Home  Imagens  Contato  Clássico
Bibi celebra 73 anos de sucesso como calçadista pioneira no segmento infantil

O dia 25 de abril marca os 73 anos da Calçados Bibi, por meio de uma história de pioneirismo e inovação no segmento infantil do setor calçadista. Uma trajetória que conta com uma rede de 148 lojas no Brasil e na América Latina. Presente em mais de 3,5 mil multimarcas, além da exportação com marca e design próprio, a empresa familiar, atualmente, conta com uma gestão que está em sua terceira geração, sendo comandada pela presidente, Andrea Kohlrausch, que assumiu o cargo há três anos, quando a marca completou 70 anos no mercado.

A Bibi foi criada em 1949 em Parobé, no Rio Grande do Sul, por Albino Eloy Schweizter. O nome da rede veio pela admiração do fundador da empresa e sogro de Marlin Kohlrausch pela atriz Bibi Ferreira. Hoje quem preside a empresa é a filha de Marlin, Andrea Kohlrausch, da terceira geração da família. Atualmente, a companhia já exporta 22% de toda a sua produção para mais de 70 países. Do total produzido pela Bibi, mais de 2 milhões de pares de sapatos por ano, 36% são vendidos para lojas multimarcas e 42% são colocados no mercado em lojas próprias e franquias, projeto criado em 2008, após análise de mercado, como uma estratégia para o Varejo. Além disso, a empresa mantém uma fábrica em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA) que empregam 1,2 mil funcionários.

“Quando era presidente, Marlin explica que eles analisaram o cenário e perceberam que 70% dos calçados do mundo eram produzidos na China. Diante disso, para a marca sobreviver neste mercado de forma competitiva, a equipe precisava vestir a camisa e inovar. Com o time engajado, foi possível administrar os custos. Segundo ele, os gestores sabiam que nada teria sucesso se não fosse a colaboração dos colaboradores, o ponto chave de toda nossa estratégia. Outro ponto importante para longevidade corporativa foi a construção de uma marca forte. Se não fizéssemos o movimento de ingressar no Varejo, não conseguiríamos ter o controle do processo como um todo. Após observar e analisar o mercado, colocamos em prática a abertura de lojas próprias e ingressamos no mercado de Franchising”, revela Andrea.

Em 2014, mais uma vez numa atitude inédita no mercado brasileiro de calçados infantis, a Bibi, em parceria com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos), decidiu monitorar todos os seus materiais e utilizar somente aqueles que estão de acordo com os padrões internacionais quanto a substâncias tóxicas, assegurando o desenvolvimento saudável das crianças e a tranquilidade das mães e pais ao vender apenas produtos não tóxicos.

A marca também se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, descarte de resíduos, além da relação com funcionários e a comunidade. Vários movimentos da Bibi expressam a importância da empresa no cenário nacional de calçado infantil, como a Fábrica de Talentos, que, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 21 anos. Além disso, a empresa elaborou compromissos com base na agenda ESG, nos âmbitos social, econômico e ambiental, que devem ser colocados em prática até o ano de 2030. A rede é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

“Em constante evolução, aderimos e melhoramos os projetos ano a ano, principalmente de transformação digital. Assim, oferecemos aos consumidores diferentes serviços, que permitem a comodidade e praticidade no ato da compra. Dessa forma, disponibilizamos diferentes opções aos clientes, que podem contar com os benefícios do e-commerce, Prateleira Infinita, Clique e Retire, Entrega Expressa, Bibi Delivery e Bibi em Casa. Além de promover fácil acesso e uma experiência de compra aos pais que buscam calçados para crianças de 0 a 9 anos, a integração e diversificação de canais também auxilia na experiência personalizada aos consumidores e, consequentemente, no faturamento das lojas que fazem parte da rede. Também investimos em um novo layout fabril e no aumento da capacidade produtiva, que busca otimizar a linha de produção de calçados e o tempo de execução das tarefas. Vale ressaltar que todas as nossas ações são desenvolvidas com base em nosso propósito de fazer o bem, visando criar momentos e gerar boas lembranças”, finaliza a presidente.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 140 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.
Mais informações sobre a Bibi
Central de atendimento: (51) 3512-3344