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APAS Show: Seal apresenta novas tecnologias para otimizar operações e experiência do cliente no varejo
Na APAS Show 2022, Seal Sistemas demonstrará soluções dedicadas ao varejo 4.0 (Divulgação)

Dentre as diversas tendências para o mercado varejista que serão demonstradas aos visitantes durante a APAS Show 2022, a ser realizada em São Paulo (SP) entre 16 e 19 de maio, chama a atenção novas soluções tecnológicas que digitalizam diversas etapas e atividades da cadeia de distribuição. Players do setor avaliam que a tecnologia ocupa um papel cada vez mais importante para aumentar a eficiência operacional, criar diferenciais competitivos e atender à crescente demanda gerada pela maior integração com o e-commerce, diante de novos hábitos de consumo.

A 36ª edição do maior evento de alimentos e bebidas das Américas contará com a demonstração de tecnologias avançadas que otimizam a precificação e a comunicação personalizada de ofertas e promoções, além de realizar o monitoramento em tempo real de gôndolas para combater o risco de ruptura (quando faltam produtos nas prateleiras).

Também haverá caixas de autoatendimento que dão apoio ao check-out; ferramentas que realizam a gestão à distância de dispositivos móveis usados na intralogística (em estoques e centros de distribuição) e por fretistas em campo; e até mesmo o controle remoto da temperatura das gôndolas para alimentos congelados ou refrigerados.

Esses e outros recursos estarão em destaque com a exposição dos portfólios de players como a Seal Sistemas, considerada a maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel para a cadeia de abastecimento. Na ocasião, a empresa exibirá soluções que compõem a sua gama de serviços dedicados ao varejo 4.0 – um conceito que introduz novas tecnologias ao processo de compra, equilibrando a loja física com os canais digitais.

Entre as soluções presentes no estande estão as etiquetas eletrônicas, que levam maior assertividade à definição e atualização de preços de forma remota e em tempo real. Elas têm integração direta com o ERP (software de gestão) e o PDV (software utilizado na frente de caixa) e garantem 100% de correção nas informações do produto entre a gôndola e o checkout, minimizando erros e prejuízos.

Também chamadas de Electronic Shelf Labels (ESLs), essas tags possuem diferentes tamanhos e recursos que facilitam a comunicação por meio de digital signage – uma forma otimizada e atrativa de transmitir mensagens e vídeos por meio de telas digitais. Com isso, são utilizadas diversas cores para dar maior ênfase a campanhas que envolvem ofertas e promoções. A solução é também omnichannel, apoiando a integração entre as vendas físicas e online ao poder interagir com o smartphone do consumidor.

IA aplicada nas gôndolas

A Seal Sistemas também exibirá o Captana, uma tecnologia que identifica automaticamente a ruptura da gôndola, além de sinalizar eventuais erros na localização de cada item. Para isso, a solução desenvolvida pela francesa SES-imagotag utiliza minicâmeras de alta precisão que operam em conjunto com as etiquetas eletrônicas por meio da inteligência artificial. O objetivo é monitorar a situação da gôndola em tempo real, assim como a disponibilidade dos produtos associados a essas ESLs.

Completam a automação visível para o consumidor na área de vendas o self-checkout, caixa de autoatendimento que permite que o próprio cliente faça a leitura e o pagamento dos produtos colocados no carrinho sem o envolvimento de um colaborador da loja.

Em relação à automação do back-office e das atividades logísticas, a unidade de negócios de IoT (internet das coisas) da Seal Sistemas demonstrará tecnologias que atendem a necessidades dos varejistas de ponta a ponta. Uma das suas soluções permite monitorar geladeiras, caminhões-baú e caminhões frigoríficos por meio de data loggers (registros de dados). Com o apoio de um sensor e o uso de celulares ou tablets, é possível mensurar e modificar a temperatura do ambiente, além de informar a localização em tempo real de qualquer ativo – desde um equipamento até um caminhão.

O Seal Care, área de suporte e manutenção da companhia, apresentará o Mobi Watch, uma plataforma 100% online que realiza a gestão de coletores de dados, impressoras e qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Os dados são exibidos ao operador na tela de um terminal personalizado. No caso dos coletores, é possível realizar o bloqueio remoto de um equipamento, além de instalar instantaneamente aplicativos em um dispositivo utilizado por um colaborador em campo.

Já a Seal Logistics, unidade de negócios recém-inaugurada em parceira com a mexicana LDM com foco em consultoria e implementação de soluções logísticas, demonstrará tecnologias avançadas que transformam a cadeia de suprimentos por meio da digitalização, combinando o uso de softwares com consultoria estratégica.

Digitalização do varejo

Segundo a Seal Sistemas, a maior demanda por projetos de automação que envolvem essas tecnologias no Brasil acontece em resposta à crescente digitalização do varejo e à maior integração entre ambientes físicos e online, dentro de um processo de transformação digital impulsionado pela Covid-19.

Os números confirmam esse movimento. Cerca de 5,7 milhões de pessoas entraram no mercado digital apenas nos primeiros meses da pandemia (entre abril e junho de 2020), de acordo com a Neotrust/Compre&Confie. Para a maioria delas, transitar entre ambientes virtuais e físicos deve continuar sendo um hábito frequente mesmo quando não houver necessidade de distanciamento social. Não é à toa que pelo menos 59% das vendas de três das maiores varejistas do país (Via, Magazine Luiza e Lojas Americanas) já são feitas no ambiente virtual, segundo um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo.

“Nos últimos anos e também durante a pandemia, investimos na criação de unidades de negócios específicas, voltadas a endereçar demandas por automação e digitalização que cresceram muito na cadeia brasileira de distribuição. Um cenário que fortaleceu ainda mais o nosso compromisso em trazer ao varejo brasileiro as soluções mais avançadas do mercado mundial, integrando todos os serviços de ponta a ponta”, diz Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas. “Com o nosso portfólio diferenciado, temos ajudado varejistas de diversos portes e segmentos a otimizar as operações e implementar um olhar integrado sobre as atividades físicas e online, de olho nos novos hábitos de consumo”, afirma.

A transformação digital vai além dos canais de vendas e impacta também a retaguarda, onde varejistas e operadores logísticos também têm investido em automação para acelerar a jornada da venda, aumentar a rentabilidade e criar diferenciais competitivos. O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, produzido pela Totvs, aponta que 30% dos varejistas priorizam investir no futuro em sistemas de coleta e entrega de mercadorias.

Há espaço para avanços também em outras atividades. Segundo o índice, apenas 51% dos gestores no varejo utilizam dispositivos móveis na operação e só 38% implementaram sistemas de gestão para otimizar a armazenagem de mercadorias.

A APAS Show será realizada no Expo Center Norte e terá neste ano a primeira edição desde 2019, após um hiato de três anos provocado pela pandemia. O evento reunirá as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e busca impactar diretamente lideranças do setor, com foco em gerar negócios e networking. Além de novidades e lançamentos, haverá uma grande troca de conhecimento no Congresso de Gestão, com apresentações de especialistas em inovação, tecnologia, inteligência e produtividade em torno do tema “O essencial é humano”. Em 2019, a feira atraiu quase 60 mil visitantes e gerou US$ 300 milhões em negócios internacionais.

Editorias: Alimentos  Ciência e Tecnologia  Economia  Informática  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: DOUGLAS BARROS MEIRA  
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