Home  Imagens  Contato  Clássico    
7º FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos divulga jurados e segue com inscrições abertas
Jurados desta edição.

A Baixada Santista é uma região tradicional no segmento da dança, em âmbito nacional e também no exterior, com companhias e artistas se apresentando e recebendo prêmios nos maiores eventos do setor. Na última década essa condição de polo da dança cresceu ainda mais em virtude do FIDIFEST – Festival Internacional de Dança, evento presente no Calendário Oficial de Santos, dirigido por André Santos e Juliana Luiz e que, anualmente, atrai milhares de dançarinos e turistas que movimentam a cadeia produtiva da cidade, além de sessões lotadas no Teatro Municipal. Agora, após não ser realizado em 2020, em virtude da pandemia, e com a paralização dos teatros e indefinição sobre retorno das atividades presenciais nos equipamentos públicos, o FIDIFEST terá sua sétima edição realizada de maneira virtual de 25 a 31 de outubro.

Artistas, companhias e academias de dança podem inscrever seus trabalhos até 31 de agosto. Para detalhes do regulamento, é preciso acessar https://www.fidifest.com.br/2-11-regulamento/. Como nas edições anteriores, haverá premiação em dinheiro. São aceitas obras em quatro estilos: Variação (balé de repertório), duo, trio e conjuntos. O resultado da Seleção será anunciado em 30/09/21 através das Redes Sociais FIDIFEST.

Palco Show e Voto Popular

Além dos Selecionados para a Mostra Competitiva, os curadores escolherão 50 Coreografias, sendo 10 de Duo, 10 de Trio, 10 de Conjunto Categoria 01, 10 de Conjunto Categoria 02 e 10 de Conjunto Categoria 03 que serão exibidas fora da competição, com o intuito de incentivar e democratizar ainda mais o interesse pela dança. Para esta mostra, haverá votação popular.



JURADOS DESTA EDIÇÃO



Cecília Kerche

Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estudou com Vera Mayer, Halina Bienarcka e Pedro Kraszcuzuk; dançando junto ao Ballet do Theatro Municipal um vasto repertório de grandes clássicos, bem como obras criadas para esta companhia. Com técnica refinada e talento artístico notável, Cecília Kerche possui o título de Embaixatriz da Dança outorgado pelo Conselho Brasileiro da Dança, órgão vinculado à UNESCO, por reconhecimento às suas atuações internacionais em Teatros pelos quatro continentes. Cecilia estrelou obras assinadas por grandes nomes da dança mundial: Natalia Makarova, Vladmir Vassiliev, Peter Wright, Yelena Pankova, Balanchine, Ronald Hynd, Ben Stevenson, Maurício Wainrot, Ivan Nagy, Ricardo Bustamante, Jean Paul Comelin, Jack Carter, Olga Evreinoff, Brett Rafael, Oscar Araiz, John Cranko, Uwe Schols, Alicia Alonso, Raisa Strushkova e Derek Deane. Com um vasto repertório, incluindo diversas versões dos mais importantes clássicos, apresentou-se junto ao Ballet Nacional de Cuba, Ballet Nacional do Chile, Teatro Colon, na Argentina , Teatro de Ópera e Ballet de Novosibirsky, Odessa , Tashkent, Ufa e Perm na Rússia. No English National Ballet, atuou como Senior Principal Resident Guest Artist de 1993 a 2000. De 2015 a 2019 dirigiu o ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.





Alice Arja

Completou seu curso de Qualificação Profissional no Centro de Dança Rio, tendo dançado na Cia de Dança Rio. Se especializou no magisterio da dança clássica atraves das metodologias inglesa, cubana e russa, bem como o Currículo de Treinamento ABT (NY / EUA). Criou sistema de ensino (SEAA), para a sua instituição. Possui especialização em Dança Infantil, Terminologia e Codificação de Dança Clássica, experiência no repertório clássico, o que lhe permitiu tornar-se especialista em reestruturação de ballets do repertório classico internacional. Criou o seminário \"O Segredo da formação de um bailarino”, on line, e também o programa “Dança para professores”. Aplica Consultoria em Dança para diversas escolas de dança do Brasil. É Diretora Geral e Artística da Cía de Ballet de Rio de Janeiro.

