Home  Imagens  Contato  Clássico
Arte no Dique inicia comemorações de 20 anos com workshop musical ministrado por renomado nome da música baiana
Anderson do Samba.

Anderson do Samba ministra workshop gratuito na ONG.

Em 28 de novembro deste ano o Instituto Arte no Dique completará 20 anos de atuação, promovendo a inclusão por meio da cultura, atividades sociais-formativas, oficinas culturais, festivais, ações voltadas à cidadania. E preparou uma programação especial, que durará todo o ano.

Para começar, um workshop de percussão com um dos principais nomes do segmento no país. Anderson do Samba, que possui carreira de destaque no Brasil e no exterior e filho é do criador do samba-reggae, o lendário Neguinho do Samba.

A atividade, em 30 de março, uma quarta-feira, será dividida em dois momentos: das 16h30 até às 18h será para os alunos do Arte no Dique. E das 18h30 às 20h para quem se inscrever. A inscrição é gratuita e há 30 vagas. Menores de idade precisam comparecer acompanhados dos responsáveis. A inscrição pode ser feira pelo email producaoartenodique@gmail.com ou presencialmente na sede do instituto, de segunda a sexta, sempre a partir das 15h, à Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349.

“Nossas raízes estão na percussão, na música negra, no Olodum. E estamos orgulhosos em poder oferecer ao público da região esse workshop com o mestre Anderson”, ressalta o presidente da ONG José Virgílio Leal de Figueiredo.

Sobre Anderson do Samba

Músico, educador, pesquisador e produtor musical, filho do criador do samba‐reggae, Mestre Neguinho do Samba, vivenciou o surgimento, a criação e a difusão do samba‐reggae como gênero musical, que referencia grandes ícones da música brasileira.

Sua carreira tem como base o legado de conhecimentos deixados por seu pai que representa a continuação de um trabalho inovador e com potencialidades já materializadas, a exemplo do Olodum e da Banda Didá. Como educador já participou da Escola de Música Didá e Oficina de Investigação Musical (Salvador), Escola de Música Maracatu Brasil (Rio de Janeiro) e Contemporânea (São Paulo), além de cursos e workshops em diversos países, como: Brasil, Canadá, EUA, Alemanha, Suiça, Itália, Barbados (Caribe). Dakar, Senegal entre outros. Participou de festivais realizados no Brasil e em diversos países da Europa, tais como Montreux Jazz-Suíça (2017 e 2018), Cultura Brasileira “Dia de Brasil” em Barcelona/Espanha (2018 e 2019) Artes Negras em Dakar-Senegal (2010)Lavagem Madeleine em Paris/França (2017 e 2018), Fórum Social Mundial em Bombay na Índia (2004), Tributo a Neguinho do Samba em Bueno Aires/Argentina (2019), Musiques Nomades em Grenoble/França (2019), Ópera dos Terreiros com o Núcleo de Ópera da Bahia em Roma (2019), entre outros.

Ao longo de sua carreira, colaborou com vários artistas nacionais e internacionais renomados, como Olodum, Timbalada, B.Negão, Mariela Santiago, Paula Lima, Martnalia, Mumuzinho, Cheick Tediane, Hindi Zahra, Gilberto Gil, Tony Allen, Angelique Kidjo, Aldo Brizzi, Roy Paci, Pepeu Gomes, Mike Ellis, Bira Reis, Graham Haynes, Toninho Horta, Hermeto Pascoal, Jaques Morelenbaum, Morais Moreira, naná Vasconcelos, Ramiro Musotto, Ellen Oléria entre outros.

Sobre o Arte no Dique
28 de novembro de 2002. Nessa data foi lançada a pedra fundamental do Instituto Arte no Dique. Passados quase 20 anos, mais de 20 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição, tiveram acesso à cultura e à arte. “Cultura como um todo”, como costuma dizer o presidente da ONG, José Virgílio Leal de Figueiredo, já que o Arte no Dique trabalha, com seus colaboradores, alunos, frequentadores, parceiros, a questão da cidadania. Desde a entrega semanal de leite para a comunidade, até as oficinas de percussão (que deram início ao projeto), violão, dança, informática, customização, as exibições de filmes seguidas de debates, shows. Artistas de renome como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sergio Mamberti, Lecy Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, Luciano Quirino, entre outros, já se apresentaram no espaço.
Diariamente, cerca de 600 pessoas participam do projeto, que tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região. O trabalho sério, que gerou importantes resultados inclusivos, levou a instituição a tornar-se referência em inclusão social, no Brasil e no exterior, sendo convidada diversas vezes festivais e congressos.
Outras informações http://www.artenodique.com.br.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Terceiro Setor