Home  Imagens  Contato  Clássico
Sempre é época para ler um bom romance
...

Belo Horizonte (MG), 7 de junho de 2021 - Quem resiste à leitura de um bom romance? E se ele for ambientado em um tempo e locais que nos obriguem a viajar por outras culturas, outros comportamentos, outros estilos de vida? Pois é isso que torna os romances de época, ou históricos, um sucesso de público. Ao abordar histórias fictícias ambientadas em um determinado período, o autor deste gênero atrai a atenção do leitor, notadamente as leitoras, para suas histórias emocionantes, representadas em séculos passados e, geralmente, com um desfecho de tirar o fôlego.

Um outro tempo, um outro modo de enxergar o amor, às vezes tão banalizado hoje, na sociedade da rapidez, dos resultados imediatos. “O mundo atual é tão instantâneo, tão urgente, que às vezes tenho a sensação que estamos perdendo nossa essência. É legal voltar um pouco para o que era ‘primitivo’ e tentar evoluir mais com isso. Refletir sobre o que passou e o quanto a sociedade já caminhou e já regrediu com o avanço dos séculos”, observa a pernambucana Luara Borba, 28 anos, autora de “Predestinados”, livro lançado no formato digital em 30 de abril deste ano, com pré-vendas a partir de maio para a versão impressa pelo Grupo Editorial Portal, sediado em Belo Horizonte e que possui, em seu catálogo, romances de época (selo Reino), além de outros selos dedicados à fantasia (Portal), ao autoconhecimento (Caminho), ao mistério, suspense e policial (Distrito), romances contemporâneos (Segredo) e outros.

Mas o que leva uma história vivida em um tempo tão distante chamar a atenção, especialmente, das mulheres, em pleno século 21? “Acredito que as leitoras se identificam com a busca pelo grande amor, mas isso cabe em histórias românticas narradas em qualquer tempo. No entanto, o que mais atrai quem lê romances de época é a beleza e o cuidado dos flertes antigos, como era feita a corte, a delicadeza e o respeito com que os homens tratavam as mulheres a quem admiravam”, responde a carioca Silvana Barbosa, autora de 25 livros, que descobriu o gênero como leitora há dez anos e se apaixonou. “Gosto de escrever este tipo de romance. Fico realmente motivada quando penso em retratar uma história de amor em antigos períodos da história, e a imaginação rola solta. Mocinhos sedutores, mocinhas fortes, uma história de amor que desafia costumes e vence obstáculos, uma boa ambientação e claro, um final feliz”, completa a escritora, que tem cinco obras da série Libertinos, ambientados na era vitoriana, no catálogo da editora mineira.

Um olhar para trás
Para buscar elementos para contextualizar suas histórias, nada melhor do que mergulhar em tempos antigos. “Minha motivação para escrever vem da fascinação que tenho por História. Os romances de época têm o poder de nós levar ao passado”, explica a jornalista mineira Flávia Padula, mais de 70 livros escritos depois do sucesso de “O Duque”, em 2015. Esse livro que é best seller da Amazon está também no catálogo do Grupo Editorial Portal.

“Uma busca que também vem de documentários. Adoro assistir qualquer programa que traga um pouco de curiosidades históricas, e isso acaba me inspirando. Também leio romances que foram escritos por autores que viveram em diferentes épocas, como Victor Hugo, Alexandre Dumas, Jane Austen. Tudo isso me ajuda a entender melhor como as coisas aconteciam naqueles tempos”, revela Luara.

Já que o “nosso tempo” é marcado por tantas incertezas, por que não buscar um refúgio nas páginas de um romance vivido em outra época? Uma certeza de um final feliz.

Sobre as Autoras
Flávia Padula
Jornalista, filha, irmã, mãe, esposa, amiga, dona de casa, mulher e escritora. Escreveu o livro jornalístico Quisisana, uma história, uma vida. Recebeu vários prêmios literários no Brasil. Também é autora dos romances históricos O duque, O Yankee, A Carta, O Conde de Denbigh e a Casa da Colina e na literatura contemporânea Uma Segunda Chance, O Falcão do Deserto e do conto Escolhas. Também lançou a Comédia Romântica Quero Me Casar e outros contos eróticos publicados pela Amazon.

Luara Borba
Luara Borba é terapeuta integrativa e adora viajar para conhecer novos lugares. Começou a escrever aos 19 anos e está sempre em busca de inspiração para transferir seus pensamentos para o papel.

Silvana Barbosa
A carioca nascida na Tijuca aprendeu a gostar de ler desde pequenina e adorava inventar histórias com as melhores amigas.
Até que a vontade de criar histórias surgiu outra vez.
Em 2012 começou a escrever seus próprios romances. Começou de forma independente, com o livro Por você, o primeiro volume da série Libertinos.
Os romances de época são os que mais gosta de escrever, criando personagens românticos e ousados, e situando-os em diversos pontos do mundo: Inglaterra, França, Escócia e Oeste dos EUA… Olhos de mel, lábios de fogo; Cavaleiros das Terras Altas e Sonhando com Romances fazem parte de suas criações.
Também escreve romances contemporâneos, em vários estilos, primando o bom humor, a sensualidade sutil e os finais felizes.

SERVIÇO
O que: Romances e autores do Grupo Editorial Portal – Selo Reino (categoria de romances de época)

Grupo Editorial Portal
Com sede em Belo Horizonte (MG) e presente no mercado brasileiro há quatro anos, o Grupo Editorial Portal vivencia uma fase de evolução de sua marca e ampliação de portfolio, em contínua busca por jovens talentos, bem como incrementa sua frente de gestão, coordenada pela editora Patrícia Trigo.

A empresa já publicou cerca de 100 obras, incluindo ebooks e hoje atua com a produção e divulgação de cerca de 25 escritores. O Grupo Editorial Portal tem apresentado uma performance de crescimento nos últimos anos e, só em 2020, totalizou um aumento de faturamento na ordem de 300%, com lançamento expressivo de 37 obras, sendo 26 livros escritos em 2020, durante a pandemia do Coronavírus, pela autora principal e fundadora do grupo, Jéssica Macedo – eleita como sucesso de vendas na plataforma on-line Amazon Kindle Store.

Conheça outros autores do Grupo Editoria Portal e seus lançamentos no site: https://grupoeditorialportal.com.br/ ou pelas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/grupoeditorialportal
Instagram: @grupoeditorialportal/