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Digitalização: 5 dicas para tornar sua logística mais eficiente para o Natal
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*Por Diego Pontes
São Paulo, novembro de 2021 - Uma das datas mais esperadas pelos brasileiros se aproxima: o Natal! Mesmo sendo um ano de pandemia, 2021 movimentou positivamente o comércio do País. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, os brasileiros estão mais otimistas, por isso as compras de Natal deste ano injetarão aproximadamente R$ 68,4 bilhões em nossa economia. Este valor equivale a cerca de 123,7 milhões de consumidores voltando às compras, graças ao avanço da vacinação e a ampliação do funcionamento dos comércios nas cidades.
Com este aumento brusco nas demandas, muitas empresas viram a necessidade de digitalizar seus processos internos para garantir seus estoques, matérias-primas e mitigar possíveis riscos em suas cadeias de suprimentos e de transportes, principalmente durante as grandes temporadas de vendas, como Natal, etc.
Neste processo de digitalização, alguns pontos são essenciais para tornar e manter o processo logístico mais eficiente e assertivo e menos trabalhoso. Confira algumas dicas:
1 - Planejamento antecipado
Geralmente, o planejamento para de vendas para o Natal tem início no mês de agosto. Desta forma, todas as empresas envolvidas na operação, desde a importação de insumos/matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final, conseguem alinhar seus estoques para garantir a demanda da temporada. Um dos recursos mais utilizados no mercado gerir o volume de cargas de acordo com a demanda do momento são os softwares de previsão e planejamento de demandas. Inserindo informações de temporadas passadas e demais dados referentes ao negócio é possível gerar previsões de estoques e vendas com acuracidade máxima.
2 - Gerenciamento do processo logístico em tempo real
Tanto para os embarcadores quanto para as empresas que transportam as cargas o gerenciamento do processo logístico é essencial para manter o planejamento cada vez mais assertivo. Temos hoje o mercado ferramentas modernas com sistema de rastreamento de carga inovador que permitir a verificação do status de todas as cargas em todos os modais disponíveis, desde a origem até o destino final. Elas trazem muitas facilidades, como pesquisa do embarque por modal e termo de busca, além de formatar relatórios de KPI’s de acordo com a necessidade do cliente.
3 - Ferramentas para gerenciamento de risco
Esta é uma etapa de fundamental no processo logístico, pois auxilia as empresas a evitar grandes prejuízos durante as operações de armazenamento e transporte. Roubo de cargas, armazenamento incorreto, acidentes, multas e penalidades são alguns dos riscos com probabilidade considerável. Para mitigar essas possibilidades é necessário utilizar uma estratégia eficiente para garantir a entrega de acordo com as normas de qualidade. Para esta etapa do processo existem diversas tecnologias que podem ser implantadas de acordo com o planejamento de cada carga. Há soluções personalizáveis com algoritmos poderosos que auxiliam na otimização e execução de rotas em tempo real; outras desvendam alguns gargalos de eficiência para melhorar a experiência do cliente. Neste processo, adequar soluções de acordo com a realidade local é essencial.
4 - Integração de sistemas
Além de eliminar o retrabalho e as informações duplicadas, a integração dos sistemas que envolvem o processo logístico dão a oportunidade para que outros setores da companhia e até colaboradores de outros escritórios tenham acesso às informações do cliente, podendo assim, auxiliá-lo a qualquer momento em um embarque ou em uma cotação.
5 - Atendimento contínuo em diferentes plataformas

Nesses novos tempos, ter acesso às informações a qualquer momento é algo esperado pelos clientes. Sabemos que a opinião dos nossos clientes é algo que suma importância, por isso cada dia mais a qualidade no atendimento é fator de escolha para fechar ou dar continuidade a um novo negócio. Diversas companhias têm investido fortemente na digitalização de seus sistemas de Atendimento ao Cliente, implementando novas ferramentas como o contato via whatsapp, chatbot, dentre outros. Neste caso, o ideal é somar os novos canais disponíveis ao atendimento humano e via e-mail já utilizados para garantir a melhor experiência a seus parceiros.


*Diego Pontes é Diretor de Negócios e Tecnologia na Asia Shipping.

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