Home  Imagens  Contato  Clássico
Itu, centro de cultura, se reinventa durante a pandemia
A nova casa da cultura da Estância Turística de Itu

Ter que se reinventar em plena pandemia do coronavírus não foi tarefa fácil para os que trabalham na área da Cultura. Quando todos os espaços foram fechados e as atividades suspensas, o desafio foi manter alunos e artistas em atividade dentro de suas casas.

A Estância Turística de Itu, importante centro cultural do Estado de São Paulo, foi desafiada a dar continuidade a alguns trabalhos no segmento, trabalho desafiador para a Secretaria da Cultura e do Patrimônio Histórico local. Dessa forma a cultura ituana não parou nestes meses desafiadores.

Feira de artesanato
A Feira do Artesanato de Itu, que normalmente acontece aos sábados, domingos e feriados na Praça da Independência, mais conhecida como Praça do Carmo, foi criada com o intuito de impulsionar a economia criativa, contribuindo com a valorização da cultura ituana e do trabalho artesanal.
Em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus, a Feira está temporariamente suspensa. Porém, os artesãos estão produzindo em suas residências. Há uma grande diversidade de produtos e os interessados podem adquirir produtos, entrando em contato através deste link:

Casa da Cultura – revitalização
Após adequações de seu espaço físico, a Casa da Cultura (antiga Casa da Praça) passou a se destacar como um pólo multidisciplinar em Itu, abrigando eventos e projetos da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

Visando a democratização do acesso à cultura, a Casa acolhe e fomenta iniciativas locais desse segmento, favorecendo o crescimento da rede, a ocupação artística e ainda a economia criativa.

O espaço abriga a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” e o Coro Municipal de Itu, além de atuar em diversas frentes como teatro, dança, música, literatura e artes plásticas.

A Casa da Cultura fica na Praça Padre Miguel (Matriz), nº 56 - Centro.
Vídeo da Casa da Cultura: copie o link abaixo

Espaço Cultural Almeida Júnior
O espaço que abrigava o Espaço Cultural \"Almeida Jr.\", onde funciona também a Biblioteca Municipal de Itu, está mais próximo do restauro. O edifício, que é um raro exemplar dos sobradões de meados do século XIX, deverá abrigar uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, contando com parte do acervo inédito da instituição. O Espaço Almeida Júnior deve sediar também dois museus municipais: MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal Synésio de Sampaio Góes) e o Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

Arte na janela
Poesias na janela, instalações, danças, performances, artes visuais, paisagens, receitas e saberes são formas de crianças, jovens, adultos e idosos manifestarem seus olhares em uma época onde ficar em casa tem sido um grande desafio.

Oficinas virtuais
A Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico e Poiesis, organizaram oficinas virtuais envolvendo os seguintes temas:
✏ - Oficina de escrita criativa: primeiras palavras
🎥 - Oficina de vídeo-poesia
🎵 - Oficina Fundamentos em negócios de música - direito autoral e monetização
💬 - Oficina básica de contação de histórias

As atividades e conteúdos dos programas gerenciados pela Poiesis, como a Oficina Oswald de Andrade, Casa das Rosas, Fábricas de Cultura e Programa de Qualificação em Artes, podem ser acessados no site: http://poiesis.org.br/maiscultura.
Enquanto as pessoas não puderem se reunir, todas as atividades dos equipamentos que a Poiesis gerencia acontecerão virtualmente. Esta ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br