Home  Imagens  Contato  Clássico    
Chef ensina receita de sopa para aquecer o corpo e trazer aconchego

São Paulo, 08 de agosto de 2021 – O Inverno está caminhando para o fim, mas antes de darmos as boas-vindas à Primavera, ainda teremos dias gelados especialmente no Sul e Sudeste do País. O tempo seco e frio pede comidas quentes e úmidas para equilibrar o organismo. Por isso, as sopas e caldos são boas pedidas para esta estação.

Se antigamente as sopas eram consideradas comida para enfermos, por conter muitos nutrientes em uma única preparação, com a popularização dos Festivais de Inverno de mercados municipais e padarias, elas acabaram ganhando seu espaço merecido na cena gastronômica.

Até mesmo as mais simples sopas ganham roupagens diferentes no caldeirão de cada chef. Basta usar a técnica certa para a sua sopa também ter um gostinho gourmet. A Sopa Purê de Mandioquinha, que o chef Pedro Drudi ensina aos alunos do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, leva poucos e simples ingredientes. Mas o pulo do gato é usar como base um caldo de ave no preparo, no lugar da água. “Invista em um caldo artesanal ou prepare o seu com carcaça ou asas de frango e legumes. Como demora cerca de quatro horas para ficar pronto, é preciso fazer previamente. Então, aproveite para fazer uma quantidade suficiente para usar na sopa e congelar o restante para próximas preparações”, indica o especialista.

Veja abaixo a receita:

Sopa Purê de Mandioquinha
*Receita reproduzida no curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

Ingredientes:
300 gramas de mandioquinha in natura sem casca
30 gramas de cebola pérola cortada em cubos
15 gramas de manteiga integral sem sal
700 ml de caldo de ave (veja receita abaixo)
Sal
Pimenta-do-reino branca em grãos
Cebolinha para decorar

Modo de Preparo:
1. Corte a mandioquinha em cubos pequenos.
2. Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente e adicione a mandioquinha.
3. Acrescentar o fundo.
4. Cozinhar até que os legumes estejam macios, escumando sempre.
5. Fazer um purê dos sólidos (na peneira), ajustar com um pouco do líquido utilizado na cocção até obter a consistência desejada.
6. Ajustar os temperos com sal e pimenta.
7. Servir decorando com a cebolinha.

Fundo de Ave (caldo de ave)

Ingredientes:
1Kg de carcaça de frango (pode substituir por asas de frango)
100 gramas de cebola cortada em cubos
50 gramas de cenoura cortada em cubos
50 gramas de salsão cortado em cubos
1 dente de alho
2 dentes de cravo
1 ramo de tomilho

Modo de preparo:
1 Lave bem a carcaça de frango e escorra.
2 Coloque em uma panela e cubra com a água fria. Leve ao fogo médio até que tenha fervura branda. Diminua o fogo para não ferver demais.
3 Sempre que necessário, escume a superfície, retirando a gordura e as impurezas.
4 Cozinhe em fogo brando durante 4 horas.
5 Acrescente a cenoura, a cebola, o salsão, o alho, o cravo e o tomilho 1 hora antes de finalizar o cozimento.
6 Coe e resfrie em geladeira, retirando o excesso de gordura antes do uso.

*Dica do chef: Pode ser conservado congelado por até 3 meses


Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de \'Transformar o Brasil pela Educação\', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Para mais informações:
Assessoria de Imprensa
Bianca Marchetti
blmarchetti@ecossistemaanima.com.br

Editorias: Alimentos  Criança  Feminina  Gastronomia  Masculino  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Anhembi Morumbi  
Contato: Ana Paula Martins  
Telefone: 11-3293-1757-

E-mail: apmmartins@anhembi.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release