Como ir bem em uma entrevista de emprego?
Especialista em comunicação e oratória dá dicas que podem garantir o ingresso no mercado de trabalho
São Paulo, junho de 2022 - O Brasil atingiu a marca de 11,9 milhões de desempregados no primeiro trimestre de 2022, segundo o IBGE. Desta forma, com oportunidades de trabalho cada vez mais escassas, nunca foi tão importante se sair bem em uma entrevista de emprego. E um fator pode ser determinante para garantir a entrada em diversas áreas do mercado de trabalho: a boa comunicação.
A especialista em oratória e CEO do Clube da Fala, Laila A. Wajntraub, explica que muitas vezes, as pessoas se preocupam somente com o currículo e deixam de buscar o desenvolvimento da oratória. “Hoje em dia, o diferencial para conseguir uma vaga pode ser a comunicação, tendo em vista como a pessoa se expressa verbalmente e não verbalmente. Ou seja, como se comporta durante uma seletiva”, avalia.
Laila pontua que é fundamental desenvolver habilidades interpessoais, para manejar o ritmo das situações impostas e analisar rapidamente as possíveis saídas para uma boa performance em uma seletiva. Com base nisso, ela lista algumas dicas para o profissional que está à procura de emprego:
Se prepare para o básico
Toda e qualquer entrevista de emprego tem uma estrutura de assuntos. Tendo isso em vista, atente-se a perguntas básicas que serão feitas pelo empregador. “Perguntas como por que você se interessou pela vaga, sobre seus pontos fortes e a serem aperfeiçoados e experiência profissional sempre farão parte em uma entrevista. Portanto, se prepare para esses questionamentos por meio de treinos e da memorização de respostas”. A dominação do básico já é um diferencial que empresas procuram nos candidatos nos dias atuais.
O que vestir na hora da entrevista?
A primeira impressão é a mais importante, logo esse contato inicial será a chance de ganhar pontos para conseguir a tão almejada vaga. “Não ser o centro das atenções já é o começo. Desta forma, tente não fugir do perfil da empresa. Vista uma roupa semelhante aos seus colegas de profissão, que não seja tão formal como um terno e nada desleixado”, detalha Laila.
Comunicação é o ponto chave
Em situações como a de uma seletiva, o sucesso depende de uma comunicação clara e objetiva. Detalhes de como não se levar pelo nervosismo e elaborar linhas de raciocínio contínuas costumam ser difíceis em situações como esta, mas o importante é dominar essas emoções e técnicas para uma performance notável. Atualmente, dentre as aptidões mais requeridas para a maioria das vagas, a oratória é uma das mais valorizada. Laila esclarece: “por meio dessa habilidade, e do desenvolvimento dela, os profissionais criam relações mais fáceis, são mais desenvoltos na resolução de problemas, passam uma imagem de confiança e credibilidade”.
Entrevistas virtuais e uma nova realidade
A pandemia do novo coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo, e as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade. Os processos seletivos, por outro lado, foram migrados para o mundo virtual, em videochamadas em plataformas como o Meet, o Zoom e o Skype. “O diferencial para essa nova modalidade de entrevistas é que, além do entrevistado ser avaliado, seu ambiente em volta também está sujeito a análise. Então, capriche em uma iluminação de qualidade e, de preferência, escolha um plano de fundo limpo, sem distrações, que possa chamar atenção do entrevistador”, finaliza a CEO do Clube da Fala.
Sobre a especialista:
Laila A. Wajntraub é fundadora e CEO do Clube da Fala, fonoaudióloga, professora de oratória e pós-graduada em Psicologia Positiva. Ela é encantada pela comunicação, pelos relacionamentos humanos e tem vasta experiência com treinamentos de alta performance.
Sobre o Clube da Fala
O Clube da Fala é atualmente referência nacional por utilizar conceitos de Fonoaudiologia, Psicologia Positiva, Metodologia DISC, Neurociência, Programação Neurolinguística (PNL), técnicas de Oratória e Teatrais e tem como meta treinar e desenvolver cada vez mais pessoas com os seus cursos presenciais e online de excelência. A instituição já capacitou a comunicação de mais de 10 mil alunos e tem hoje diversas empresas filiadas, entre clientes e parceiros.