem a necessidade deste bailarino investir um alto recurso financeiro para ir aos E.U.A e/ou Europa apenas para ser avaliado/aceito. Todo o processo é feito daqui do Brasil, diretamente na Edição do OUVERT STAGE, que sempre ocorre nos meses de novembro e/ou dezembro. O OUVERT STAGE prepara os bailarinos, grava e fotografa o candidato e encaminha todo material exigido por essas instituições, sendo que cada uma tem exigências diferentes e em alguns casos, essas instituições oferecem Bolsa, que pode chegar até 100%.

O grande sucesso do OUVERT STAGE, dentre as escolas Stage d\'été Ecole de danse - Opéra national de Paris/ The American Ballet Theatre Jacqueline Kennedy Onassis School / The Harid Conservatory / Houston Ballet School, que já receberam em 2021 E 2022 “alunos preparados” pelo OUVERT STAGE, está justamente na pré-seleção de candidatos selecionados durante AUDIÇÕES, como a que realizaremos no FIDIFEST, porque em novembro/dezembro participam apenas quem tem um perfil exigido pelas grandes instituições internacionais, ou seja não basta ter apenas o recurso financeiro para pagar pela preparação/material, diz Denise Rezende uma das fundadoras do Programa.



SOBRE OS PROFISSIONAIS



Denise Rezende

Formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, Diplôme d\'état pelo Centro Nacional de Dança da França e licenciada em dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Atualmente Denise é professora de dança clássica com o Conservatório Port de Bouc dentre outras escolas em Alès. Em Portugal trabalhou como professora do Conservatório de Música e Dança de Coimbra e com a Escola do Orfeão de Leiria. Quando bailarina, Denise integrou a Companhia Nacional de Bailado em Lisboa (PT) onde realizou diversas turnês internacionais, Ballet do Teatro Guaíra e Luís Damas Companhia de Dança (PT).



Grey Araújo

Formado pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, sua trajetória artística inclui o Ballet Jovem do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cia El Paso de Dança, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet de Caracas (VN), Moinho Cultural Sul-Americano, Ballet de la Província (AR), São Paulo Cia de Dança e Grupo Corpo. Grey atuou no premiado filme \"Into the Light\" com direção de Saulo Senra. Hoje Grey ministra aulas em escolas e cias de ballet, dentre elas Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Focus Cia de Dança. Principais coreógrafos de trabalho: Tatiana Leskova, Richard Cragun, Márcia Haydée, Tindaro Silvano, Luís Arrieta, Renato Vieira, Dalal Achcar, Natália Makarova, Beatriz de Almeida, Rodrigo Pederneiras entre outros.


Ludmila Bizalion

Estudou ballet na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, The Harid Conservatory nos EUA e San Francisco Ballet School (EUA), onde foi a primeira aluna do Trainee Program a entrar para cia em 2004. É Bailarina do San Francisco Ballet (EUA), mas também já atuou profissionalmente no The Royal Ballet of Flanders (Bélgica), The Hong Kong Ballet (China), Les Grands Ballets Canadiens de Montréal (Canadá), Diablo Ballet and Smuin Ballet (ambos Califórnia, EUA). Ludmila é membro do conselho da ONG Dancin Power nos EUA, que traz dança para crianças hospitalizadas na Califórnia há mais de uma década. Principais coreógrafos de trabalho: William Forsythe, Cynthia Harvey, Nina Ananiashvili, Márcia Haydée, Justin Peck, Helgi Tomasson, John Neumeier, Yuri Possokov, Christopher Wheeldon, dentre outros.



PROGRAMAÇÃO DAS MOSTRAS COMPETITIVAS:



Dia 15/06 (Quarta-feira)



1ª Sessão (16h30)



CATEGORIA 01

Conjunto Balé

Conjunto Jazz Dance



CATEGORIA 02

Variação Feminina – Meia Ponta

Solo Feminino (Bale/Neoclássico)

DUO

Conjunto Estilo Livre

Conjunto Repertório



CATEGORIA MISTA 01

Conjunto Balé de Repertório

Conjunto Sapateado Americano



2ª Sessão (20h)



CATEGORIA 03

Solo Jazz Dance Masculino

Solo Neoclássico Feminino

Solo Sapateado Feminino

Conjunto Balé de Repertório

Conjunto Estilo Livre



CATEGORIA 04

Solo Estilo Livre Feminino

Solo Contemporâneo Feminino

DUO

Conjunto Contemporâneo

Conjunto Sapateado Americano



CATEGORIA MISTA 02

Conjunto Jazz Dance

Conjunto Neoclássico



Dia 16/06 (Quinta-feira) – Feriado



1ª Sessão (16h30)



CATEGORIA 01

DUO

TRIO

Conjunto Estilo Livre

Conjunto Sapateado Irlandes



CATEGORIA 02

Variação Feminina – Ponta

Variação Masculina

Quarteto

Conjunto Contemporâneo

Conjunto Neoclássico

Conjunto Sapateado Irlandes



CATEGORIA MISTA 01

Conjunto Balé

Conjunto Danças Urbanas



MOSTRA COMENTADA

Conjunto Dança Adulto – UNIP



2ª Sessão (20h00)





