Home  Imagens  Contato  Clássico    
“Mulheres nas HQs” é tema de live da 40tena Cultural na próxima quinta-feira (6/5)
...

Programação traz debate sobre representação feminina na produção das histórias em quadrinhos. A atividade é aberta e gratuita ao público, com transmissão pela plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e seus canais nas redes sociais

Ribeirão Preto (SP), 04 de maio de 2021 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove na próxima quinta-feira (6/5), a partir das 20h, um encontro entre três quadrinistas brasileiras para uma live sobre a produção feminina das Histórias em Quadrinhos, conhecidas como HQs. A atividade contará com a participação da ilustradora Lila Cruz e a artista visual, escritora e quadrinista, Sirlanney Nogueira, com mediação da ilustradora e roteirista, Rebeca Puig. O público poderá acompanhar o bate-papo ao vivo pelo Instagram, Youtube e plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Lila Cruz é baiana, ilustradora e quadrinista. Faz quadrinhos desde 2010, tem dois livros publicados e trabalha no mercado editorial desde 2015. Atualmente, mora em São Paulo e tem sua própria loja virtual de produtos ilustrados. Sirlanney Nogueira nasceu no sertão do Ceará, publica textos e desenhos há mais de 15 anos. Artista plural, transita entre as artes plásticas e a literatura e ficou muito conhecida por sua personagem de quadrinhos “Magra de Ruim”.

Para a ilustradora Lila Cruz, cada vez mais as mulheres vêm ganhando espaço nas histórias em quadrinhos, seja através da representação nos desenhos ou no roteiro. “O modo como as mulheres são retratadas nos quadrinhos diz muito sobre quem as estavam desenhando. Eu acho que agora as pessoas estão fazendo essa reparação, desenhando corpos variados e apontando quando desenhos são aberrações”, aponta a ilustradora.

A desenhista destaca que atividades como essa são importantes, pois propiciam a oportunidade para as artistas de quadrinhos apresentarem os seus trabalhos. Na opinião dela, a produção feminina é bem diversificada e traz avanços para o mercado. “Os quadrinhos não são necessariamente só histórias de heróis. Mulheres quadrinistas fazem atualmente diversos outros tipos de histórias”, destaca Lila.

Sirlanney acrescenta que as mulheres estão roubando a cena nos quadrinhos. Mesmo citando a criação da personagem Luluzinha, em 1935, pela Marjorie Henderson Buell, segundo a ilustradora, as mulheres como criadoras, até as décadas de 80 e 90, só apareciam em raras exceções. “Aqui no Brasil, por exemplo, só nos últimos seis ou sete anos começamos a sair do armário. Vamos comemorar que estamos tomando esse espaço que sempre deveria ter sido nosso e que nos possibilitou ampliar as narrativas das HQs”, destaca Sirlanney Nogueira.

Ela ainda prevê que o futuro das mulheres nos quadrinhos é cada vez mais forte, se criado por elas. “Vai nos fortalecer cada vez mais e, de certa forma, contribuir para mais igualdade entre homens e mulheres, não só na literatura, mas em tudo na vida. A igualdade de gênero ainda é uma luta. A arte é consequência e ferramenta para ela”, conclui a artista.

SERVIÇO
Bate-papo “Mulheres nas HQs”
Com Lila Cruz, ilustradora e quadrinista, e Sirlanney Nogueira, artista visual, escritora e quadrinista. Com a mediação de Rebeca Puig, ilustradora e roteirista.
Data: 6 de maio (quinta-feira)
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram, plataforma digital e Youtube (@fundacaolivrorp, http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

40tena Cultural
O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 100 atividades e interagiu com mais de 35 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

E-mail: valter@verbo.jor.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release