Home  Imagens  Contato  Clássico    
Lançamento do Projeto Beco Limpo,no Arte no Dique, será em 18/04




Iniciativa integra celebração de 20 anos da ONG santista.



O lançamento do projeto Beco Limpo teve data remarcada para segunda, 18 de abril, 15h, na sede do Instituto Arte no Dique (Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube). Além do cerimonial, que contará com o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo, especialistas e professores vindos de São Paulo, etc, será também a aula inaugural do projeto, que contará com os primeiros 25 alunos selecionados e famílias. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Arte no Dique em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente.


O Projeto Beco Limpo em sua versão 2022 ganha escala e capacidade para buscar soluções mais duradouras para a prevenção ao lixo no mar: incorpora as demandas da comunidade do Dique da Vila Gilda, da Vila dos Criadores e do Jardim São Manoel por capacitação profissionalizante > gestão integrada de resíduos sólidos > cocriação socioambiental, eixos com remuneração pela atuação dos participantes selecionados. Para isso, houve a destinação da verba de R$ 1,8 milhão, aprovada pelo Ministério Público Federal (MPF), para efetivação e realização dessas ações.


Com duração de 3 anos, o Beco Limpo terá turmas de 25 bolsistas em ciclos de 4 meses; os jovens também serão orientados a atuar como agentes comunitários de resíduos e se tornarão uma ponte de diálogo entre a comunidade e as soluções que serão prototipadas.


A primeira turma começa no dia 18 de abrile vai até o começo de agosto, quando dá lugar aos próximos jovens; as aulas serão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras em intervalos pela manhã e à tarde.


Arte no Dique: Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349

Dia - 18.04.2022

horário - 15h






Sobre o Arte no Dique

28 de novembro de 2002. Nessa data foi lançada a pedra fundamental do Instituto Arte no Dique. Passados quase 20 anos, mais de 20 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição, tiveram acesso à cultura e à arte. “Cultura como um todo”, como costuma dizer o presidente da ONG, José Virgílio Leal de Figueiredo, já que o Arte no Dique trabalha, com seus colaboradores, alunos, frequentadores, parceiros, a questão da cidadania. Desde a entrega semanal de leite para a comunidade, até as oficinas de percussão (que deram início ao projeto), violão, dança, informática, customização, as exibições de filmes seguidas de debates, shows. Artistas de renome como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sergio Mamberti, Lecy Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, Luciano Quirino, entre outros, já se apresentaram no espaço.

Diariamente, cerca de 600 pessoas participam do projeto, que tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região. O trabalho sério, que gerou importantes resultados inclusivos, levou a instituição a tornar-se referência em inclusão social, no Brasil e no exterior, sendo convidada diversas vezes festivais e congressos.

Outras informações http://www.artenodique.com.br.

Editorias: Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: CineZen  
Contato: André Azenha  
Telefone: 13-33072838-

E-mail: editor.cinezencultural@gmail.com
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/cinezen
Facebook: http://www.facebook.com/CineZen
Enviar release