CATEGORIA 03

Variação Feminina

Variação Masculina

Solo Neoclássico Masculino

Solo Estilo Livre Feminino

TRIO

Conjunto Balé

Conjunto Sapateado Irlandês



CATEGORIA 04

Variação Masculina

Solo Neoclássico Feminino

Conjunto Danças Urbanas

Conjunto Neoclássico



CATEGORIA MISTA 02

Conjunto Balé de Repertório

Conjunto Contemporâneo

Conjunto Danças Urbanas





Dia 17/06 (Sexta-feira)



1ª Sessão (16h30)

CATEGORIA 01

Conjunto Danças Urbanas



CATEGORIA 02

Solo Masculino

Solo Feminino (Estilo Livre/Danças Urbanas)

Solo Feminino (Contemporâneo)

TRIO

Conjunto Balé

Conjunto Jazz



CATEGORIA MISTA 01

Conjunto Neoclássico

Conjunto Sapateado Irlandês

Conjunto Jazz Dance



2ª Sessão (20h)





CATEGORIA 03

Solo Jazz Dance Feminino

DUO Feminino

Conjunto Jazz Dance

Conjunto Neoclássico



CATEGORIA 04

Variação Feminina

Solo Contemporâneo Masculino

Conjunto Balé de Repertório

Conjunto Estilo Livre



CATEGORIA MISTA 02

Conjunto Balé

Conjunto Sapateado Americano



Dia 18/06 (Sábado)



1ª Sessão (16h30)



CATEGORIA 01

Solo Feminino

Quarteto

Conjunto Sapateado Americano



CATEGORIA 02

Solo Feminino (Jazz Dance)

Conjunto Danças Urbanas

Conjunto Sapateado Americano



CATEGORIA MISTA 01

Conjunto Contemporâneo

Conjunto Estilo Livre



MOSTRA COMENTADA

Conjunto 3ª Idade – Grupo Caminho da Fama



2ª Sessão (20h)



CATEGORIA 03

Solo Contemporâneo Feminino

DUPLA Casal

Quarteto

Conjunto Contemporâneo

Conjunto Danças Urbanas

Conjunto Sapateado Americano



CATEGORIA 04

Solo Jazz Dance Feminino

Solo Jazz Dance Masculino

Solo Estilo Livre Masculino

TRIO

Quarteto

Conjunto Balé

Conjunto Jazz Dance

Conjunto Sapateado Irlandes



CATEGORIA MISTA 02

Conjunto Estilo Livre

Conjunto Sapateado Irlandes



MOSTRA COMENTADA

Conjunto 3ª Idade – Grupo Viver Bem



Histórico do FIDIFEST



Nas sete edições realizadas (apenas não houve em 2020, devido à pandemia) o festival alcançou um público de 40 mil pessoas, sendo 8 mil bailarinos, cerca de mil participantes de workshops, audições, palestras, e 30 mil pessoas assistindo na plateia ou redes Sociais.



Durante esses anos, o FIDIFEST contou com pessoas vindas de outras cidades, estados e países como Chile, Formosa/Argentina, Las Vegas-Nevada/EUA, Três Arroios/Argentina, Angra/RJ, Bagé/RS, Balneário Camboriú/SC, Barra Velha/SC, Belo Horizonte/MG, Betim/MG, Brumadinho/MG, Butiá/RS, Cascavel/PR, Cataguases/MG, Caxias do Sul/RS, Ceilândia/DF, Cornélio Procópio/PR, Eldorado do Sul/RS, Florianópolis/SC, Foz do Iguaçu/PR, Gaspar/SC, Goiânia/GO, Itabira/MG, Itajaí/SC, Jaraguá do Sul/SC, Jequié/BA, Juiz de Fora/MG, Londrina/PR, Mafra/SC, Manaus/AM, Maringá/PR, Niterói/RJ, Petrópolis/RJ, Pinhais/PR, Porto Alegre/RS, Porto Real/RJ, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Rio Negro/PR, Santiago/RS, São José dos Pinhais/PR, Uberaba/MG, Uberlândia/MG, Uruguaiana/RS, Viçosa/MG.



Do estado de São Paulo, participaram integrantes vindos de Americana, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Assis, Bauru, Caçapava, Cajati, Campinas, Cubatão, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Ilhabela, Indaiatuba, Itanhaém, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Louveira, Mauá, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Nova Odessa, Olímpia, Osasco, Ourinhos, Pedreira, Peruíbe, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Jose dos Campos, São Paulo/SP, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tatuí, Ubatuba, Valinhos, Vinhedo e Votorantim.



“Dessa maneira temos alcançados objetivos traçados lá no início, como contribuir para que a Baixada Santista seja um polo da dança cada vez mais forte, promover o intercâmbio entre artistas da região e de fora, movimentar a cadeia turística e promover a dança como arte transformadora e inclusiva”, afirma Juliana Luiz.



Expectativas



“Nesta 8ª edição há uma expectativa de alcançarmos um público de 5 mil pessoas, mais de 1500 bailarinos e mais de 400 participantes dos workshops. Este é um ano fundamental para a retomada das atividades culturais e contamos com a participação de todos os amantes da dança e da cultura em geral’, ressalta André Santos. Outras informações: http://www.adalpa.com.br/fidifest.

Editorias: Criança  Teen  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: CineZen  
Contato: André Azenha  
Telefone: 13-33072838-

E-mail: editor.cinezencultural@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/cinezen
Facebook: http://www.facebook.com/CineZen
Enviar release