Home  Imagens  Contato  Clássico    
Bate-papo Dança de Preto: Espere o Inesperado, no 7º FIDIFEST, busca refletir espaço dos artistas pretos nas companhias de dança da atualidade
Juliana Luiz e André Santos, diretores do FIDIFEST. Crédito: Ballet em Foco.

A atividade será mediada pela coreógrafa Sonia Destri Lie e acontece em 30 de outubro, um sábado.

Com uma programação formativa que terá cinco atividades gratuitas ministradas por grandes nomes da dança, o 7º FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos busca refletir a representatividade no segmento da dança e, para isso, contará com o bate-papo Dança de Preto: Espere o Inesperado, com a coreógrafa Sonia Destri Lie, 30 de outubro, 15h30, em sala virtual fechada. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4GhcIGCfe9nI7h0w_FDFD379ZGJ945n2VSDwBy6g8SSVajQ/viewform. São 50 vagas.



“Neste ano também trazemos à tona uma reflexão sobre a representatividade negra na dança. Eu e André, como pessoas pretas, e um raro exemplo de pessoas pretas em cargos diretivos não apenas na dança, mas na sociedade como um todo, ficamos atentos aos debates ocorridos no Brasil e no mundo. E entendemos ser importante levarmos esse debate ao público do FIDIFEST. Por isso temos o bate-papo Dança de Preto: Espere o Inesperado, com a Sonia Destri Lie, uma mulher branca que entendeu seu privilégio e decidiu investir numa ação antirracista há 17 anos, onde pode oportunizar e dar protagonismo às pessoas pretas, culminando na criação da Companhia Urbana de Dança, rompendo barreiras ao levá-los ao exterior, realizando turnês de grande sucesso na Europa e EUA”, explica a diretora do festival Juliana Luiz.

30/10 (sábado)
- Bate-papo Dança de Preto: Espere o Inesperado, com Sonia Destri Lie
- A Coreógrafa Sonia Destri convida a conversar a respeito sobre o papel, e o espaço que o artista preto tem nas companhias de dança na atualidade: Como colocar no Cenário Profissional da Dança, o que se dança nas Periferias? Ela quer dividir a experiência de 17 anos à frente de um Projeto, que culminou na criação da Companhia Urbana de Dança, composta por artistas Pretos, que romperam barreiras ao se destacar no exterior, realizando turnê de grande sucesso.

Horário: Das 15h30 às 17h
Local: Sala Virtual Fechada
Inscrição GRATUITA e com limite de Vagas
Caso ocorram inscrições acima da quantidade de Vagas (50), será realizada uma triagem, de acordo com as respostas dadas.
Link das inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4GhcIGCfe9nI7h0w_FDFD379ZGJ945n2VSDwBy6g8SSVajQ/viewform

Sobre Sonia Destri

Sonia Destri, que é branca e se deu conta do seu privilégio, teve uma Ação antirracista (algo que muito se fala atualmente), porém ela agiu há mais de 17 anos atrás, onde a fez desenvolver um trabalho que despertasse nela o cuidado/aprendizado para que o seu “privilégio” não a fizesse moldar esses Artistas Pretos, visando que eles fossem “aceitos” pela nata da dança. Sonia compreendeu que a melhor maneira de coreografá-los e levá-los ao sucesso era justamente aproveitando toda riqueza cultural que eles já carregam em seus Corpos, através de sua ancestralidade, referências e luta de uma vida muitas vezes sofrida. Seu processo coreográfico dialoga com o hip hop, samba, danças sociais brasileiras, capoeira com as tendências contemporâneas da Dança Urbana. Sua formação em Ballet e Psicologia tornou-a uma profissional de perspectiva única sobre a expressão humana e a forma de comunicar através da arte. Destri viajou por todo o Brasil e Europa depois de completar seus estudos, trabalhando em dança, teatro, cinema e musicais. Foi então que ela descobriu o hip-hop e a dança b-boying. Logo em seguida, definiu sua interpretação única e refrescante desses estilos, infundindo-os com as ricas influências culturais do Brasil e das favelas, subúrbios e periferias e suas danças. As críticas da mídia e dos contemporâneos sobre suas performances são nada menos que espetaculares. Recebeu o Prêmio Melhor Roteiro da Fundação Ford, o Prêmio Montagem Coreográfica 2011 pelo Estado do Rio de Janeiro para o espetáculo Eu Danço, o Prêmio FADA da Prefeitura do Rio de Janeiro e Melhor Prémio de Coreografia do Conseil International de la Danse (CID_Unesco), entre alguns.

SOBRE O FESTIVAL:





O FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos, inspirado no Festival de Outono de Nova York, é organizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista, dirigido por Juliana Luiz e André Santos e terá sua sétima edição de 26 a 31 de outubro, totalmente virtual e gratuita, em virtude da pandemia da covid-19.

O festival reúne mostras competitivas de diferentes estilos e categorias de dança, workshops, audições nacionais e internacionais. Além de medalhas, troféus, inscrições para outros festivais e bolsas em renomadas escolas de dança, o FIDIFEST oferece premiação em dinheiro para os melhores grupos e bailarinos.

Realizado desde 2014, o FIDIFEST – Festival Internacional de Dança faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Santos, gerando negócios e oportunidades – como a feirinha de produtos de dança montada no foyer do teatro com os melhores fornecedores do mercado (um sucesso).

O grande orgulho do FIDIFEST é sua banca de jurados, formada por profissionais de excelência: Dr. Toshie Kobayashi (em memória), Marcio Rongetti, Cecília Kerche, Misha Tchoupakov, J.C. Viola, Suely Machado, Ciro Barcellos, Denis Nevidommy, Luiz Fernando Bongiovanni, Dr. Hulda Bittencourt, Dr. Neide Rossi, Chris Matallo, Andréa Spósito, Irina Sazonova, Cassi Abranches, Cristina Cará, Dr. Iracity Cardoso, Andrea Pivato, Edson Santos, Ricardo Sheir, Robson Lourenço, Edy Wilson, André Malosá, Zeca Rodrigues, Netto Soares, Frank Ejara, Valéria Mattos e Lucas Martinelli.

Outras informações: http://www.fidifest.com.br.



Sobre a ADALPA

A Associação de Dança do Litoral Paulista (ADALPA) – CNPJ 26.390.460/000167 é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com o objetivo de prestar especialmente os seguintes serviços:

- A produção e execução conjunta de festivais de dança, espetáculos de dança, workshops, congressos, conferências, seminários, debates, exposições, oficinas e cursos para os seus associados e terceiros;

- Promover, participar e apoiar intercâmbio e capacitação dentro e fora do território nacional; Prestar Consultoria na Aplicação de Leis de Incentivo e na Elaboração de Projetos da Área de Dança. http://www.adalpa.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: CineZen  
Contato: André Azenha  
Telefone: 13-33072838-

E-mail: editor.cinezencultural@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/cinezen
Facebook: http://www.facebook.com/CineZen
Enviar release