Home  Imagens  Contato  Clássico
40tena Cultural encerra atividades em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+
...

A última semana de atividades que celebram o mês do Orgulho LGBTQIAP+ terá a presença da primeira mulher trans nas Forças Armadas do Brasil, Bruna Benevides. Ela participa do bate-papo “A Utopia da Igualdade”, com a drag queen, ativista e produtora cultural, Ruth Venceremos. A atividade será transmitida ao vivo, nesta quarta-feira (30/06), às 20h, no Instagram, plataforma digital e canal do YouTube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre o tema do bate-papo, a militar explica qual seria a utopia ideal e o que pretende abordar. Segundo ela, os principais pontos para conquistar uma sociedade com igualdade é reconhecer a subjetividade e os atravessadores que dificultam o acesso a direitos, cidadania e a humanização de grupos excluídos. “Queremos que o Estado repare a injustiça que esses grupos tenham enfrentado ao longo da história. É uma utopia, porque é óbvio, estamos vivendo e dialogando sobre uma estrutura que é capitalista, mas pautada no racismo, na misoginia, na transfobia e em várias formas de inferiorizar grupos e hierarquizar relações sobre outros”, comenta Bruna.

Ela ainda explica que o espaço para conversar sobre o tema é de extrema importância. Para que, de alguma forma, inclua essa discussão que já é feita pelo movimento LGBTQIAP+, por pesquisadores, estudiosos e outras pessoas dentro da política. “Esse debate deve ser ampliado para o cidadão comum, para os participantes diretos e indiretos”, diz a militar.

“O público pode esperar, principalmente, posicionamentos críticos, mas também propositivos, para que consigamos avançar em uma sociedade democrática, que favoreça o diálogo, que todas as pessoas que, de alguma forma, se sintam injustiçadas, possam pensar e refletir juntamente para garantir o bem-estar social tão sonhado”, finaliza Bruna.

Educação em debate

No sábado (3/7), acontece a atividade “Da renovação da vida – Inspirada em Cidinha da Silva”, com a contadora de histórias Thayame Porto. A contação acontece ao vivo, às 16h, no Instagram, plataforma digital e YouTube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Essa será a primeira atividade de julho, abrindo o tema do mês: “Educação para todos”.

Segundo a contadora, o livro aborda lugares afetivos dos saberes e da educação. Lendo a obra de Cidinha da Silva, a contadora entendeu o contexto educativo e que as redes públicas estão trabalhando nessa perspectiva. “É um livro que fala da transmissão do conhecimento a partir da oralidade, o quanto esses territórios estão além da sala de aula, podendo ser embaixo de uma roseira. E o quanto um caderno também pode ser um pedaço de madeira ou pedaço de planta”, explica.

Thayame diz que essa história vem para conversar sobre o quanto a tecnologia está inserida no contexto de aprendizagem. “Estamos expandindo a nossa capacidade auditiva, sentindo o crescimento dos veículos audiovisuais”, comenta, ainda fazendo referência ao crescimento da produção de podcasts durante a pandemia. Uma nova plataforma, segundo ela, para ouvir como forma de conhecimento enquanto estamos fazendo outras coisas que precisam de mais urgência.

Sobre Bruna Benevides

Militar da Marinha, 1ª mulher trans na ativa das Forças Armadas Brasileiras, coordenadora do Pré-vestibular social PreparaNem Niterói desde 2016, secretária de articulação política da Associação Nacional de travestis e transexuais, autora da pesquisa e monitoramento da violência contra pessoas trans no Brasil. É um dos maiores nomes do ativismo em defesa dos direitos das pessoas trans e travestis do país, com reconhecimento internacional.

Sobre Ruth Venceremos

Drag Queen, Ativista LGBTI+ e Produtora Cultural. Co-fundadora do Distrito Drag, coletivo de artistas transformista do DF e integrante do Coletivo LGBT do MST.

Sobre Thayame Porto

É artista da palavra. Autora de “Carrego Comigo” e “Maria Chá e João Café”. Fundou uma biblioteca na sua Kombi e viajou o Brasil e Uruguai dirigindo e lendo para crianças. É mestre em Educação pela Federal de São Paulo e faz das ruas o seu território educativo.

SERVIÇO:

Bate-papo “A Utopia da Igualdade”
Com Bruna Benevides, primeira mulher trans nas Forças Armadas do Brasil, e Ruth Venceremos, drag queen, ativista LGBTQIAP+ e produtora cultural;
Data: 30 de junho, quarta-feira;
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e YouTube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Contação de história: “Da renovação da vida – Inspirada em Cidinha da Silva”
Com Thayame Porto, contadora de histórias