Home  Imagens  Contato  Clássico    
Revista científica da SOCESP aborda a inteligência artificial e de que forma tem impactado e é utilizada na cardiologia
...

A publicação temática sobre o assunto da inteligência artificial (IA) da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo traz mais de uma dezena de artigos sobre monitoramento remoto de pacientes, a aplicação nas diversas subáreas da especialidade, na tomada de decisões clínicas e cardiológicas, atual estado da arte e as perspectivas futuras e de que forma ela pode ser importante até na adesão dos pacientes aos tratamentos, entre outros temas.
“Reunimos trabalhos sobre como a IA já está inserida na prática da cardiologia e de como devemos e podemos nos apoderar dessa tecnologia sem romper com as características humanizadas do atendimento e do acolhimento médico”, destaca o diretor de Publicações da SOCESP, Miguel Antonio Moretti. Segundo ele, apesar da evolução em relação ao potencial de facilitar a decisão médica, há também preocupações quanto ao papel do médico na era da IA. “Sob esses aspectos, os autores dessa edição trouxeram importantes informações que nos auxiliarão não só no entendimento da IA mas também na jornada por essa estrada”, completa Moretti.
O diretor de Publicações lembra que a inteligência artificial representa um grupo de diferentes métodos que proporcionam a combinação de modelos matemáticos e da computação, no sentido de produzir algoritmos que possam imitar a inteligência humana. “Estes algoritmos não são inteligentes “per se”, mas atuam no auxílio para explorar e analisar conjuntos de dados amplos e complexos. E a IA serve como um apoio para situações em que as limitações da capacidade intelectual humana dificultam a manipulação de elevados volumes de dados e informações, ou mesmo para analisar estes dados de forma acurada e reprodutível”, conclui.
Pela reunião de tantos trabalhos científicos na Revista da SOCESP sobre o tema, “está mais do que claro que a utilização da inteligência artificial na cardiologia tem deixado a esfera teórica para se tornar uma realidade prática com diversas aplicações”, finaliza Miguel A. Moretti.
A publicação tem o próprio Moretti como editor-chefe e os coeditores Fábio Biscegli Jatene e José Mariani Junior. A Revista da SOCESP pode ser acessada em: https://socesp.org.br/revista/.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: DOC Press  
Contato: Anadi Luchetti  
Telefone: 11-55338781-

E-mail: atendimento@docpress.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release