Home  Imagens  Contato  Clássico
Yaskawa Motoman do Brasil apresentou soluções inovadoras para a indústria brasileira durante a Techmei

No cenário atual, a Indústria 4.0 sabe da necessidade de conectividade, alta produtividade, qualidade dos produtos, e tudo isso só é possível com robotização nas indústrias. O mercado internacional respondeu rápido a essa realidade, superando a marca dos 420 mil robôs vendidos no mundo em 2018. Mas, infelizmente, o Brasil ainda caminha a passos de tartaruga. Esse assunto foi discutido pela Yaskawa Motoman do Brasil, multinacional japonesa líder na fabricação de robôs no mundo, durante a Techmei (Congresso de Tecnologia em Máquinas e Equipamentos Industriais), principal evento de tecnologia industrial do Brasil. Organizada pela ABIMEI (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), o evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

O gerente regional de vendas da Yaskawa Motoman, Fábio Borsato, ministrou no dia 16 de outubro a palestra “Soluções Robóticas Inovadoras – Trazendo de volta a competitividade às indústrias instaladas no Brasil”, levantando importantes questões sobre os desafios dos empresários brasileiros, tais como: “não é preciso saber apenas da necessidade da robotização, mas sim como robotizar se falta dinheiro; e, ainda, como lidar com a produtividade baixa e a instabilidade econômica?

A palestra mostrou como a Yaskawa Motoman vem ajudando a indústria nacional a lidar com essas questões, fornecendo soluções inovadoras que trazem mais lucratividade nos negócios, com rápido retorno no investimento. “Modernas soluções são viáveis e flexíveis ao bolso do empresário, pois trazem maior produtividade utilizando menor espaço, melhorando os processos produtivos e trazendo mais qualidade aos produtos, e consequentemente maior competitividade para as indústrias no mercado global”, destacou Borsato.

Outros temas abordados pela Yaskawa Motoman no evento da Techmei foram “Robôs para soldagem e a relação desses com a Indústria 4.0” e “Aplicações com Robôs Colaborativos e sua relação com a Indústria 4.0”, ambas ministradas pelo engenheiro Vinícius Cardoso. “Foram apresentadas algumas soluções, com simulações demonstradas em vídeo de projetos realizados, incluindo a parte de rastreabilidade de solda, que é uma exigência cada vez mais frequente das montadoras”, afirmou Cardoso.

Além disso, Cardoso destacou o lançamento da Yaskawa Motoman, o Cockpit, que é voltado também para a indústria 4.0. “Com o Cockpit, o cliente consegue monitorar o funcionamento, tempo de operação, histórico de alarmes, histórico de backups, desgaste de componentes e todo o planejamento para a manutenção preventiva, de todos os robôs do parque fabril através de um computador”, concluiu.

Informações para a imprensa:
Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br