Home  Imagens  Contato  Clássico
Fome no mundo aumenta e solução passa pelo comércio local
...

Em 2018, o planeta registrava 821 milhões de pessoas em estado de fome. Passada a pandemia em seu estágio mais impactante, e os recentes conflitos na Europa, o cenário em 2022 piorou com o incremento de mais 193 milhões de pessoas nesta mesma situação. Este aumento de mais de 20% representa aproximadamente um bilhão de pessoas incapazes de se alimentar dignamente.

No Brasil, nove  milhões de brasileiros estão passando fome segundo o estudo Insegurança alimentar e Covid-19 no Brasil, publicado agora com dados de 2021 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN). Este cenário se deteriora quando o mesmo estudo mostra que 19.1 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar, expressão criada para determinar quando uma pessoa não tem acesso regular e permanente de alimentos em quantidade e qualidade suficiente para sua subsistência.

Brasil de volta ao Mapa da Fome
Para Fabian Júnior, Co-founder da SaveCash, Empresa de Capitalismo Consciente que busca acabar com a fome do mundo, a fome é o principal problema mundial: “Basta olharmos os números para constatar como o retrato da fome voltou a assombrar o planeta e, em especial, o Brasil. Em 2014, nosso país havia saído do Mapa Mundial da Fome e agora estamos em uma posição claramente preocupante, com cenas de brasileiros tentando encontrar restos de carne e ossos que sobram dos abatedouros”

O fato do Brasil ser o 4º maior produtor de grãos do mundo é contrastante com outro dado alarmante: o país ocupa a 10ª posição dos países que mais jogam comida fora, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização britânica de resíduos WRAP.

“É possível acabar com a fome no mundo começando por aqui, em nossos próprios bairros, por algumas soluções pontuais capazes de ajudar as pessoas. Existe o vale+social, que nada mais que um auxílio de 50 reais da SaveCash em que a pessoa se cadastra, prova que realmente está em uma situação que necessita desse auxílio, e quando ele estiver disponível, a pessoa recebe”.

Outra ação da SaveCash para combater a fome é o cashback social, que além de ajudar todos com um percentual de volta para consumir nas lojas, destina uma parte de qualquer compra para ser utilizada para projetos sociais, como a distribuição de cestas básicas para moradores em situação de risco alimentar: “As ideias estão no ar e a ferramenta para começar o fim da fome global já existe” completa Fabian.

Editorias: Economia  Negócios  Recursos Humanos

Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior