Home  Imagens  Contato  Clássico    
Festival Ativação Criativa lança série gratuita de podcasts com conteúdo para empreendedores que precisam se reinventar na pandemia

Projeto traz convidados inspiradores e apresentações de cases de artistas que conseguiram trabalhar e ganhar dinheiro na crise

O empreendedorismo, que já vinha crescendo no Brasil e no mundo, ganhou novos atores durante a pandemia. Somente nos primeiros nove meses de 2020, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,8% no País em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 10,9 milhões de registros (dados da Agência Brasil).

Contudo, dessa vez, muitos empreendedores entraram nesse setor não por vocação, mas, por necessidade de sobrevivência por conta de uma taxa de 14,6% de desemprego registrada no penúltimo trimestre de 2020, marcando o terceiro recorde histórico consecutivo na economia (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Essa nova forma de ganhar o pão de cada dia não se mostrou familiar para muitas pessoas e ainda escancarou uma necessidade por profissionalização. Por isso, a proposta do Festival Ativação Criativa é levar até esse público a experiência de um grupo de experts para ajudar as pessoas a entenderem que é possível, sim, reinventar seu negócio mesmo durante a pandemia, a partir de diferentes possiblidades e em qualquer atividade empreendedora.

Com curadoria de Cynthia Domenico e Heloísa Sobral, em março e abril a programação do Festival foi transmitida gratuitamente pelas redes sociais e os conteúdos permanecem disponíveis no YouTube Ativação Criativa. De 24 de maio a 12 de junho, esses conteúdos foram lançados em 20 podcasts que podem ser acessados na plataforma Spotify, no canal Ativação Criativa.

Em podcasts de encontros temáticos, a artista e mentora de carreiras criativas, Cynthia Domenico, entrevista 28 convidados de diferentes áreas, como: músicos, performers, poetas, videomakers, bailarino, gestores culturais, produtor musical, artistas visuais e de videodança. São 20 episódios de conteúdo transformador para chacoalhar os neurônios e ativar a mentalidade realizadora de quem ficou sem saber qual rumo tomar em suas atividades na pandemia.

O Festival surgiu dessa oportunidade de disseminar conhecimento sobre empreendedorismo criativo, levando para a tela e, agora, para o áudio, pessoas que se permitiram arriscar e inventar, com apresentações que visam a ativar e inspirar o empreendedorismo criativo, identificando as habilidades para se posicionar de forma a fazer o que gosta e ganhar dinheiro com isso.

“A série de episódios já disponível gratuitamente é uma excelente oportunidade para democratizar experiências de empreendedorismo criativo, prestando um serviço relevante, inspirador e urgente neste momento em que muitos profissionais têm que se reinventar”, conta Heloísa Sobral, curadora.

Ao longo dos três meses de programação do Festival foram envolvidos diretamente 20 profissionais no desenvolvimento de conteúdo, na produção e direção, área de comunicação e marketing digital, assessoria de imprensa, técnicos para a plataforma online e suporte administrativo e financeiro e mais de 30 artistas e palestrantes convidados.

Cynthia Domenico, curadora e apresentadora do Festival, artista e mentora de carreiras artísticas, especialista em ativação criativa, fala sobre a importância de fomentar o empreendedorismo.

“A temática do Festival Ativação Criativa é mais do que necessária no cenário atual. Não só pelos seus aspectos práticos, como também por romper inércias e limitações que impactam toda a população, estimulando as pessoas a refletir sobre novas possibilidades profissionais a partir de suas habilidades e a multiplicidade de opções que nem sempre é evidente”, explica a curadora.

Uma série de episódios para ouvir, se inspirar e ativar – A cada podcast um convidado contará como aconteceu seu processo de reinvenção e readequação de carreira durante a pandemia.

O conteúdo do Festival foi pensado para atender e inspirar caminhos para diferentes situações, por exemplo: a do profissional, cuja atividade é basicamente presencial, e teve que buscar alternativas para continuar trabalhando e gerar renda; a do profissional que é criativo, talentoso, mas tem dificuldade de gerar renda a partir do seu trabalho artístico; ou, ainda, para quem tem dificuldade de precificar seu trabalho, dentre tantas outras situações.

Entre os 20 episódios, cases de sucesso serão apresentados, por exemplo, dos arte educadores Julli Pop e Guilherme Rossi que criaram, em meio à pandemia, o projeto Mala Ateliê, um produto para as crianças que explora a arte em casa. O trabalho é resultado de uma pesquisa que partilha depoimentos de pessoas sobre o que carregam em sua mala. As Malinhas Ateliê levam para as crianças a oportunidade de perceber os espaços e as coisas, experimentar e inventar sozinhas e em conjunto, construir conhecimentos brincando. São apresentadas em ciclos e compõem uma coleção. Julli é artista-educadora e atelierista, cantora e compositora, engajada na área desde 1998, premiada por seu trabalho dentro da Educação. E Guilherme Rossi é inventor, artista e cenógrafo, tendo atuado em diferentes Bienais de Arte de São Paulo e se associado a artistas internacionais. Os dois contam, no podcast, como transformaram sua arte em produto durante a pandemia.


Em outro episódio, é possível descobrir como um artista de rua conseguiu trabalhar na pandemia. Daniel Viana, poeta de rua, com um trabalho muito interativo com o público, precisou virar seu trabalho de cabeça para baixo desde o início do isolamento e conta como tudo aconteceu no episódio 19 do podcast Ativação Criativa.

Há também a participação de artistas africanos e iranianos que vão revelar os desafios de se manterem ativos e ganhando dinheiro durante a pandemia em um país que não o de origem.

Os 20 podcasts podem ser ouvidos pelo canal Ativação Criativa no Spotify.

O Festival Ativação Criativa foi realizado pela Soma Realizações, com recursos do Edital Expresso Lab Aldir Blanc n° 40/2020, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal.

Para saber mais sobre o Festival Ativação Criativa:
Site: http://www.ativacaocriativa.com.br
YouTube: Ativação Criativa
Instagram: @ativacaocriativa
Facebook: /ativacaocriativa
Spotify: Ativação Criativa


Ficha técnica:
Curadoria: Cynthia Domenico e Heloísa Sobral
Apresentação: Cynthia Domenico
Produção executiva: Markito Alonso
Sonorização: Guilherme Chiappetta
Vídeos: Clayton João
Plataforma de transmissão: André Siroto
Design: Laura Sobral e Daniel Minchoni
Site: Estúdio Amarelinha/Marcio Yanomine
Divulgação: ACTA Comunicação Integrada

Atendimento à imprensa
ACTA Comunicação Integrada
Cristiane Sampaio // Jornalista e Assessora de Imprensa
(11) 9 9834-0264 (WhatsApp) // (11) 4551-7958
contato@actacomunicacao.com.br
http://www.actacomunicacao.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Mídia  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: ACTA Comunicação Integrada  
Contato: ACTA Comunicação Integrada  
Telefone: 11-56311866-

E-mail: cristianesampaiojornalista@gmail.com
Skype: cristiane.sampaio311
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release