Home  Imagens  Contato  Clássico
Oficina gratuita vai ajudar pacientes com perda do olfato

A Clínica Integrada de Saúde da Una Guajajaras abriu inscrições para a oficina Nutrição Pós-Covid. A disfunção olfatória acomete mais de 80% dos infectados

A perda de olfato é um dos sintomas mais frequentes da contaminação pela Covid-19. De acordo com uma pesquisa publicada pelo Journal of Internal Medicine, cerca de 86% dos pacientes que tiveram Covid-19 leve apresentaram a perda do olfato. O paciente pode perder totalmente ou de forma parcial a capacidade olfativa, sentir dificuldade em distinguir odores ou até mesmo passar a sentir um cheiro considerado “bom”, como um cheiro “ruim”. Em muitos casos, a perda do olfato surge associada à perda do paladar.

“Essa perda, além de ter vários graus, pode ocorrer em qualquer fase da pessoa acometida pela Covid, ou simplesmente nem aparecer. A preocupação vem para aqueles que permanecem com o sintoma por meses, mesmo após estar curado da doença”, explica a nutricionista Júnea Regina Pires Drews.

Pensando em ajudar essas pessoas, a Clínica Integrada de Saúde da Una Guajajaras, que faz parte do Ecossistema da Anima Educação, passa a oferecer, gratuitamente, a partir dessa quarta-feira (15/06), oficinas de nutrição para Covid, de 9 às 10h, e de 10 às 11h. Durante os encontros, os alunos, com orientação de professores, vão trabalhar junto com os pacientes os estímulos sensoriais, incentivando o nervo do olfato e de suas conexões cerebrais, ajudando a minimizar também o cansaço ao se alimentar.

Segundo a professora e nutricionista Natália Soares Figueiredo, a perda ou a redução de olfato pode fazer com que uma pessoa possa eventualmente se alimentar de alimentos estragados, trazendo o risco de uma intoxicação alimentar. “O paciente pode não perceber se um alimento está queimando na panela ou se há um vazamento de gás no fogão. Além disso, quem se alimenta bem tem chances de se recuperar mais rápido e de recuperar o ânimo durante e após o período da enfermidade”, diz.

Serviço:
Oficinas Nutrição Pós-Covid
Todas as quartas-feiras (16/6, 23/6, 30/06 e 07/07)
Horários: das 9h às 10h e das 10h às 11h
Inscrições: https://www.una.br/oficinanutricinalcovid19/

Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Editorias: Saúde

Empresa: Rede Comunicação de Resultado