Home  Imagens  Contato  Clássico
Movimento construção saudável apresenta cartilha impermeabilização é saúde

O lançamento acontece durante a Virada Sustentável,
com aula de yoga online ao vivo

No próximo dia 18, sábado, o Movimento Construção Saudável lança cartilha inédita sobre a importância da impermeabilização dos imóveis para o bem-estar das pessoas. Intitulada “Impermeabilização é Saúde” a publicação estará disponível gratuitamente, online. A apresentação acontece durante a Virada Sustentável de São Paulo, no evento “Construa bem, respire bem e viva melhor”, com uma aula de yoga ao vivo, com foco na melhoria da respiração para diminuir o estresse e a ansiedade.

A cartilha Impermeabilização é Saúde tem como objetivo orientar a população, empresas e cidadãos sobre os problemas causados pelas patologias das edificações à saúde humana, em especial aqueles provocados por infiltração, umidade, mofo e bolor, que contribuem para o agravamento das doenças respiratórias. A publicação está em consonância com o 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) para 2030: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

“A Cartilha fornece uma breve visão sobre os principais problemas dos imóveis com relação à umidade e infiltrações, descreve alguns efeitos potenciais nocivos à saúde associados à exposição ao mofo e ao bolor, como evitá-los e a importância da qualidade do ar em ambientes internos”, conta o diretor executivo do Movimento, Julio Barbosa. “O formato online foi escolhido para ampliar o acesso. As pessoas podem consultá-la em qualquer região do país, pelo celular, tablet ou computador”, acrescenta.

Principal festival de sustentabilidade do país, a Virada Sustentável é uma das apoiadoras da Cartilha. Durante o lançamento, a professora Carla Giacomelli, pós-graduada em Hatha Yoga, com formação em Iyengar Yoga e terapeuta Ayurveda, demonstra em uma aula prática a importância da respiração para a qualidade de vida, para a diminuição do estresse e da ansiedade.

Para falar sobre a importância do Movimento e da impermeabilização para a qualidade de vida e bem-estar também marcam presença os representantes das empresas Mactra, Sika, Viapol e Vedacit, responsáveis pela criação do Movimento Construção Saudável.

“Nosso empenho é para que cada vez mais a sociedade tome consciência da relação de causa e efeito entre construção saudável e qualidade de vida. O lema Impermeabilização é saúde deixa claro nossa preocupação com a conscientização e a mobilização da sociedade para a relação entre a impermeabilização das edificações e a saúde humana”, ressalta Ariovaldo Torelli, diretor geral da Viapol.

Idealizada e produzida pelo Movimento Construção Saudável, além da Virada Sustentável, a Cartilha conta com o apoio do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), Centro Universitário FAM, Doutor Fam, PNQAI (Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno) e Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

O Movimento Construção Saudável também participa da Virada Sustentável com a frase \"Movimente-se, Reconstrua-se: a atitude de mudar o mundo é sua!\". O festival convidou centenas de organizações da sociedade civil e agências da ONU para criarem mensagens para um mundo pós-pandemia e esta é uma das selecionadas. As frases, acompanhadas de uma imagem artística, serão projetadas pela cidade no mobiliário urbano, nas escadas do Metrô, em empenas de edifícios, em painéis eletrônicos e durante a transmissão ao vivo dos shows, até 22 de setembro. Confira todas em: https://www.viradasustentavel.org.br/minhamensagem.

Serviço:
Lançamento da cartilha Impermeabilização é Saúde com aula de yoga
Data: 18 de setembro, sábado
Valor: gratuito
Local: canal do Movimento Construção Saudável no YouTube
Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=YFmU96dWx-4

Sobre o Movimento Construção Saudável

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Propaganda e Marketing  Saúde  Telecomunicações

Empresa: RelatioNOW
Contato: Paula Ferezin