Sua Cia possui um repertório próprio, criado por ela e outros coreógrafos de renome nacional e internacional. É representante da dança no Mercosul e Relações Internacionais na América Latina do Miami City Ballet e Brussels International Ballet School.





Marcio Rongetti

Formado em Balé Clássico, recebeu Menção Honrosa por ter sido o primeiro bailarino homem do Brasil a ser diplomado pelo Royal Academy of Dance. Trabalhou por 13 anos na Europa dançando em diversas óperas. Ministrou aulas no Ballet Ana Marelas – Barcelona, Dart Cia de Danza, Ballet Theatre Principal de Thessalonique, Ballet de Alexandria – Grécia, Centro de Dança Rio, Ballet da Cidade de Mataró – Espanha, Festival do Imperador Constantino – Grécia, Unesco, Studio 3 – Rio, Ballet Lina Penteado, Débora Colker Cia de Dança, Raça Cia de Dança de São Paulo (sob direção de Roseli Rodrigues), Ismael Guiser, Cia Paulista de Dança e Ballet Stagium. Atuou como professor e assistente de coreografia de Victor Navarro, Cisne Negro Cia de Dança e no Ballet Nacional de Lisboa em Portugal.

Atuou no aperfeiçoamento técnico de bailarinos nos Musicais De Pernas pro Ar, Sweet Charity, Raia 30, e Cantando na Chuva, todos com Cláudia Raia. É maitre da Cia de Dança de Diadema, do Projeto Balé Paraisópolis e do Espaço 10 x 21. Atua como professor na São Paulo Cia de Dança e na Escola de Preparação de Teatro Musical TeenBroadway, além de ser professor convidado da Ballo Escola de Dança, e também desenvolve oficinas de aperfeiçoamento técnico na escola de Preparação para artistas de Musicais Célia Helena Centro de Artes e Educação. Foi Jurado do Quadro Dança dos Famosos do Programa do Faustão na Rede Globo. Ministra aulas particulares para Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, Fernanda Lima e Marisa Orth. Participa como jurado em importantes Festivais de Dança, além de estar a frente da Equipe de Jurados do FIDIFEST desde a 1ª Edição.





Alex Neoral

Professor, coreógrafo, bailarino de dança contemporânea. Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fundou, em 1997, a FOCUS Cia de Dança, onde iniciou suas primeiras pesquisas coreográficas estreando seu primeiro espetáculo, \"Vértice\", em 2000. Considerada uma das Cias mais atuantes do Brasil, a FOCUS Cia de Dança, sob direção de Alex Neoral, foi agraciada, em 2016, com a Ordem do Mérito Cultural, considerado o prêmio mais importante do Ministério da Cultura. Com sua Cia, já se apresentou em mais de 80 cidades nacionais, assim como na Alemanha, Itália, Panamá, França, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de \"PATHWAYS\" para o CityDance Ensemble de Washington DC, coreografou peças inéditas para \"Teatro Bolshoi no Brasil\", \"Cia Nós da Dança\", solos para Nina Botkay, Roberto de Oliveira, para a \"São Paulo Cia de Dança\" e também coreografou os musicais \"Rock in Rio\", \"Cazuza\", \"Palavra de Mulher\" e \"A Reunificação das Duas Coreias\". Como bailarino fez parte das companhias de dança de Deborah Colker, Nós da Dança, Grupo Tápias e Vacilou Dançou. Como professor de dança contemporânea, ministrou aulas em Washington DC e na Itália, além de vários workshops pelo Brasil.



