Home  Imagens  Contato  Clássico
O dia do Patrimônio Histórico é um convite para explorar a arquitetura do Rio
...

Para celebrar a data, professores de arquitetura do IBMR convidam para um
roteiro turístico além das belezas naturais da cidade maravilhosa

A história do país através de seus monumentos. Dia 17 de agosto, celebra-se o Patrimônio Histórico e a cidade do Rio, capital brasileira da arquitetura, é o cenário perfeito para absorver um pouco dos mais de 500 anos de Brasil de seus palacetes, casarios, prédios comerciais e estruturas que datam da monarquia brasileira. Pensando em toda essa riqueza cultural, os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IBMR, Leonardo Rodrigues Pereira e Jeanne Trindade, elaboraram um roteiro de turismo arquitetônico que vai desde a contemporaneidade do Museu do Amanhã até o estilo neoclássico da Biblioteca Nacional, na Cinelândia.

Absorver a história na essência, pelas construções típicas de cada época, estilos arquitetônicos, técnicas de construção e saber um pouco mais de quem habitou aqueles locais. Uma memória palpável e que remete a momentos únicos, como explica Pereira, pelo fato do Rio de Janeiro ter sido a principal cidade do país e capital, que concentra muito da riqueza histórica nacional. “Temos referências de arquitetura colonial, neoclássico, ecletismo e modernismo. Tudo isso com a moldura da paisagem maravilhosa mundialmente conhecida”, conta o professor.

CONFIRA OS ROTEIROS:
Roteiro 1 - para fazer a pé
- Arcos da Lapa: Praça Cardeal Câmara, s/n - Lapa;
- Passeio Público: Praça Cardeal Câmara, s/n - Lapa (localiza-se no centro histórico entre a Lapa e a Cinelândia);
- Cinelândia: É o entorno da Praça Floriano, no centro da cidade. Englobando a área desde a Avenida Rio Branco até a Rua Senador Dantas, e da Evaristo da Veiga até a Praça Mahatma Gandhi;
- Biblioteca Nacional: Av. Rio Branco, 219;
- Teatro Municipal: Praça Floriano, S/N - Centro;
- Largo da Carioca: Rua da Carioca, Centro;
- Edifício do BNDES: Av. República do Chile, 100 - Centro;
- Edifício da Petrobrás: Av. República do Chile, 65 - Centro;
- Estação do bondinho de Santa Teresa: Rua Lélio Gama, s/n - Centro.

Roteiro 2 - para fazer a pé e de barcas
- Museu de Arte do Rio - MAR: Praça Mauá, 5 - Centro
- Museu do Amanhã: Praça Mauá, 1 - Centro
- Orla Prefeito Luiz Paulo Conde: Av. Rodrigues Alves - Centro
- Praça XV de Novembro: Centro, Rio de Janeiro
- Paço Imperial: Praça Quinze de Novembro, 48 - Centro,
- Caminho Niemeyer (Niterói): Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
- Museu de Arte Contemporânea (Niterói): Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói

Roteiro 3 - para fazer a pé e sobre rodas
- Museu de Arte Moderna: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
- Monumento dos Pracinhas: Av. Infante Dom Henrique, 75 - Glória
- Parque do Flamengo: Av. Infante Dom Henrique, s/n - Parque do Flamengo
- Parque do Bondinho do Pão de Açúcar: Av. Pasteur, 520, Urca
- Calçadão da Avenida Atlântica, Ipanema e Leblon: Av. Atlântica - Copacabana
- Jardim Botânico: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico
- Parque Lage: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico

FONTES:
• Leonardo Rodrigues Pereira é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo IBMR/RJ, arquiteto e urbanista, mestre e doutorando em arquitetura e urbanismo pelo PPGAU/UFF.
• Jeanne Trindade é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo IBMR/RJ e doutora em Urbanismo.

Sobre o IBMR
Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR está entre os três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os campi estão localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 52 anos de tradição em ensino superior oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de pós-graduação lato sensu e extensão.

As melhores práticas acadêmicas já renderam ao Centro Universitário IBMR o 1º lugar na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em Biomedicina e Fisioterapia, entre as escolas privadas do Rio de Janeiro. A Clínica-escola é referência em ações de responsabilidade social, bem-estar e cuidados de saúde. Os alunos realizam, sob supervisão de profissionais da área, atendimentos humanizados, personalizados e gratuitos em instalações modernas e confortáveis. A instituição preza em oferecer um ensino acessível, próximo e completo baseado em seus pilares de empregabilidade, infraestrutura completa, proximidade e acessibilidade.

Relacionamento com a imprensa:
Marcella Carvalho - assessoria de Imprensa - Rede Comunicação
(31) 97165-4822 | marcella.carvalho@redecomunicacao.com