Home  Imagens  Contato  Clássico
Com agroextrativismo sustentável, Concepta Ingredients é destaque no Guia do CEO para a transformação dos sistemas alimentares no Brasil

A publicação, desenvolvida e publicada pelo Conselho Empresarial Global para o Desenvolvimento Sustentável (do acrônimo WBCSD), em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), tem como objetivo apresentar as principais lideranças empresariais e não empresariais que atuam no setor de alimentos no Brasil

A Concepta Ingredients, empresa do Grupo Sabará especializada em soluções naturais e tecnológicas para a indústria alimentícia, foi destaque no Guia do CEO com o case ‘Programa de Valorização da Sociobiodiversidade’. Com atuação focada nas indústrias
de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária, de aromas, químicas e nutracêuticas, a Companhia tem em seu DNA a promoção da conservação da biodiversidade brasileira.

O ‘Guia do CEO para a transformação dos sistemas alimentares no Brasil’ é uma publicação divulgada pelo Conselho Empresarial Global para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Trata-se de uma adaptação para o cenário brasileiro do documento “CEO Guide to Food System Transformation”, publicado pela WBCSD em outubro de 2019.

Tem como principal objetivo apresentar entrevistas com lideranças empresariais e não empresariais que atuam no setor de alimentos no Brasil. Diante de tantas mudanças globais e a pandemia da Covid-19, a indústria alimentícia brasileira sofre muitas mudanças e se depara com grandes desafios para conseguir liderar as principais transformações em seus sistemas operacionais.

Desta forma, o Guia do CEO lista os sete principais caminhos de negócios que podem liderar esta transformação:

Transformar a agricultura enquanto restaura o meio ambiente;
Gerar e distribuir tecnologia e inovação ao longo de todo o sistema alimentar;
Fornecer alimentação de qualidade para todos: saudável, sustentável e acessível;
Minimizar a perda e o desperdício de alimentos;
Promover a rastreabilidade para zerar o desmatamento ilegal e recompensar boas práticas agrícolas;
Acelerar inovações políticas e financeiras para valorizar a sociobiodiversidade e recursos naturais brasileiros;
Fomentar parcerias na cadeia de valor para a promoção de uma economia.

No Brasil, os óleos e manteigas da biodiversidade oferecem diversos benefícios à saúde devido à presença natural de vitaminas e minerais, enquanto garantem a exploração sustentável, propiciando renda segura para comunidades locais. Ao fomentar o agroextrativismo sustentável, a Concepta Ingredients promove a conservação da biodiversidade por meio da valorização da floresta em pé. E ao expandir o acesso responsável à biodiversidade, é possível aumentar o conhecimento em torno desta, promovendo a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

E qual a importância de se consumir alimentos certificados e orgânicos?

É cada vez maior a procura por produtos e alimentos mais saudáveis e com certificados de procedência, o que faz da agricultura orgânica uma opção cada vez maior e viável. Hoje, os consumidores buscam não apenas produtos orgânicos, mas também por confiabilidade e ética. A prova disso é que, de acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), no primeiro semestre de 2020 a venda de produtos cresceu mais de 40% no Brasil.

O sistema orgânico, por exemplo, diferentemente do convencional, prioriza a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente, levando em conta também o bem-estar social. Com isso, os produtos orgânicos são aqueles obtidos dentro de um sistema de produção agroextrativista sustentável. Esse sistema beneficia o ecossistema local, protege os recursos naturais, respeita as características socioeconômicas e culturais da comunidade, preserva os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utiliza organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos, seguindo as regras orgânicas em todas as fases de produção.

No Brasil, também conhecido como selo verde, a certificação de produtos orgânicos é o procedimento que assegura que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica. Assim, garante ao empreendedor um
diferencial de mercado e ao consumidor a qualidade dos alimentos atestando confiabilidade e procedência. Para responder a isso, a Concepta mantém vigentes suas certificações – tanto as de produto (orgânicos e kosher) quanto a de sistema de gestão (FSSC 22000).

Hoje, a empresa é considerada uma das principais fornecedoras de ingredientes naturais e orgânicos: em parceria com comunidades e cooperativas, somam-se aproximadamente 2 milhões de hectares orgânicos de cultivo em conservação, sendo 1% da Caatinga, 2% do Cerrado e 97% da Amazônia.“Nós temos o compromisso em fomentar a cadeia do agroextrativismo sustentável, desenvolvendo produtos que incentivem e priorizem os insumos brasileiros e ainda engaje comunidades, cooperativas e associações em todo este processo”, afirma Ulisses Sabará, CEO do Grupo Sabará.

Neste contexto, vale destacar os resultados do Programa de Valorização da Sociobiodiversidade, lançado em 2000, que engaja comunidades, cooperativas e
associações fornecedoras de insumos da biodiversidade:

+ 6.930 famílias impactadas, incluindo empresas parceiras, comunidades quilombolas e indígenas engajadas na cadeia de fornecimento da Concepta;
+ 1,9 milhão de hectares orgânicos conservados indiretamente por meio da relação comercial com estes produtores;
+ 27.890 pessoas impactadas indiretamente por essa relação;
R$ 7,5 mil em média de renda extra por tonelada por família por ano.

Sobre a Concepta Ingredients

A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e exóticos, apoiados na capacitação de famílias e conservação de áreas de risco ambiental em diferentes biomas do Brasil. O seu vasto portfólio possui insumos tecnológicos de parceiros internacionais e ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira para atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.

Editorias: Alimentos  Industria  Negócios  Serviços  Sociedade
Tipo: Artigo  Data Publicação:

Empresa: Renata da Silva Monteiro
Contato: Renata da Silva Monteiro