Home  Imagens  Contato  Clássico
Arte no Dique realiza formatura de turmas de empreendedorismo neste sábado
Oficina de Pedicure

Arte no Dique realiza formatura de turmas de empreendedorismo neste sábado

Alunos dos cursos de Panificação, Manicure e Pedicure e Barista receberão certificados. Cursos promovem inclusão e capacitação profissional de jovens de baixa renda.

Alunas e alunos dos cursos gratuitos de Panificação Artesanal, Barista e Manicure e Pedicure terão suas formaturas neste sábado, a partir das 10h, no Instituto Arte no Dique (Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube). Os três cursos, de caráter básico, fazem parte do projeto de Empreendedorismo do Arte no Dique, que visa proporcionar a inclusão através da capacitação profissional de jovens de baixa renda.

O curso de Panificação durou quatro meses e forma 12 jovens com mais de 16 anos divididos em quatro turmas.

Já o curso de Barista reuniu seis pessoas com idade mínima de 18 anos e durou dois meses, em parceria com a Academia do Barista - os alunos, inclusive, tiveram aula final na cafeteria Academia do Barista, no centro de Santos.

Completando, o curso Manicure e Pedicure teve duas turmas, totalizando 15 estudantes e duração de quatro meses.

Na cerimônia de formatura, além da entrega dos certificados, os presentes poderão degustar quitutes feitos pela turma de Panificação. E antes, a partir das 8h, acontecerá a prova final do curso de Manicure e Pedicure.

O evento contará com os alunos, professores e equipe do Arte no Dique, mantendo o distanciamento social, uso de máscaras e protocolos referentes à covid-19.

“Em tempos de pandemia, ficamos satisfeitos e orgulhosos em conseguirmos iniciar e finalizar essas primeiras turmas, propiciando o contato dos alunos da comunidade com profissionais destes segmentos, abrindo um leque de possibilidades para que possam estar preparados e serem inseridos no mercado de trabalho. Inclusão também é criar oportunidades e esses jovens aproveitaram da melhor maneira cada segundo das aulas”, destaca o presidente do Instituto Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo. “Daremos continuidade ao projeto de empreendedorismo e buscaremos expandir e variar os cursos, além de procurar parcerias com instituições e empresas destes setores”, conclui o gestor.

Sobre o Arte no Dique

28 de novembro de 2002. Nessa data foi lançada a pedra fundamental do Instituto Arte no Dique. Passados 19 anos, mais de 15 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição, tiveram acesso à cultura e à arte. “Cultura como um todo”, como costuma dizer o presidente da ONG, José Virgílio Leal de Figueiredo, já que o Arte no Dique trabalha, com seus colaboradores, alunos, frequentadores, parceiros, a questão da cidadania. Desde a entrega semanal de leite para a comunidade, até as oficinas de percussão (que deram início ao projeto), violão, dança, informática, customização, as exibições de filmes seguidas de debates, shows. Artistas de renome como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sergio Mamberti, Lecy Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, Luciano Quirino, entre outros, já se apresentaram no espaço.

Diariamente, cerca de 600 pessoas (antes da pandemia) participam do projeto, que tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região. O trabalho sério, que gerou importantes resultados inclusivos, levou a instituição a tornar-se referência em inclusão social, no Brasil e no exterior, sendo convidada diversas vezes festivais e congressos.

Durante a pandemia, o instituto tem realizado fundamental trabalho junto à comunidade, com campanhas de arrecadação de cestas básicas, a manutenção de suas oficinas culturais (inclusive no ambiente virtual), o projeto de um núcleo de saúde mental, entre outras iniciativas.

Outras informações em http://www.artenodique.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Teen  Terceiro Setor