Home  Imagens  Contato  Clássico
Websérie \"As histórias avoadas da menina passarinho\" apresenta quarto episódio neste sábado (24)
...

Narrativas de histórias infantis promovem diálogo entre a literatura, o teatro, a música, o audiovisual, com principal apelo à poesia. A programação cultural vai até o dia 21 de agosto, sempre aos sábados, às 10h. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral

Ribeirão Preto (SP), 14 de julho de 2021 - A websérie \"As histórias avoadas da menina passarinho\" fará o lançamento do seu quarto episódio no próximo sábado (24/7), a partir das 10h, no canal do YouTube que leva o mesmo nome. Recentemente lançado, o projeto de incentivo à leitura, reúne várias expressões artísticas, desenvolvendo um diálogo entre a literatura, o teatro, a música e o audiovisual, mas a grande protagonista da série é a poesia. Ao todo serão 8 episódios, todos disponibilizados de 3 de julho a 21 de agosto, todos com participação de intérprete de tradução de Libras.
Idealizado pela atriz e arte-educadora Gracyela Gitirana, que há mais de 20 anos desenvolve trabalhos para o público infantil, o trabalho conta ainda com artistas e educadores da região de Ribeirão Preto, como os escritores André Luís Oliveira e Arnaldo Jr, o ilustrador Renato Andrade e a flautista Nadine Moraes.

A cada episódio são abordados poemas de pássaros pertencentes à fauna brasileira, interpretados por duas personagens, a caçadora de gaiolas e a menina passarinha - amigas e parceiras de aventura, buscam destruir gaiolas e prisões, sejam elas concretas ou imaginárias. “Juntas descobrem na palavra, na música e nas artes em geral o poder para destruir gaiolas, correntes, cadeados ou qualquer tipo de artefato que impedem nossa mente de se comunicar com o coração”, explica Gracyela. De maneira lúdica e divertida, as personagens constroem imagens poéticas, convidando o espectador ao jogo, a brincadeira e ao sonho.

Realizado com apoio do programa de ação cultural - ProAC, lei estadual de incentivo à cultura, o projeto foi criado e produzido para atender às necessidades de cultura e entretenimento diante da nova rotina de distanciamento social, mas sem perder interatividade com o público. Esse caráter participativo fica por conta de uma proposição ao final de cada episódio, quando um convidado especial lança desafios às crianças: como, por exemplo, fazer uma roda de conversa com a família e contar uma história, desenhar seu melhor amigo ou ainda escrever uma carta para alguém distante.
Para Gracyela Gitirana, atriz que interpreta a caçadora de gaiolas do enredo, este trabalho mostra o quanto a leitura pode ser imbuída de prazer e significado, despertando a imaginação, criando asas às palavras e permitindo que elas levem o público para um voo cheio de conhecimento e aventura.
Livre para todos os públicos, todos os episódios da websérie podem ser acessados pelo YouTube: https://youtube.com/channel/UCLcTsdhRZeWWVujoXcK4wPg. Mais informações sobre o projeto estão nos canais das redes sociais.

Episódio 4: A mata X O quintal - Onde é a minha casa?
Neste novo episódio, a caçadora e a menina passarinho estão preocupadas, os pássaros soltos das gaiolas não conseguem voltar para suas casas. Onde está a mata? Neste episódio vários pássaros aparecem para mandar um recado importante sobre a natureza.
Poemas: Tiê-sangue, Araçari, Pardal e Urubu
músicas de abertura e final: “Avoadas” e “Passarinheiras”
música do tiê-sangue: “Tiê”
música do Araçari: “De be Música do Pardal: Que tal, pardal? m com a vida”

SERVIÇO:
O que: Websérie “As histórias avoadas da menina passarinho\" Próxima apresentação: Quarto episódio, no próximo sábado (24/7), às 10h
Plataforma de exibição: Canal do YouTube: https://youtube.com/channel/UCLcTsdhRZeWWVujoXcK4wPg

Agenda (próximos episódios):

24 de julho - Episódio 4: A mata X O quintal - Onde é a minha casa?
31 de julho - Episódio 5: Cartas surpresas trazem boas lembranças
7 de agosto - Episódio 6: Brincado de fazer teatro poético ou seria poesia teatral?
14 de agosto - Episódio 7: Festa da poesia!
21 de agosto - Episódio 8: Quando um livro termina, não é o fim… é um recomeço!
Obs. Exibição, sempre aos sábados, a partir das 10h.

Editorias: Cultura e Lazer  Feminina  Internet  Masculino  Mídia

Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada