Home  Imagens  Contato  Clássico
Quanto tempo o vinho pode permanecer aberto?
...

Quanto mais tempo, melhor. Quem nunca ouviu essa frase sobre o tempo do vinho? A duração de um vinho está sempre ligada à oxidação, portanto quando abrimos uma garrafa é bom ter em conta um certo tempo para consumir.

“Assim que a bebida entra em contato com o oxigênio, ela passa a se transformar, mas nem sempre consumimos um vinho inteiro assim que abrimos uma garrafa. O grande problema não é a quantidade de ar que fica entre o líquido e a boca do gargalo após a garrafa ser aberta, mas sim a quantidade de oxigênio que o vinho absorve tão logo abrimos uma garrafa” explica Ricardo Gura, sócio proprietário da VinVino, e-commerce de vinhos para todo o Brasil.O fato é que garrafas abertas e mantidas sem qualquer intervenção para limitar o contato com o oxigênio vão durar, no máximo, até dois dias na geladeira. Ricardo lembra que isso depende de cada tipo de vinho e, se houver maior cuidado, com retirada do ar através de aparelhos que criam vácuo, é possível ter seu vinho por mais tempo, chegando em até uma semana. Confira quanto tempo cada vinho pode permanecer tão logo seja aberto .Vinhos brancos ou rosés
“Estas categorias de vinho conseguem suportar dois dias abertos na geladeira. Rótulos mais robustos podem ser apreciados por até quatro ou cinco dias após abertos, sem problema algum, mas os rosés, com perfil aromático, o melhor é consumir em até dois dias mesmo. para não perderem rapidamente seus aromas”.Espumantes
“Todos sabem que o dióxido de carbono ajuda a proteger os espumantes, mas isso acontece quando se usa tampas adequadas. Garrafas abertas que estão mais cheias podem ser consumidas em até três dias, desde que a pressão seja mantida 100% do tempo. Lembrando que perdemos um pouco de pressão assim que a garrafa é aberta. Já nas garrafas que estão pela metade, o ideal é consumir em até dois dias com o perlage intacto”.

Vinhos fortificados
“Falando de Xerez Fino e Manzanilla, o consumo pode acontecer em até uma semana. Amontillado e Oloroso aguentam incríveis oito semanas após a abertura. Já vinhos do Porto Ruby e LBV ficam bem por até uma semana. O Porto Tawny, de até 20 anos permanecerá em boas condições por duas a três semanas. O famoso Vinho Madeira, dizem, dura até um ano pelo seu estilo, mas o melhor é consumir em, no máximo, uma semana.”

Vinhos tintos
“Vai depender muito de cada rótulo, mas a maioria consegue se sustentar de três a quatro dias na geladeira. Mas preste atenção se for um vinho mais robusto, com mais taninos: neste caso, o prazo de validade na geladeira é entre cinco ou seis dias.

A VinVino possui vinhos de todos os estilos para seu paladar e, ainda por cima, te ajuda a consumir de maneira mais eficiente seu rótulo.

Editorias: Gastronomia

Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior