Home  Imagens  Contato  Clássico
Pauta Dia da Mulher

Os reflexos da pandemia, causada pela Covid-19, impactaram a representatividade de mulheres entre os estagiários. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, a porcentagem de estagiárias passou de 65%, em 2020, para 63% nos primeiros meses deste ano.

Ainda de acordo com o estudo, a pandemia também impactou a demanda de oportunidade versus área de atuação. Pedagogia, curso com presença majoritariamente feminina, apresentou queda de nove pontos percentuais em relação ao ano passado. Entre as áreas com maior número de estagiárias, Psicologia se manteve estável e Engenharia Civil regrediu 2% em comparação com 2020.

2021 2020
Direito 26% Direito 27%
Pedagogia 15% Pedagogia 24%
Administração 11% Administração 14%
Ciências Contábeis 3% Ciências Contábeis 4%
Psicologia 3% Engenharia Civil 3%
Enfermagem 3% Psicologia 3%
Engenharia Civil 1% Enfermagem 2%

Outro ponto analisado foi a idade de entrada no mundo do trabalho. Se em 2020 estagiárias entre 17-19 anos representavam 12% do total de estudantes mulheres, em 2021, passou para 10%. A retração foi ainda maior na faixa etária entre 20-25 anos, que passou de 82% para 58%.

Editorias: Economia  Feminina  Negócios  Propaganda e Marketing  Recursos Humanos

Empresa: Tamer
Contato: Nídia Bomtempo