Home  Imagens  Contato  Clássico    
Água para o Mundo foi tema de live no Museu Planeta Água

Para celebrar o Dia Mundial da Água, o Museu Planeta Água promoveu uma série de lives, durante toda a semana passada, com especialistas e executivos sobre os recursos hídricos no Brasil e no mundo. A “Água para o Mundo”, foi tema da live com o Biólogo e Gerente Nacional de Água da The Nature Conservancy (TNC), Samuel Roiphe Barrêto.
O primeiro tema abordado durante a conversa foram as mudanças climáticas, que para o biólogo é o maior desafio que estamos enfrentando. “Esses efeitos e mudanças nós percebemos diretamente na água, seja pelo seu excesso ou pela sua escassez”, pontua.
Os fenômenos citados acima têm aumentado as suas intensidades, no Brasil e no Mundo. E a população não tem muita noção de como lidar com isso, as situações que revelam o despreparo da comunidade são quando falta esse recurso, pois gera disputas por um recurso que é comum a todos.
A TNC está presente em mais 70 países, e aqui no Brasil as suas atividades são integradas com a ciência, governos, empresas e a sociedade civil. Em relação a água, a Organização Internacional vem trabalhando desde 2005 em um projeto no sul de Minas Gerais, que é um Pagamento por Serviço Ambiental hídrico, que visa conservar, proteger e recuperar os recursos hídricos e biodiversidade dos locais trabalhados.
Para o Gerente Nacional de Água, o Brasil é uma peça-chave para o quebra cabeça das mudanças climáticas, seja pela sua história, pela Amazônia, pelo Serrado ou pela Mata Atlântica. Outro ponto citado durante a conversa foi ensinar sobre educação ambiental das crianças e adolescentes para um maior engajamento nas causas futuras do meio ambiente.

O biólogo pontuou que uma grande mudança dentro do tema foi a entrada do setor privado investindo em prol da água, isso pela percepção do risco da falta do recurso hídrico para os seus negócios. Além das empresas, a sociedade civil precisa ser engajada com os temas relacionados ao nosso recurso hídrico, pois é fazendo junto que a água será preservada e chegará a mais e mais pessoas.

Sobre o Museu Planeta Água
Está sendo desenvolvido, em Curitiba, um espaço exclusivo para desvendar os mistérios da água e revelar sua importância para a manutenção da vida humana e de todas as outras formas de vida. O Museu Planeta Água será um grande espaço museográfico do país totalmente dedicado a esse valioso recurso natural. Interativo, o Museu se propõe a adotar uma abordagem multidisciplinar e abrangente, apresentando os mais variados aspectos relacionados à água e seus usos - científicos, educacionais, históricos, sociais e de saúde. A previsão de inauguração é para o ano de 2021.
Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu Planeta Água é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CTG Brasil e Compagás, além de contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e da Unesco desde a sua concepção. Recentemente, o Planeta Água também conquistou o apoio da Fundação Grupo Boticário, Instituto Fashion Revolution e The Nature Conservancy (TNC).
Para saber mais sobre os debates realizados durante a Semana Mundial da Água, promovida pelo Museu, acompanhe pelo Instagram - @museuplanetaagua.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Internet  Negócios  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Thalita Welke   
Contato: Thalita Welke  
Telefone: 41-996853311-

E-mail: thatabittencourt1@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release