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Fundação ProMendoza, na Argentina, estimula relações comerciais de PMEs locais para o mundo
divulgação

Entidade público-privada é responsável por promover produtos, bens e serviços da região e intensificar negócios em outros países, principalmente no Brasil

São Paulo, maio de 2021 - A Fundação ProMendoza, entidade público-privada responsável por promover produtos, bens e serviços da região, aumenta seu investimento no mercado brasileiro com a intenção de ganhar mercado e expandir seus negócios. Principalmente de pequenas empresas e pequenos produtores que participam de programas de desenvolvimento, rodadas de negócio e internacionalização.
“A fundação atua a nível Estadual, Nacional e Internacional para dar segurança jurídica, igualdade de tratamento para as grandes e pequenas empresas. Trabalhamos para melhorar o clima de negócios, melhorando processos, reduzindo subsídios e taxas na exportação e também com linhas de financiamento e incentivo para startups associadas.\", comenta Mário Lázzaro, gerente da Fundação ProMendoza.
A região de Mendoza é conhecida pelos vinhos (já que representa dois terços de toda a produção da Argentina) e pelo enoturismo com suas paisagens incríveis. Porém, o que muitos não sabem é que, além do vinho e espumante, o Estado é o 4º maior PIB do país e também é líder na exportação de alimentos processados como o azeite, o pêssego em calda, azeitonas, geleias e frutas cristalizadas e secas e as frutas frescas e hortaliças, como nozes, alho, cebola, maçã, pêra e tomate.
“A região de Mendoza está passando por um fenômeno diferente do previsto. Mesmo diante da pandemia do Covid-19, vimos a curva de exportações crescer de maneira positiva e isso é o resultado de duas vertentes: o aumento do consumo de vinhos e também como resultado das ações que fizemos nos últimos anos. Esse é o motor que nos motiva a continuar investindo em ações comerciais de promoção e marketing”, comenta Gaetano Aguilera Prisco, responsável comercial de ProMendoza.
ProMendoza em números
Mendoza exporta para 128 países e nos últimos 5 anos exportou uma média de US$1.400 milhões FOB (Free on Board) - valor correspondente ao preço de mercado na fronteira do país exportador -, dos quais Estados Unidos estão em primeiro lugar recebendo 23% das
exportações. Em segundo lugar está o Brasil com 22%, Reino Unido com 8%, seguido do Chile com 6% e do e o Canadá com 5%.
Para se ter uma ideia, no comparativo do primeiro semestre 2019-2020 as exportações de Mendoza com destino ao Brasil seguiram com o saldo positivo - mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia do Covid-19. Somente no mês de maio, dentro das chamadas Manufaturas de Origem Agropecuária (MOA), as leguminosas, vegetais e frutas preparadas com um aumento de 180%, com 12,5 milhões de quilos e o azeite destaca-se com o maior crescimento, com 90% ultrapassando um milhão de litros.
Ao fim do ano de 2020, as exportações com destino ao Brasil tiveram um aumento com destaque para os Produtos Primários com 13% a mais e Manufatura de Origem Agropecuário (MOA) um aumento de 12% o que totalizou um fechamento FOB com um saldo positivo de 53% maior que em 2019.
Dentro dos produtos primários, os itens que mais aumentaram em 2020 foram: Maçãs (249%), o restante das frutas frescas (135%) dentro desta categoria são as nozes com e sem casca, e o alho (5%). Dentro do MOA, os itens que apresentaram maior aumento foram as Frutas desidratadas com 53%, entre as quais ameixas desidratadas com ou sem caroço e outras frutas desidratadas / desidratadas; o azeite teve um aumento de 46%. O vinho mendocino teve um crescimento de 16% em comparação a 2019.
O vinho
A região de Mendoza é a primeira produtora de vinho da Argentina, referência na produção do Malbec, possui 72% das vinícolas do país e chega a representar 70% da produção nacional, concentrando 93% das exportações de 2020.
O vinho teve um aumento de 34% em volume se comparado a 2019, atingindo 90 milhões de litros exportados, impulsionado pelo crescimento sustentado e contínuo do vinho a granel, que impulsionou as exportações do setor.
Turismo
Mendoza é o segundo destino mais popular da Argentina, depois da Capital Buenos Aires, além de ser uma das 10 capitais mundiais do vinho, chegando a receber mais de 3,5MM de visitantes por ano - antes da pandemia.
O turismo vai além do enoturismo, a região também é famosa por ecoturismo, turismo médico e congressos. No começo de 2021 o Governo estima que a ocupação chegou a 55%
com picos de até 100% na região de montanha. Durante a pandemia, a região recebeu somente turismo interno.
Energia
O potencial energético do Estado também é grande, sendo o 4º estado mais importante em extração de petróleo, o 7º mais importante de gás da Argentina e a região de Vaca Morta é a 3º reserva de petróleo e gás não convencional mais importante do mundo. Sem contar as energias renováveis como a solar, eólica, geotérmica, hidrelétrica, a região tem como meta cobrir o 20% da demanda total de energía para o ano 2025 com Energías Renováveis O plano é adicionar entre o 2-3 GW de capacidade instalada renovável entre 2017-2018.
Desenvolvimento industrial
Com 580 empresas dedicadas à fabricação, reparação, montagem e transformação do metal, em diferentes escalas e complexidade. O que gera mais de 12.000 empregos.
Tecnologia
Mendoza também é líder no desenvolvimento das TICs no Oeste Argentino com 420 empresas que geram mais de 4 mil empregos. A região conta ainda com o maior parque tecnológico da Argentina que recebe investimentos de empresas privadas, do governo e de universidades que recebem 22 empresas e duas universidades: UNCUYO e UTN.
Sobre a ProMendoza
Fundada em 1996, a Fundação ProMendoza foi criada para ajudar empresários da região de Mendoza a posicionarem seus produtos e serviços em todo o mundo, desde materiais e informações estratégicas, participação em eventos, rodadas de negócios até a facilitação para exportar e importar insumos. A entidade público-privada é resultado da união de quatro protagonistas: Governo de Mendoza, A União Comercial e Industrial, a Bolsa de Comércio e a Federação Econômica de Mendoza. Além disso, a Fundação fomenta o crescimento de PME’s por meio de capacitações.

Editorias: Alimentos  Economia  Governo  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
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Empresa: M2 Comunicação  
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