Home  Imagens  Contato  Clássico
Quais as diferenças de contabilidade para indústria e para comércio?
...

Para entender as diferenças entre contabilidade para indústria e comércio, primeiro precisamos entender os dois conceitos de forma separada. Continue lendo e aprenda.

Indústria (produção)

Faz parte de uma atividade econômica que transforma matéria-prima em produtos que podem ser comercializados usando mão de obra qualificada, assim como maquinarias e equipamentos.

Por exemplo, um pequeno empresário que produz lingeries usando maquinaria pode ser classificado como indústria. Ele transforma os tecidos (matéria-prima) em um produto (lingerie), que pode ser vendido por ele ou por terceiros de forma pessoal, por encomenda ou através de um local (comércio) em uma última etapa.

Comércio (troca)

Essa é uma classificação de atividades em que existe um troca comercial visando o lucro. Pode-se comprar ou vender coisas.

Dentro disso, existe uma série de termos para explicar tipos de vendas (atacado e varejo) e atividades diferentes (mercadorias, produtos ou serviços) dentro do comércio. Uma pessoa que compra produtos no atacado e revende, por exemplo faz venda direta.

Contabilidade indústria x Contabilidade comércio

A contabilidade para indústria é diferente em vários aspectos do comércio, pois os dois envolvem processos únicos de ramos diferentes.

Na indústria existe a fabricação de produtos e será preciso resolver burocracias em relação a alvará de um local adequado para transformação dos insumos. Além de outras licenças específicas que mudarão de acordo com a matéria-prima usada.

Já o comércio terá processos diferentes, já que o local será usado para estoque e venda dos produtos sem processo de produção ou utilização de maquinaria.

Além disso, os impostos serão diferentes de acordo com a escolha do ramo de atividade e enquadramento tributário.

Aspectos da contabilidade para indústria

A contabilidade para indústria envolve acertar detalhes financeiros com análise para ter melhorias na produção dos produtos envolvendo aspectos de aquisição de matérias-primas, mão de obra, maquinaria, entre outros.

Então, a contabilidade industrial cuidará de todos os aspectos para apurar os custos envolvidos na fabricação e cálculo do retorno com objetivo de ter a viabilidade econômica.

Além disso, pode-se fazer uma projeção de vendas para poder ter um planejamento de custos para ter tomadas estratégicas em relação aos produtos.

Benefícios da contabilidade para indústria

Portanto, é possível prever gastos, otimizar processos, identificar oportunidades, aumentar lucros, fazer ajustes, identificar processos que estão dando prejuízos, entre outros benefícios.

Aspectos da contabilidade para comércio

Já a contabilidade para comércio envolve registrar as despesas e receitas da loja com comprovantes de compra e venda organizando o sistema financeiro. Com isso, será possível ter um planejamento para otimizar resultados e evitar prejuízos.

Para tal, pode-se aplicar acompanhamento com fluxo de caixa, demonstrativo do resultado do exercício (DRE), fazer orçamentos, aplicar sistemas de cobrança, usos de softwares, entre outros.

Benefícios da contabilidade para comércio

Com a análise dos custos empresariais poderá ser estabelecido controle de capital de giro para manter um equilíbrio financeiro, com melhor controle de prazos para evitar inadimplência, identificar melhores oportunidades, projetar fluxo de caixa para crescimento da loja, cortar gastos, identificar oportunidades, terceirizar atividades, fazer parcerias, reavaliar estratégias, organizar melhor o estoque e mais.

Portanto, a contabilidade para comércio ajuda na gestão empresarial, na tributação e também na negociação.

Quer saber mais? Acesse: https://contabilidadeconsciente.com.br/

Editorias: Economia  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:

Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana