Home  Imagens  Contato  Clássico
Vendas cronometradas, como fazer desse recurso algo vantajoso para o seu negócio online?
...

Estamos lidando com tempos incertos. E, assim como ocorreu 2020 por causa da Covid-19, a Black Friday e a Cyber Monday podem ser diferentes um pouco dos anos anteriores.

Porém, aqueles que são capazes de abraçar a mudança, se adaptar ao novo normal e otimizar os seus e-commerces para que façam valer cada oportunidade de venda, serão essas as lojas online os que farão a diferença.

Você está pronto para aprender a como usar as vendas cronometradas em seu negócio online? E se disséssemos que um e-commerce concorrente seu está a oferecer, na próxima hora, um desconto incrível de 75% em todos os pedidos? Se você fosse um mero cliente e parecido com a maioria dos consumidores, já estaria indo para o site deles.

E qual o motivo disso? Bom, segundo a teoria da aversão à perda traduzida para área de vendas, as pessoas seriam motivadas a realizar compras com base no medo de perder uma boa proposta.

Quer seja um horário limite a fim de receber um frete grátis ou uma nota a informar aos consumidores que estão baixos os níveis de estoque, não há maneira melhor de fazer as pessoas fazerem uma compra do que criando um senso de urgência.

E, se há uma maneira melhor de impulsionar a urgência no seu e-commerce, essa maneira é por meio de uma venda cronometrada.

*Criando um limite temporal para uma venda cronometrada*

Uma venda cronometrada da Black Friday, por exemplo, é um dos jeitos mais fáceis de se aumentar o gatilho psicológico de perda nas pessoas.

E não importa se estão sendo usados um aplicativo de vendas cronometradas ou códigos de cupom: sem um limite de tempo definido, não há motivo para as pessoas agirem de forma imediata.

Quanto mais tempo as pessoas têm para refletir sobre se devem ou não fazer determinada compra, menos provável é que comprem, ainda mais em datas sazonais quando as pessoas já costumam normalmente gastar muito dinheiro.

Assim como o famoso profissional de marketing Robert Cialdini disse em seu livro Influence, “as oportunidades parecem mais valiosas para nós quando sua disponibilidade é limitada”.

E mesmo que os clientes saibam que a escassez é criada pelos varejistas de forma deliberada, as pessoas ainda vão se sentir compelidas a comprar. Então se certifique de falar aos seus clientes que só podem obter um negócio bom por um limitado período de tempo.

Veja a seguir algumas estratégias que podem ser utilizadas a fim de fazer isso.

*Fazendo uma venda cronometrada no seu e-commerce*

Preparar uma venda cronometrada relâmpago é uma maneira ótima de fazer com que seja mantido o valor da sua marca. Afinal de contas, as pessoas não estão a esperar esta venda especial, então não vão atrasar a compra.

É possível colocar todo o seu e-commerce à venda ou somente um grupo determinado de produtos, como uma marca, coleção, produtos manualmente selecionados ou até mesmo apenas um lançamento especial.

Não está com vontade de oferecer descontos no seu e-commerce? Realize então uma venda cronometrada durante os horários de pico de visita em sua loja durante uma hora, oferecendo aos clientes, por exemplo, “99 centavos” de frete em todos os pedidos.

E lembre-se: ao escolher por quanto tempo realizar sua venda, lembre-se de que as vendas de três horas têm as taxas de transação mais altas, 14%.

*Configure descontos decrescentes para direcionar os clientes à sua loja primeiro*

O ditado diz que quem cedo madruga Deus ajuda, e isso é especialmente verdadeiro para os compradores da Black Friday, por exemplo.

Tudo bem que a tendência de abrir lojas cada vez mais cedo diminuiu nos últimos dois anos (lembra-se de alguns anos atrás, quando algumas lojas começavam seus negócios da Black Friday na quinta-feira?!)

Mesmo assim, ainda é uma boa ideia deixar as pessoas empolgadas com seus grandes negócios da Black Friday e da Cyber Monday com negócios menores, porém bastante atraentes, ao longo da semana.

Ao elaborar somente uma limitada quantidade de cada cupom percentual de desconto, isso imediatamente chamará a atenção de seus clientes e aumentar a urgência deles, fazendo com que tenham esperança de concluir suas compras o mais rápido o suficiente para serem uns dos poucos sortudos a obterem um bom desconto de 50 ou 75%, por exemplo!

Caso não queira utilizar códigos de cupom, há vários apps que podem ajudá-lo a alternar descontos percentuais em seu e-commerce. Basta pensar: sua loja inteira está à venda com 50% de desconto da meia-noite à 1h, com 40% de desconto de 1h às 4h, com 30% de desconto das 4h às 10h e assim por diante.

*Crie uma “promoção diária” a fim de gerar mais tráfego*

Pode chamar como quiser essa espécie de promoção, mas ela não deixa de ser uma maneira ótima de fazer com que mais clientes visitem seu e-commerce. Essa também é uma maneira ótima de gerar compras por impulso caso esteja a oferecer uma venda bastante atraente.

*Prolongue sua venda cronometrada*

Programe um cronômetro regressivo a fim de exibir às pessoas quando as vendas com desconto do seu e-commerce terminam. Os cronômetros de contagem regressiva são a ferramenta mais adequada em seu kit de vendas cronometradas.

E com 94% dos compradores online gastando tempo tentando encontrar o preço mais baixo, é necessário ter a garantia de que não haverá hesitação na hora das pessoas acessarem o seu e-commerce.

Caso os caçadores de negócios se depararem com o seu e-commerce e perceberem que faltam cinco minutos apenas a fim de concluir um bom negócio com desconto, pode ser que clientes em potencial tirem proveito imediatamente dessa oportunidade!

Sendo assim, não se esqueça de incluir o cronômetro regressivo à sua campanha de e-mail marketing para impulsionar as vendas. Foi demonstrado que triplica as taxas de conversão de e-mail!

*Dica final*

Concentre-se em poucas vendas cronometradas e não as promova de forma excessiva com ícones de venda, banners, pacotes de vendas e pop-ups além de seus cronômetros de contagem regressiva. Isso bagunçará sua mensagem e irritará seus clientes, enviando-os diretamente para seus concorrentes.

Gostou deste artigo? Quer saber mais? Acesse: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Tipo: Artigo  Data Publicação:

Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana