Home  Imagens  Contato  Clássico
Donos de pizzaria em Corumbá (MS) investem em dark kitchen do Divino Fogão
Divulgação/Divino Fogão

Empresários levam pratos tradicionais da rede para a cidade

Cozinha invisível opera na região há dois meses

Descoberta no Brasil em 2020, as dark kitchens são velhas conhecidas de países europeus e nos Estados Unidos. O termo se refere às cozinhas invisíveis que utilizam seus espaços para o preparo de pratos de outras marcas, com foco no delivery. Em solo brasileiro, este tipo de negócio teve seu crescimento após o fechamento do comércio devido a pandemia da covid-19. Grandes empresas, como o Divino Fogão, enxergaram neste nicho um novo formato de negócio para ampliar a atuação nas entregas em domicílio, em regiões onde não contam com restaurantes da marca. No caso da rede fundada há 37 anos, a dark kitchen é destinada para empresários que já atuam no segmento de alimentação, como bares, restaurantes e pizzarias.

Donos de uma pizzaria desde 2016 em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Danilo e Lilian Cunha decidiram apostar em uma dark kitchen do Divino Fogão. Moradores de uma cidade do interior e empresários de um negócio que funcionava apenas à noite, o casal operava em um espaço com despesa integral, mas que era utilizado durante seis horas por dia. “Já conhecíamos o termo dark kitchen, mas ainda não era tão disseminado no Brasil. Em 2020, a força das cozinhas invisíveis me permitiu conhecer o modelo do Divino Fogão, que era o que buscávamos para operar a cozinha no tempo ocioso, quando a pizzaria estava fechada”, relembra Danilo.

Há 440 quilômetros da capital Campo Grande, Corumbá é uma das cidades que, geralmente, tem uma escassa lista de marcas conhecidas de alimentação, tanto em lojas de rua, mas principalmente para atender as demandas por delivery. Este também foi um dos motivos para que os donos da pizzaria Donana investissem no projeto de licenciamento do Divino Fogão. Aliado à expertise de operar seu próprio negócio e a qualidade da rede, que não está presente na região, a dark kitchen opera há dois meses na cidade.

“Como morador de uma cidade de interior, sentia falta de marcas que são conhecidas em grandes metrópoles ou shopping centers, como é o caso do Divino Fogão. Então, ao ter a chance de levar os principais pratos de uma rede consolidada no mercado e ainda utilizar o espaço que já contava, tais fatores foram fundamentais para fechar esta parceria de sucesso”, revela Danilo. que teve todo o suporte da franqueadora e treinamento em uma unidade de Campo Grande, do Divino Fogão, para operar o delivery em sua região.

Segundo o empresário, com a sinergia entre os dois negócios, a ideia é expandir ainda mais a presença da rede em Corumbá. “Estamos no início da operação de dark kitchen, então nosso principal objetivo é disseminar a presença da rede e garantir uma entrega de qualidade e um prato saboroso”, comenta.

O projeto de dark kitchen do Divino Fogão foi idealizado em parceria com a Guersola Consultoria, e é voltado às empresas que tem experiência no mercado alimentício e desejam se tornar um licenciado da marca. Com investimento inicial baixo, de R$ 8 mil, que é destinado à compra de insumos para produção, embalagem e treinamento, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da cozinha invisível. O faturamento médio mensal é de R$ 20 mil. O intuito do Divino Fogão é chegar até o fim do ano com 50 unidades de dark kitchen em operação.

Sobre o Divino Fogão:
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com 171 restaurantes presentes em todas as regiões do País.

Editorias: Alimentos  Economia  Negócios

Empresa: DFreire