Home  Imagens  Contato  Clássico
Quais os prejuízos do desequilíbrio emocional para o aprendizado na infância?

Escola de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é pioneira na utilização da Terapia Floral e Aromaterapia para auxiliar no equilíbrio das emoções dos alunos.

Não resta dúvida sobre a poder das emoções em nosso corpo. Equilibrá-las significa saúde. Utilizada desde tempos longínquos, mas em evidência cada vez maior nos dias de hoje, a Terapia Floral e a Aromaterapia têm o objetivo comum de auxiliar no equilíbrio das emoções.
“Sentimentos em conflito, insatisfação, incerteza, insegurança, raiva, medo, entre tantos outros, podem ser transformados com auxílio de compostos energéticos feitos de essências de flores e de óleos 100% puros”, explica Érica dos Santos Vieira, terapeuta que coordena o Meca, espaço de tratamento das emoções que fica em Uberlândia (MG) e é responsável pela aplicação pioneira das duas terapias no ambiente escolar, por meio da parceria com a Escola da Cidade, que atende há 31 anos crianças do Berçário ao 5º Ano.

Os benefícios para os pequenos...
Segundo Érica, especificamente no desenvolvimento da criança, a Terapia Floral e Aromaterapia podem ser utilizadas para ajudar na formação da personalidade e no desenvolvimento humano e de qualidades importantes para lidar com os desafios da vida, pois auxilia, entre outras coisas, no aprimoramento da:
escuta ativa
concentração
foco
criatividade
integração de informações para resolução de problemas
segurança pessoal
coragem
sociabilidade
Em contrapartida, pode trabalhar diminuindo emoções, como:
insegurança
baixa auto estima
timidez
medo
“No caso dos óleos essenciais, além de equilibrar disfunções emocionais, muitos são antissépticos e estão entre os mais potentes protetores da natureza contra bactérias e outros organismos infecciosos, possuindo uma ampla gama de propriedades curativas. Podem ser utilizados de forma eficaz para manter a saúde, estimulando a regeneração celular, aliviando dores, combatendo bactérias, fungos e outras formas de infecções”, completa a terapeuta.

O uso na escola
“Florais e óleos essenciais não possuem contraindicações a priori e podem ser usados em qualquer idade, contanto que seja feita a avaliação correta por um profissional qualificado para a prescrição das essências”, ressalta Érica.
Segundo a terapeuta, para prescrição dos florais e óleos essenciais, é preciso ouvir pais e professores. “Primeiro, traçamos o perfil dos alunos para que possamos encontrar as essências que vão contribuir para um ambiente mais harmonioso, para depois produzirmos os sprays feitos com blends de óleos essenciais e fórmulas específicas de essências florais que são borrifados no ambiente. Por exemplo: na Escola da Cidade temos salas cuja demanda é por mais concentração, outras requerem maior integração entre os alunos, e assim por diante...”, explica Érica.
Esther Guimarães, fundadora e diretora da Escola da Cidade, conta que está satisfeita com o trabalho realizado. “Temos um olhar individualizado para cada criança e por isso é possível auxiliar a terapeuta nesse diagnóstico coletivo. Depois que começamos a utilizar as terapias na escola, sinto que o ambiente só melhorou, está mais leve e o clima é de paz”, avalia Esther.

Para saber mais, acompanhe nas redes sociais: @aescoladacidade e @meca

Editorias: Criança  Educação  Religião e Espiritualidade  Saúde  Sociedade