Home  Imagens  Contato  Clássico
Touca hipotérmica ajuda a diminuir a queda de cabelo em pacientes em tratamento oncológico
Unidades do Instituto de Oncologia do Paraná contam com máquinas de resfriamento capilar

Passar por um tratamento oncológico mexe em todos os sentidos com quem está realizando. Não somente a expectativa por bons resultados, a preocupação com familiares, mas, principalmente, como serão os efeitos colaterais da quimioterapia (medicação utilizada). E um desses efeitos é justamente o que pode causar uma alteração na autoimagem dos pacientes: a alopecia ou a chamada queda de cabelo. Uma situação desagradável principalmente para as mulheres.

Segundo o dicionário Houaiss, a autoestima é uma qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. E é justamente a autoestima que pode ser abalada no tratamento quimioterápico quando a alopecia ocorre. Para Daniele Rabelo, psicóloga clínica do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), “A queda de cabelo pode representar uma mudança significativa na autoimagem, o que pode afetar a autoestima do paciente. Mulheres costumam sentir mais o impacto dessa mudança, pois culturalmente são ensinadas a terem uma relação diferenciada com suas madeixas. O que não significa que os homens não possam sofrer com essa mudança. Seja, portanto, homem ou mulher, a forma como a pessoa observará e sentirá a alopecia vai depender do modo como ela se enxerga e que papel o cabelo desempenha (ou desempenhava) em sua autoimagem”.

A perda de cabelo pode ser evitada?
A responsável por amenizar o impacto da alopecia é uma máquina de resfriamento do couro cabeludo, com tecnologia 100% nacional e certificada pelo Inmetro. O equipamento é da Fabinject, empresa que desenvolveu a Capelli, e funciona com temperaturas muito baixas (até 40º negativos) para evitar a alopecia. Seu sistema de resfriamento atua diretamente no couro cabeludo, feito pela circulação de ar extremamente frio por uma touca térmica. A temperatura muito baixa impede que as medicações quimioterápicas circulem pelo folículo capilar, através da diminuição da microcirculação local e constrição da fibra capilar, fazendo com que os fios de cabelo possam ser preservados. Basicamente, a máquina Freddo é a geradora de um ar extremamente frio, enquanto a Capelli desenvolveu as toucas rígidas, feitas em plástico de engenharia ABS, revestidas de espuma térmica de células fechadas, que é acoplada com uma mangueira condutora ao equipamento de ar frio (Freddo). Estão disponíveis nos tamanhos PP, P, M, G e GG.

Quem pode usar
A chamada touca hipotérmica é indicada para diagnósticos e tratamentos quimioterápicos específicos e contribui para a redução da perda dos cabelos durante o processo de quimioterapia, sendo necessário, portanto, uma rigorosa seleção de quem pode ou não utilizá-la, visto que a mesma não é indicada para todos os pacientes ou todos os esquemas de quimioterapia. “Pacientes em tratamento oncológico podem usufruir dos benefícios das toucas, independente do gênero. Ao optar pelo uso, o paciente é pré-avaliado pela equipe e instruído quanto aos benefícios do método em sua singularidade. Em todos os casos, é necessário consultar o oncologista clínico responsável pelo tratamento quimioterápico, para que ele possa liberar o uso, e a equipe de Enfermagem para ser orientado em relação às indicações e porcentagens de eficácia para cada tipo de protocolo quimioterápico. Recentemente, o IOP adquiriu quatro unidades da máquina Freddo-Capelli, que estão disponíveis na Unidade Mateus Leme (2) e na Unidade IOP no Oncoville (2)”, cita Sabrina Nunes Garcia, diretora da Enfermagem da Unidade Mateus Leme.

O dispositivo de resfriamento do couro cabeludo é operado pela equipe de Enfermagem do IOP, que fez o treinamento com o fabricante da Freddo-Capelli, e deve ser usado durante as sessões de quimioterapia. O resfriamento do couro cabeludo deverá ser feito 30 minutos antes do início da quimioterapia, continua durante a infusão e deve continuar por um período definido após a conclusão do tratamento, por mais 60 ou 120 minutos. Isso dependerá da avaliação da equipe de Enfermagem.

Cuidados pós-uso
Depois de fazer o tratamento com a touca hipotérmica, ao voltar para casa é necessário tomar alguns cuidados, como evitar lavar o cabelo com frequência, evitar o uso de produtos químicos, manusear em excesso os fios ou utilizar secador, chapinha e demais instrumentos aquecidos. Evitar prender o cabelo ou fazer penteados também não é recomendado, mas o uso de xampu a seco está totalmente liberado.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Estética e Beleza  Feminina  Saúde  Sociedade

Empresa: Bayer, Campos Comunicação