Erika Novachi

Formada em Educação Física pela Puccamp. Durante 21 anos foi Secretária de Cultura da cidade de Indaiatuba. É um nome reconhecido no cenário do Jazz Dance brasileiro. É professora e coreógrafa de Lyrical Jazz. Atuou em companhias como o Grupo Raça (com direção de Roseli Rodrigues) e Companhia Dançar (com direção de Rose Calheiros). Entre seus principais prêmios como coreógrafa destacam-se diversos primeiros lugares na categoria no Festival de Dança de Joinville e também no Dance Alliance, em Nova York. Em 2009 ministrou aula de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York; em 2017, na Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia e em 2018, na West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra. Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville onde também foi jurada da mesma modalidade. Em 2018 coreografou um trecho do concerto Berstein 100 para a São Paulo Companhia de Dança. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.





Chris Matallo

Chris Matallo, dirigiu, coreografou e se apresentou em espetáculos internacionais. Como educadora, ela ministrou oficinas em todo o Brasil, bem como Europa e Estados Unidos. Formada em Dança e pós-graduada em artes pela Unicamp, foi pesquisadora e frequentou a universidade 10 anos desenvolvendo projetos multidisciplinares. Foi pesquisadora do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Unicamp) trabalhando com arte e tecnologia. Diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival desde 1999 com objetivo de popularizar o tap no país. Organizou o Sapateia São Paulo, celebrando o Dia Internacional da Tap (25 de maio) em São Paulo onde aprovou a lei municipal (13,347-07) que reconhece o dia internacional do sapateado americano (25 de maio) no calendário oficial do município da cidade. Coreografou, foi responsável pelo tap e participou como atriz cantora de musicais importantes no Brasil e Estados Unidos como New York, New York - O Musical, Crazy for You, Cantando na Chuva, House of Murals.





Andrea Sposito

Diretora, professora e coreógrafa da DEA - Dança. Energia. Arte. SP, atua há mais de 35 anos na dança, onde desenvolveu e aprimorou sua própria metodologia de Jazz Dance Energy. Ministra Cursos, júris e seletivas nos principais festivais de Dança nacionais e internacionais, tais como: Festival de Joinville (SC), Alliance Dance(Los Angeles), Concurso Nacional de Danza(Paraguai), Congresso de Jazz (Indaiatuba), ConJazz (Fortaleza), 8x Jazz (RJ), Mostra Dança (MG), RV Promoções(SP) entre outros... Idealizadora e responsável pelo Projeto social FADI, onde visa a formação e direcionamento do bailarino para dança e arte. Diretora da Mostra de Dança COM PAR TI LHAR (Sorocaba - SP), que reúne diversos grupos artísticos do Brasil e Exterior em espetáculo de Dança online que contribue para ações solidárias da ONG Bem Mais Saúde e outros. Idealizadora e responsável pelo Festival The Dance Energy SP onde reúne grupos de diversos estados e países para competições. Diretora Artística de Jazz Dance Energy em São João del Rei (MG), na Cia das Danças. Participou de grandes montagens coreográficas de profissionais tais como: Roseli Rodrigues, Luis Arrieta, Henrique Rodovalho e Ivonice Satie.





Marcelo Cirino

Empresário - Fundador - Diretor e Coreógrafo do Grupo Dança de Rua do Brasil -Santos/SP.

Criador e idealizador do Projeto Social Dança de Rua da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos. Responsável pela implantação da modalidade Dança de Rua, hoje conhecido como Danças Urbanas em todos festivais do Brasil. Coreografou por 15 anos a Campanha Criança Esperança (Rede Globo/Unesco). Participou do filme XUXA Requebra. Especialista em Flash Mob. Participou da abertura dos Jogos Pan Rio 2007. Seu grupo é referência e ícone da modalidade Street Dance, e o único a acumular 27 primeiros lugares consecutivos em Festivais de Dança no Brasil. Coreografou a comissão de frente do G.R.C.E.S.X-9 - Bi campeã do Carnaval Santos 2011 e 2012. Além de coreografar 2013 e 2016. Seu grupo foi homenageado com 5 placas de pedra na Passarela da Fama do Festival de Dança de Joinville/SC, o maior festival de dança do mundo, perpetuando sua história na rocha.

