Home  Imagens  Contato  Clássico
Pormade é a empresa com ambiente mais inovador para se trabalhar no Brasil
...

A Pormade, uma das maiores fabricantes de portas do Brasil, é a grande vencedora do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2020, na categoria \"Ambiente de Inovação Mais Incrível\". A premiação é uma iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA), com base em pesquisa realizada com colaboradores no período entre agosto e setembro.

Com sede em União da Vitória, interior do Paraná, e 700 colaboradores, a Pormade fabrica cerca de 2 mil portas por dia e tem a inovação e a gestão participativa como grandes destaques. Toda a cultura intraempreendedora que hoje permeia a companhia foi implantada pelo diretor-presidente, Claudio Zini, nos anos 80. A frase \"erros são tesouros\", ouvida pelo executivo durante uma viagem de negócios ao Japão, passou a nortear os rumos do negócio dali pra frente.

A conquista da premiação é o reflexo de uma das prioridades da Pormade: a valorização do capital humano. O grande diferencial da empresa é que os profissionais têm o poder de agir, apresentar ideias e expor problemas e soluções. Na pesquisa que embasou o prêmio, cerca de 43% dos funcionários identificaram que a principal característica da cultura da Pormade é o estímulo à criatividade. E como resultado, 52% também afirmaram que já fizeram propostas de mudanças à chefia e, destes, 80% tiveram feedback de que a sugestão havia sido aceita.

\"O grande segredo é inovar sem perder a essência. Trabalhamos constantemente as mudanças e inovações, tendo uma gestão totalmente participativa. Costumo dizer que na Pormade o funcionário que tem futuro é aquele que é desobediente, mas desde que com boas intenções\", explica Zini.

Semanalmente, uma das práticas que também dá autonomia para os profissionais apresentarem problemas e ideias é o \"Café com o Presidente\". No encontro, as equipes interagem diretamente com o diretor-presidente, comentam sobre os valores da empresa, apresentam sugestões e apontam melhorias.

\"O nosso diferencial é que não pressionamos ninguém a dar resultados. É um processo natural na Pormade. Uma maior autonomia dos colaboradores propicia mais qualidade e, consequentemente, inovação. E toda inovação é celebrada e incentivada, inclusive financeiramente às equipes que a desenvolvem. Para nós está bem claro que felicidade traz retorno financeiro. E vamos seguir nesse caminho para abraçar cada vez mais a inovação corporativa\", finaliza o executivo.

Por meio de ideias e inovações propostas pelos colaboradores, a Pormade também busca diversificação no mercado. Atualmente, são 12 os modelos de negócio da empresa, dentre eles o e-commerce e as franquias. Já são 33 lojas operando no sistema de franchising e, nos próximos cinco anos, a intenção é abrir 200 franquias e alcançar um faturamento de R$ 120 milhões.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Industria  Negócios  Recursos Humanos

Empresa: Flávia Gavioli
Contato: Flávia Gavioli