Home  Imagens  Contato  Clássico
Criatividade e inovação na prática esportiva, tema do Liga NESCAU® Summit nesta quarta-feira (6)

“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho...” Atualizados para os dias de hoje, os versos de Carlos Drummond de Andrade poderiam traduzir pedra por pandemia. Para os professores de educação física, ilhados do convívio com os alunos, essa pedra se transforma em montanha. E para ultrapassá-la, é preciso criar um novo caminho. Esse é justamente o tema do terceiro módulo do Liga NESCAU® Summit. Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, no site http://www.liganescau.com.br, o debate é sobre o tema “Criatividade e inovação para a prática esportiva”. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no mesmo endereço eletrônico.

Desenvolvido para ser uma ferramenta de capacitação dedicada aos profissionais de educação física, o Liga NESCAU® Summit terá o terceiro módulo focado em auxiliar o profissional de educação física e criar alternativa para engajar crianças e jovens em relação ao interesse pelo esporte, seja no ambiente físico ou virtual, uma necessidade em tempos de pandemia. O debate sobre “Criatividade e inovação para a prática esportiva” contará com a participação dos professores Alexandre Arena, João Batista Freire, ambos do Instituto Esporte e Educação (IEE), e Andréia Honorato Ribeiro, da Associação Desportiva para Deficientes Físicos (ADD).A mediação será de Renata Silveira, jornalista e narradora da Rede Globo.

Após o debate, um dos principais técnicos de vôlei nacional, Luizomar de Moura, vai ministrar uma palestra sobre os desafios de comandar as equipes femininas do Osasco São Cristóvão Saúde e também a seleção queniana, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio. O treinador abordará, entre outros tópicos, a necessidade de criar alternativas para desenvolver o esporte em um país sem tradição no vôlei, como o Quênia. No encerramento da programação, a medalhista olímpica Ana Moser, curadora do Summit, comanda uma atividade prática para ensinar a desenvolver técnicas e matériais alternativos para as aulas de Educação Física. A ação terá as presenças dos professores Joilson Santos e Cibele Venâncio, também do IEE.

Ao longo de todas as quartas-feiras, até 3 de novembro, o o Liga NESCAU® Summit terá palestras e entrevistas com grandes nomes do esporte e da educação, debates sobre diferentes pontos do trabalho do educador físico, vivências práticas com atividades, tanto no ambiente físico como no digital, entre outros temas. Nas duas primeiras semanas, reuniu nomes como Bernardinho, Fe Garay, Daniel Dias, Flavinha Saraiva, Verônica Hipólito, entre outros esportistas e profissionais de educação física.

Confira os próximos temas do encontro virtual do Summit:

Criatividade e inovação para a prática esportiva.

Updates técnicos sobre modalidades esportivas.

Liderança e empreendedorismo para professores de educação física.

Diversidade e inclusão no esporte

Tecnologia, games e plataformas sociais voltadas para a educação física.

Inscrições para a Liga - O Summit integra a programação da Liga NESCAU® 2021. A maior competição estudantil do Brasil e primeira a unir esportes convencionais e paralímpicos já está com inscrições abertas. para meninos e meninas entre 8 e 17 anos. O evento é 100% digital e gratuito para todo o Brasil. Para participar, basta preencher o cadastro no site http://www.liganescau.com.br e pode ser confirmada tanto pelos pais como pelos professores de educação física.

O site da Liga NESCAU® traz todas as informações sobre como gravar e enviar os vídeos para entrar na competição. São 16 modalidades, sendo dez convencionais: atletismo, basquete, ginástica, ginástica rítmica, skate, dança, vôlei, futebol, xadrez e o “Faça você”, com diferentes desafios de atividade física. Os esportes adaptados são seis: atletismo, basquete, ginástica, dança, vôlei e “Faça você”. As categorias são Kids (8 a 10 anos), Mirim (11 a 13 anos), Infantil (14 a 15 anos), Juvenil (16 a 17 anos), Única (8 a 17 anos - para esportes adaptados) e Livre (a partir de 8 anos).

Editorias: Educação  Esportes

Empresa: ZDL Comunicação