Convidado a coreografar um carro alegórico da Acadêmicos do Grande Rio RJ, 2016. Coreografou e dançou a música \"Doo-Wop\" da cantora Lauryn Hill, no lançamento do álbum \"The Miseducation of Lauryn Hill\" na Casa Kremlin em São Paulo, em1998. Coreografou e dançou a música: \"I Will Survive\" da cantora Gloria Gaynor, no programa Hebe Camargo, no SBT, em São Paulo, em 2010.



Sonia Destri Lie

Em quase 40 anos de trabalho, movimentou-se dentro e fora do Brasil. Se formou em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ballet na Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra de Curitiba. Foi do balé ao jazz, da dança contemporânea até o trabalho em musicais de teatro, dirigindo e coreografando em televisão e cinema, alinhando-se com mestres como Tatiana Leskova, Marly Tavares, Lennie Dale e assinando coreografia de projetos artísticos envolvendo Claudio Tovar, Maurício Sherman, Marília Pêra e Lúcia Murat, para citar alguns. Foi diretora de corpo de baile da Tv Manchete e coreógrafa na TV Globo. Nos anos 90, recebeu um convite para lecionar, na Tanz Haus em Dusseldorf, as técnicas de dança contemporânea, balé clássico e Brazilian jazz. Conheceu Marvin Smith e tornou-se colaboradora constante deste coreógrafo americano. Recebeu bolsa de estudos da New York University e participou como convidada nas oficinas internacionais da coreógrafa Twyala Tharp. Recebeu premiação de melhor coreógrafa pelo Conceil International de La Danse/UNESCO. E Menção Honrosa de melhor roteiro pela Ford Foundation. Entre Europa e EUA, frequentou a escola da Pina Bausch, se dedicou às técnicas de Alvin Nikolais, Martha Graham e Jose Limon, mas, foi na Alemanha que conheceu a pulsação atual de sua carreira, a Dança Urbana, que culminou com a formação da Companhia Urbana de Dança, em 2004.

A companhia é formada por jovens moradores de áreas populares na cidade do Rio de Janeiro, que seriam facilmente incluídos nas estatísticas de violência, mas têm na Companhia um espaço de expressão artística, socialização e formação, onde suas vivências são incorporadas como material de criação. O reconhecimento do talento artístico da Companhia Urbana de Dança participou dos festivais internacionais como Biennale de La Danse de Lyon, em 2006 e 2008; Festival Hoptimum e Musau Quai Branly, em Paris; Festival Biarritiz e Suresnes. Nos Estados Unidos esteve como palestrante e oficineira, além de coreógrafa, nos festivais Fall for Dance e Peak Performance, ambos em Nova York, e o Festival Jacobs Pillow, em Massachusetts. Teve sua trilha de \"ID Entidades\" indicada ao Prêmio Bessies (Nova York). Em 2010 e 2014 integrou a lista dos dez melhores trabalhos pelo The New York Times. E considerada o \"futuro da dança urbana\" pelo Encore Magazine e pela The New Yorker. Em 2016 volta para uma tournée para os Estados Unidos e participa das Olimpiadas no RJ e logo em seguida na Copa do Mundo montando e criando uma série de apresentações sendo uma delas para a Grife Osklen e ÔMEGA. Produziu e coreografou a Abertura do PROGRAMA FANTÁSTICO (TV GLOBO) de 2017. Criou e produziu Nêgo, 5 passos pra não cair no Abismo e parte para a Alemanha para participar da TanzMess em Dusseldorf e no ano seguinte faz temporada em Nashville e Memphis nos Estados Unidos. Devido a Quarentena | Covid19 teve a tournée da Companhia Urbana de Dança nos Estados Unidos transferida.





