|
André Patrocinio, CEO da Etus e diretor da Locaweb |
André Patrocinio falou sobre o assunto no World Creativity Day, maior festival colaborativo de criatividade do mundo
Na última semana aconteceu a 4ª edição do World Creativity Day (WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que surgiu com o propósito de incentivar pessoas ao redor do mundo a pensarem fora da caixa. André Patrocinio, CEO da Etus e diretor da Locaweb, esteve entre os palestrantes convidados. O tema escolhido para ser ministrado simultaneamente para 121 cidades de 15 países – 98 delas só no Brasil, foi, “Martech: Como Aliar Tecnologia ao Marketing Usando a Criatividade”.
Na ocasião o CEO da Etus explicou que a tecnologia precisa ser desbravada, pois ela está apenas no começo. “A pandemia acelerou o processo de digitalização, mas ainda temos muito que aprender com a tecnologia, e é a criatividade atrelada ao marketing que vai nos ajudar nesse processo. Isso irá permitir a criação de formatos e estratégias cada vez mais diferentes para chegar no público final, que é a intenção de qualquer tecnologia ou atividade direcionada ao mercado publicitário”, disse.
De acordo com Patrocinio, 80% das empresas estão apenas iniciando no Marketing Digital, entretanto é extremamente importante que a marca não só comece, mas que evolua o seu marketing como um todo, para passar a ser a parte ativa, trabalhando todas as suas operações. “Em tempos em que a experiência tem sido cada dia mais priorizada, o marketing tem como uma de suas principais funções disponibilizar aos consumidores uma comunicação que não só aborde as especificações de um produto, mas que evidencie como aquilo é capaz, de fato, de agregar valor em sua vida”, relatou.
O especialista também destacou que existem várias formas de chegar até o consumidor final e que a internet possibilita que ele venha até a sua empresa e não o contrário. “O ideal é agir com criatividade e propor soluções totalmente fora da caixa para, aí sim, se aperfeiçoar dentro das estratégias para conseguir alcançar o cliente e de uma forma muito mais eficaz”, falou.
André Patrocinio concluiu o evento explicando que a criatividade precisa ser simples, acessível e assertiva. “A criatividade é uma habilidade e essa característica pode ser desenvolvida, basta ter interesse”, finalizou.
Sobre a Etus
Uma agência de marketing digital, três sócios e uma solução que resolveria um problema interno e posteriormente, melhoraria os processos de várias outras agências. Há 5 anos, os sócios André Patrocínio, Márcio Niasa e Bruno Rafael Nery perceberam a necessidade de otimizar os processos com bom monitoramento. Desenvolveram então um sistema próprio que substituiria várias plataformas, concentrando todas as ferramentas em uma só.
Do uso interno, a Etus cresceu de modo espontâneo. “Conforme íamos utilizando a ferramenta na nossa agência, percebíamos como aquele sistema tinha potencial para resolver as dores e necessidades de outras pessoas. Ao longo de 4 meses usamos internamente, testamos, aperfeiçoamos e quando resolvemos oferecer para o mercado tivemos 100 vendas no primeiro dia”, conta André Patrocínio.
A Etus teve um crescimento exponencial em todo território nacional. Na contramão das empresas de tecnologia, a startup decidiu fincar raízes na cidade onde nasceu, apesar das oportunidades e dos convites para levar a sede para capitais como São Paulo e Florianópolis, consideradas polos de tecnologia.
No ano de 2020 a Etus foi comprada pela Locaweb, líder em serviços digitais no Brasil para empresas de pequeno e médio porte.