Home  Imagens  Contato  Clássico
‘A palavra é ferramenta de transformação social’, diz Mel Duarte na FIL
...

Alunos de escolas da Rede Estadual e Rede SESI de Ribeirão Preto e região, participaram na tarde desta quinta-feira (26/08), de uma conversa com a escritora, poeta, slammer e produtora cultural paulistana Mel Duarte, dentro do projeto Combinando Palavras, na 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. A FIL segue até o próximo domingo, dia 29 de agosto, em ambiente 100% virtual, com transmissões ao vivo.

Mel assistiu às produções dos estudantes, como vídeos, desenhos e poemas, baseados em sua obra, e se emocionou. “Fico sem palavras ao ver como minha obra é interpretada pelos estudantes. Agradeço toda a dedicação que tiveram, alunos e professores”, disse. “É muito importante que os jovens sejam ouvidos, a sociedade precisa voltar seu olhar para as demandas da juventude”, completou.

Perguntada sobre como ela se identifica, em meio a tantas atividades literárias que realiza, a escritora se definiu, essencialmente, como inquieta. “Sou curiosa, criativa, uma pessoa que tem um apreço muito grande pela palavra e que se deixa levar por ela para perceber que faz algum sentido neste mundo. Vejo a palavra como movimento, como uma poderosa ferramenta de transformação social, e por meio dela me fortaleço para ser quem eu sou”, avaliou.

Aos 32 anos, Mel Duarte é a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada (spoken), “Mormaço – entre outras formas de calor”. Iniciou sua atuação literária em 2006, quando começou a participar de saraus em São Paulo. É autora dos livros “Fragmentos Dispersos”, “Negra Nua Crua” e da antologia “Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta”.

Outro assunto abordado por Mel Duarte durante sua participação no Combinando Palavras foi a importância da presença dos pais no crescimento das crianças. A escritora usou da experiência que teve com seu pai, com quem, segundo ela, tem muito a agradecer. “Cresci acompanhando o meu pai grafitando pelas ruas, fazendo esse trabalho de corpo a corpo. Por ele ser um artista inquieto, sempre me mostrou que artista não vive de glamour, comentou.

A slammer mostrou que a presença do pai durante o processo de crescimento da criança é muito importante. “Meu pai foi uma pessoa que sempre conversou muito comigo sobre a sociedade e fez eu enxergar a minha beleza como mulher negra. Sempre me fez entender o quanto eu era especial”, revelou. “A presença paterna é muito importante: pais, acompanhem, conversem, tentem de fato manter uma comunicação horizontal com seus filhos. Isso é essencial, pois uma boa relação faz toda a diferença na vida dessas crianças”.

Projeto de vida

Por fim, Mel Duarte revelou que nunca tinha pensado que a escrita seria sua profissão. “Comecei de uma forma muito despretensiosa: aos oito anos comecei a escrever poesia, período em que eu passei a me interessar pelas palavras”, relembrou a escritora, revelando que a poesia começou como brincadeira, mas foi ali que encontrou uma forma de se comunicar com o mundo.

Combinando Palavras

Compondo a agenda da FIL pelo 4º ano consecutivo, o Combinando Palavras é um projeto pedagógico e social que busca desenvolver os pontos de vista literário e artístico dos estudantes envolvidos, a partir da ponte entre eles e as obras dos autores escolhidos. Direcionado a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das redes pública e privada de Ribeirão Preto e região, a atividade conta com parceria e apoio da Secretaria Municipal da Educação, da Diretoria De Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, Escola Social Marista Ir. Rui e Rede SESI. Desde seu início, o Combinando Palavras envolveu mais de 21 mil estudantes, de 160 escolas, em 14 cidades da região de Ribeirão Preto. Vídeos com os trabalhos produzidos pelos estudantes foram mostrados a Mel Duarte.

Para acompanhar a programação completa da FIL, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e o canal do YouTube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Sobre a 20ª FIL

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 2021 chega com uma edição histórica com participações internacionais e formato 100% on-line. Com 20 anos de história e 19 edições realizadas, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas, com 6 milhões de leitores visitantes.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do YouTube (FeiraDoLivroRibeirao).

O evento dispõe de uma livraria virtual com obras de todos os autores participantes do evento, a preços acessíveis, que também pode ser acessada pelo site da Fundação. Já para participar da plateia virtual, as inscrições são feitas pelo Instagram @fundacaolivrorp

Até o próximo domingo (29), a programação da 20ª FIL segue reunindo nomes importantes no cenário cultural nacional e internacional. Totalmente gratuito, o festival literário é acessível, com interpretação em Libras para todas as atividades, autodescrição e legendas nas atrações internacionais em que os participantes não falam a língua portuguesa. No total, o evento apresenta cerca de 60 atividades e 110 horas de programação.

Protocolos de Saúde

Toda a equipe e convidados que participam presencialmente do evento seguem a um rígido protocolo de saúde obrigatório, que inclui testagem e uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), como máscaras e protetores faciais.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do Youtube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Realização

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam:

A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto conta com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida. Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia

Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada