Home  Imagens  Contato  Clássico
Artistas de Ribeirão Preto criam estacas estilizadas em apoio a projeto de plantio de árvores
...

Ribeirão Preto (SP), 7 de agosto de 2020 – Plantar árvores é importante para o futuro. Além das árvores serem processadoras naturais de oxigênio, elas ajudam a equilibrar a temperatura, sequestram o gás carbônico da atmosfera (reduzindo o efeito do aquecimento global) e ainda colaboram na relação entre o ser humano e natureza. São muitos os benefícios em plantar árvores e colaborar para que uma cidade seja cada vez mais arborizada. É com esse pensamento que o empresário da área gastronômica de Ribeirão Preto, Gula Biagi, um defensor da arborização consciente e autorizada e que já realizou centenas de ações de plantio de árvores em Ribeirão Preto, inicia os preparativos para o novo plantio de árvores no próximo mês de novembro. Neste ano, a ação ganha novos apoiadores: alguns artistas locais se uniram e estão desenvolvendo estacas customizadas, cada uma com a personalidade estampada do artista, levando um pouco mais de cor às ruas da cidade.

O projeto, chamado de EstacaArte, consiste em deixar um pouco da alma do artista nas estacas, que são pedaços de madeira usados como guia durante os plantios, para que as mudas enraízem mais facilmente no novo local. Quatro artistas ribeirão-pretanos já aderiram ao projeto: Renato Andrade, Heloisa Junqueira, Gui Calil e Shlomo Meir. No momento, elas ainda estão em fase de produção e as estacas serão utilizadas no período de chuvas - ideal para o plantio - de novembro a janeiro. A ideia, segundo Gula Biagi, que tem mais de 15 anos dedicados à conscientização ambiental, é atrair mais artistas para o projeto, unindo a arte e a consciência ambiental em uma única causa: mais verde para a cidade. Cerca de 300 mudas serão plantadas.

A artista Heloísa Junqueira, conhecida como Lolo Junqueira, aceitou o convite de imediato pelo sentimento que tem pelas árvores e por acreditar que os artistas podem colaborar com o projeto. “Nós artistas podemos ajudar a colorir a cidade, principalmente neste período em que estamos todos carentes de esperanças”, diz.

Outro artista que apoiou a causa é o cartunista Renato Andrade. Ele revela que admira a iniciativa do empresário e que, desde cedo, aprendeu a gostar de árvores. “Meu pai levava eu e meus irmãos para passear na mata Santa Tereza, que hoje está minguando tragicamente”, relembra o artista. Para ele, o projeto é uma excelente ideia, pois ajuda a divulgar de maneira criativa uma iniciativa em deixar a cidade mais arborizada, civilizada e com um clima muito melhor. “É com esse tipo de iniciativa que, algum dia, lá na frente, nossos filhos ou netos poderão desligar o ventilador no inverno, como estamos fazendo agora”, alerta o artista.

Gula Biagi, que atua no setor de gastronomia e eventos, não mede esforços para espalhar o verde por Ribeirão Preto. Constantemente ele preenche sua carreta de mudas e sai plantando mudas sozinho ou acompanhado por amigos e quem apoia a iniciativa. A ação vem crescendo e em 15 anos, somente em Ribeirão Preto, já foram plantadas mais de 3 mil mudas em diversas regiões. “Quero uma cidade mais arborizada, muito mais habitável do que essa ilha de calor que nós temos hoje. A preocupação com arborização na cidade é zero, tanto do poder público quanto das pessoas e comércio em geral”, desabafa Gula Biagi.

Artistas interessados em colaborar com o projeto podem ter mais informações através do telefone (16) 3636-1116.

Sobre Gula Biagi

É proprietário da empresa Gula Biagi Eventos Gastronômicos que inclui o Buffet Gula Biagi (atuante na área de organização e assessoria de eventos e buffet), a Loca Mobile (aluguel de móveis e acessórios para festa) e o Bistrô Le Gule (espaço para festas e eventos) e Rotisserrie Gula Biagi (combina congelada e pronta para ser consumida em casa). Trabalha na área de alimentação desde 1995, sempre buscando aperfeiçoamento e reciclagem em cursos de alta gastronomia e em companhias de grandes cozinheiros. Teve passagens por grandes escolas de São Paulo.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, Valter Jossi Wagner