Home  Imagens  Contato  Clássico
Educação: cidadania enfatizada no programa escolar
Educação para a cidadania, trabalhando preceitos como solidariedade e compreensão sociopolítica, princípios que integram a Metodologia Montessoriana, adotada pelo Colégio Sion. Foro: Divulgação

VOLTA ÀS AULAS: EDUCAÇÃO DIRECIONADA À CIDADANIA É TENDÊNCIA EM FOCO NA ABORDAGEM DO SION CURITIBA

Uma das fortes tendências no campo educacional está em metodologias e diretrizes voltadas ao desenvolvimento da inteligência espiritual em jovens e crianças, abrangendo fortemente a formação para a cidadania

Uma educação voltada a formar cidadãs e cidadãos conscientes e ativos na sociedade vem a cada ano ganhando efetividade na prática educacional. No Brasil, as diretrizes para a educação neste sentido estão se intensificando, tanto por parte do programa do Ministério da Educação tanto por parte das instituições educacionais, que passam a adotar modelos transversais de formação para a cidadania, em que o tema é abordado de forma multidisciplinar e integrada às diversas atividades da escola. Desta forma, uma educação voltada para o desenvolvimento de um ser humano pleno, apto não apenas intelectualmente, mas também emocional, moral e eticamente, se mostra uma forte preocupação tanto de pais quanto de educadores na atualidade.

Conceitos como compartilhamento, confiabilidade, transparência e coletividade emergem como práticas sociais que crescem na contemporaneidade e parecem ser muito mais que tendências passageiras. Diante deste quadro, as preocupações de pais e educadores se ampliam e vão muito além de uma excelente formação técnica. Metodologia de educação que surgiu no século 20 a partir dos preceitos de Maria Montessori, o Método Montessori vem, desde a origem, contemplando um propósito educacional que enxerga o ser humano de forma mais global e integrada – daí, hoje, estar em evidência em áreas diversas, além da educação formal. Entre estes conceitos, bastante em evidência na contemporaneidade, está a questão da inteligência espiritual. O tema foi, inclusive, abordado no Encontro de Educadores Montessorianos, realizado nos dias 15 e 16 de novembro e sediado pelo Colégio Sion Curitiba.

Juliana Boff, coordenadora pedagógica do Colégio Sion Curitiba, abordou o tema “Silêncio e Espiritualidade”, fazendo a correlação entre a quietude interior e a maior capacidade da criança em fazer a leitura de suas emoções. Sua oficina foi ao encontro do que Maria Montessori intitula como educação cósmica.

EDUCAÇÃO CÓSMICA
Dentro do conceito de educação cósmica, o aluno compreende a si mesmo como parte integrante do universo. Assim, desenvolve noções de autocuidado e uma maior consciência com relação ao que está ao seu redor. “Trabalho em equipe, criatividade, proatividade, autonomia, curiosidade e iniciativa são questões que Maria Montessori sempre defendeu, além de valores como solidariedade, cooperação, ética de maneira geral. Montessori é a educação para o século XXI”, assinala a presidente da OMB, Sônia Maria Braga.

Por sua vez, a diretora científica da OMB, Edimara de Lima, ressalta que o Método Montessori engloba princípios universais. Entre eles a educação para a paz, a autoeducação e a visão cósmica no sentido da responsabilidade do homem em relação ao outro.

“Ao desenvolver o silêncio interior, a criança começa a nomear os seus sentimentos e isso traz maior percepção de si. Com isso, estamos ajudando a formar um adulto equilibrado emocionalmente”, orienta Juliana Boff. “Essas crianças também passam a observar a diversidade, a inclusão e a solidariedade como seus valores e, indiretamente, também trabalham sua espiritualidade”, aponta a coordenadora pedagógica do Sion Curitiba.

SOBRE O SION CURITIBA
A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain. Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 112 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

Serviço:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION DE CURITIBA
Bairros: Sion Batel e Sion Solitude
Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral
Fone: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude)
Endereço:
Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel)
Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude)
Site: http://www.sioncuritiba.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/sioncuritiba