CRONOGRAMA DO FESTIVAL

- Inscrição para PRÉ-SELEÇÃO (Mostra Competitiva e Palco Show): De 10/06/21 até as 23h59 de 31/08/21

- Divulgação dos Selecionados para Mostra Competitiva e Palco Show : Até dia 30/09/21

- Envio do NOVO Vídeo p/ Mostra Competitiva e Palco Show (Ação Opcional: Até as 23h59 do dia 15/10/21

- Abertura FIDIFEST c/ Companhia de Dança Convidada : Dia 25/10/21, às 19h - Local: Redes Sociais FIDIFEST

- Mostra Competitiva FIDIFEST: De 26/10 até 30/10 – Sempre às 18h30

Local: Redes Sociais FIDIFEST

(Acompanhe nas Redes Sociais a Ordem de Exibição)

- Bate papo Jurados com Diretores/Coreógrafos da Mostra Competitiva: De 26/10 até 30/10 – Sempre logo após o encerramento da Mostra do dia

Local: Sala Virtual Fechada

- Palco Show FIDIFEST (Votação Popular): De 26/10 até 30/10

Local: Youtube FIDIFEST

(Veja nas Redes Sociais a Ordem de Exibição)

- Palestra FIDIFEST: De 26/10/21 até 30/10

Local: Sala Virtual Fechada

- Voto Popular GALA FIDIFEST: Dia 31/10 (Das 08h as 16h)

Local: Youtube FIDIFEST

- GALA FIDIFEST com Companhia de Dança Convidada: Dia 31/10 as 19h

Local: Redes Sociais FIDIFEST



Redes sociais: http://www.facebook.com/fidifest, http://www.instagram.com/fidifest e https://www.youtube.com/channel/UCgUAdtq9mWIKJlopJf8gWnA



Sobre o FIDIFEST

O FIDIFEST é um Festival Internacional de Dança. Reúne mostras competitivas de diferentes estilos e categorias de dança, workshops, audições nacionais e internacionais. O evento, realizado anualmente na cidade de Santos (SP), sempre tem a apresentação de um lindo espetáculo na noite de abertura. Além de medalhas, troféus, inscrições para outros festivais e bolsas em renomadas escolas de dança, o FIDIFEST oferece premiação em dinheiro para os melhores grupos e bailarinos.

Realizado desde 2014, o FIDIFEST – Festival Internacional de Dança faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Santos, gerando negócios e oportunidades – como a feirinha de produtos de dança montada no foyer do teatro com os melhores fornecedores do mercado (um sucesso).

O grande orgulho do FIDIFEST é sua banca de jurados, formada por profissionais de excelência: Dr. Toshie Kobayashi (em memória), Marcio Rongetti, Cecília Kerche, Misha Tchoupakov, J.C. Viola, Suely Machado, Ciro Barcellos, Denis Nevidommy, Luiz Fernando Bongiovanni, Dr. Hulda Bittencourt, Dr. Neide Rossi, Chris Matallo, Andréa Spósito, Irina Sazonova, Cassi Abranches, Cristina Cará, Dr. Iracity Cardoso, Andrea Pivato, Edson Santos, Ricardo Sheir, Robson Lourenço, Edy Wilson, André Malosá, Zeca Rodrigues, Netto Soares, Frank Ejara, Valéria Mattos e Lucas Martinelli.

Inspirado no Festival de Outono de Nova York, o FIDIFEST – Festival Internacional de Dança é dirigido por seus idealizadores André Santos e Juliana Luiz e produzido com a colaboração da ADALPA (Associação de Dança do Litoral Paulista).

Outras informações: http://www.fidifest.com.br.

Sobre a ADALPA

A Associação de Dança do Litoral Paulista (ADALPA) – CNPJ 26.390.460/000167 é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com o objetivo de prestar especialmente os seguintes serviços:

- A produção e execução conjunta de festivais de dança, espetáculos de dança, workshops, congressos, conferências, seminários, debates, exposições, oficinas e cursos para os seus associados e terceiros;

- Promover, participar e apoiar intercâmbio e capacitação dentro e fora do território nacional; Prestar Consultoria na Aplicação de Leis de Incentivo e na Elaboração de Projetos da Área de Dança. http://www.adalpa.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Saúde  Teen  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: CineZen  
Contato: André Azenha  
Telefone: 13-33072838-

E-mail: editor.cinezencultural@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/cinezen
Facebook: http://www.facebook.com/CineZen
Enviar release