Iniciativas fomentadas por uma das maiores empresas de marketing de afiliados ajuda empresários em sua expansão para outros mercados
Como uma das grandes empresas de marketing de afiliados e de influência, a Awin já auxiliou várias empresas nos últimos anos a alçar voos maiores, expandindo suas marcas e aumentando ganhos ao conquistar novos mercados no exterior. Isto porque, devido a toda a sua experiência em processos de expansão, a Awin detém grande conhecimento sobre boas práticas de internacionalização para apoiar empreendedores que almejam prosperar no próprio negócio.
Para começar, a expansão de qualquer marca envolve bastante planejamento, informação e coragem para se lançar em um contexto completamente novo de mercado. Nesse sentido, a Awin presta suporte dando insights sobre o mercado, ajuda também a integrar e motivar a cooperação entre equipes da companhia com novos profissionais e afiliados parceiros que trabalharão nos novos mercados, certificando que todos sabem o que a empresa em expansão faz, os produtos e serviços oferecidos e a performance desejada nos outros países.
Além disso, a Awin também reforça a necessidade de adotar cinco iniciativas essenciais ao processo de expansão de uma marca:
• Análise seus dados - é muito importante analisar os dados disponíveis sobre como sua marca desempenha no atual mercado, conhecer dados sobre o mercado consumidor que se pretende ingressar e quais as particularidades a enfrentar. Ao acessar a plataforma da Awin é possível obter algumas informações para avaliar quais os melhores países para investir a fim de tornar a expansão mais segura e rentável.
• Tenha paciência – é preciso ser paciente para esperar os resultados dos investimentos, afinal é preciso investir antes, para que possa obter um retorno e o tempo que isso vai levar depende do modelo de negócio.
• Entenda que todo mercado é diferente - mesmo que, em um primeiro momento, os resultados sejam bons ou ruins, sempre é importante estar ligado às particularidades de cada mercado de ingresso, pois eles têm culturas diferentes e diferentes padrões de consumo. Então, realmente é necessário prestar muita atenção às tendências locais, costumes locais e coisas que são diferentes nos outros países e que podem afetar o negócio.
• Adote uma abordagem local - é muito importante contar com uma equipe local em cada país. Adotando essa abordagem local por meio de um porta-voz, por exemplo, é possível melhorar o contato da marca com o novo mercado a ser explorado, pois ele sabe sobre o país, fala o idioma e pode alcançar os anunciantes e as redes de afiliados que se quer trabalhar. Isso facilita a mudança para um novo território. Ao invés de tentar fazer tudo em inglês, é melhor fazer no idioma local.
• Procure estabelecer contatos presenciais - encontrar as pessoas com quem se pretende trabalhar, não somente por telefone e e-mail, mas também pessoalmente, é a melhor maneira de fazer negócios e criar um networking em outras localidades. É a partir destes contatos, que realmente se constrói relacionamentos e se é mais bem sucedido estabelecendo parcerias.