Home  Imagens  Contato  Clássico
Vôlei: Contribuindo para a saúde física, social e mental
...

Vôlei: Contribuindo para a saúde física, social e mental

A modalidade foi criada por volta de 1895 e tem contribuído diretamente para os pilares fundamentais da saúde pública, sendo: Físico, social e psicológico. O vôlei tem sua importância desde o ensino básico ao lazer, e historicamente tem apresentado sua notoriedade nas competições de alta performance. Na escola essa modalidade tende a fortalecer a autoestima, cria o hábito do trabalho em equipes, favorece e estimula tanto a disciplina, quanto a organização, fatores que contribuem para a formação da cidadania.

O esporte não é limitado apenas a um grupo de pessoas, ou faixa etária, podendo ser praticado nas quadras, campos, piscinas, praças e na natureza, conforme a intenção de cada praticante. Com esse caráter heterogêneo, o esporte é compreendido como fenômeno que apresenta diversas formas de manifestação, dentre elas: esporte educacional, esporte de participação e esporte de rendimento, podendo ser incluídas as manifestações de reabilitação.

Além disso, a prática da atividade física, favorece a queima de gorduras, aumenta a taxa metabólica, melhora o sistema cardiovascular e respiratório, aumenta a capacidade aeróbica, estimula a sinapse dos neurônios, fortalece os agrupamentos musculares elevando os níveis de força, melhora a cognição, noção de espaço temporal, lateralidade e coordenação motora; auxiliando na redução de doenças ocasionadas pelo sedentarismo. A níveis psicológicos o vôlei tende a cooperar com melhora da capacidade de liderança, cooperação, humor, autoconfiança, autoestima, motivação e alivia o estresse.

Mesmo com tantos benefícios apontados, é importante prestar atenção aos cuidados com o esporte. Igual a todo exercício deve-se tomar alguns cuidados importantes. Como, consultar um médico é essencial, além de fazer aquecimentos, alongamentos, descansar o suficiente após a prática, se alimentar adequadamente pré e pós treino, também contribuem para a prática do vôlei. Mesmo com a atividade física, é importante manter as atividades de musculação, saber conciliá-las contribuirá eminentemente para a saúde integral dos praticantes.

A atividade é de fácil acesso para a população. É bastante tranquilo encontrar um espaço pela cidade para praticar a atividade, como: parques, clubes e praças na cidade. Uma ótima escolha para a prática do vôlei é ao ar livre e de forma gratuita, aproveitando um tempo de 30 à 50 minutos. Já para o vôlei de areia, o tempo recomendado é sempre menor, sendo importante respeitar os nossos limites físicos e lembrar de manter uma boa hidratação.

Marcelo Carneiro, professor de educação física da Estácio e mestre em educação física.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Esportes  Sociedade
Tipo: Artigo  Data Publicação:

Empresa: Guilherme de Melo
Contato: Guilherme