Home  Imagens  Contato  Clássico
Santos Film Fest homenageia Instituto Querô por seus 15 anos
Tammy Weiss, do Instituto Querô, com a placa de homenagem.

Na noite deste sábado aconteceu o bate-papo O Cinema como arte de superação, com a coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss. De forma surpresa, o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, em sua sexta edição, prestou homenagem à ONG, que completa 15 anos de atuação em 2021. Além de uma placa comemorativa, foi exibido um vídeo com a retrospectiva da história do instituto, seguido de depoimentos com profissionais do audiovisual, como a cineasta Kamilli Semenov, representando a equipe da instituição, a vice-presidente do instituto Maria do Rosario Corrêa de Salles Gomes, a Marô, a produtora Vitória Felipe, formada pelas oficinas Querô, o empresário Toninho Campos, do Cine Roxy, onde anualmente acontecem as estreias dos filmes produzidos pelos alunos das oficinas, o músico Jota Amaral, a programadora do Sesc Solange Alboreda, a cineasta Andrea Pasquini, e a jornalista Carla Zomignani, por vários anos editora de cultura do jornal A Tribuna. O tema desta edição é Superação: a arte ultrapassando limites físicos, sociais, mentais, geográficos e pandêmicos.

Link completo da live com Tammy Weiss: https://www.youtube.com/watch?v=EztJnFmbMn0

Vìdeo da homenagem exibida na live: https://www.youtube.com/watch?v=7koeAdSBDK4

A traz o texto: “O Santos Film Fest parabeniza o Instituto Querô por seus 15 anos atuando em prol da inclusão e do audiovisual, com um trabalho fundamental ao promover cidadania e capacitação profissional de jovens em situação vulnerável”.

No vídeo de retrospectiva, foi narrado pela jornalista Barbara Farias um texto sobre a importância do Instituto Querô. Texto da homenagem, a seguir:

“Em um país com as dificuldades sociais como o Brasil, fazer a diferença é atitude dos abnegados. Fazer a diferença, então, por 15 anos consecutivos, é para pouquíssimos. Algo a ser reverenciado e celebrado. Por isso, é preciso ressaltar o fundamental trabalho promovido pelo Instituto Querô, cuja história se confunde com o audiovisual santista e com a inclusão social promovida na região.

Tudo começou em 2004. O saudoso cineasta Carlos Cortez e a produtora Gullane Filmes iniciaram pesquisa nas áreas mais vulneráveis da região portuária de Santos para compor o elenco jovem do longa metragem Querô, baseado na obra de Plínio Marcos. Durante um ano de pesquisa, mais de 1200 jovens participaram de testes e 40 foram convidados a integrar o elenco do filme. Estes jovens foram capacitados através das Oficinas Querô de preparação de elenco.

Após as filmagens do longa, estimulados pelos talentos descobertos, a Gullane junto ao UNICEF, desenvolveu um projeto de continuidade, criando as Oficinas Querô – empreendedorismo e cidadania por meio do cinema. Com diversos apoiadores, as Oficinas Querô ofereceram capacitação audiovisual e humana aos jovens – reunindo arte-educadores da região e colocando estes jovens em contato com profissionais de destaque do cinema brasileiro.

Desde então o Instituto Querô atua em três eixos: as oficinas, o Querô na Escola e o Querô Comunidade. Levando, assim, o cinema também para dentro das escolas públicas e produzindo documentários com comunidades da região, dando visibilidade às suas histórias. Isso tudo com os jovens capacitados nas Oficinas como arte-educadores, multiplicando o conhecimento e buscando dar oportunidade no mercado de trabalho audiovisual.

Nesses anos, promoveu a inclusão não só com a produção de curtas vencedores de prêmios em diversos festivais de cinema do Brasil, como também em seus lançamentos no Cine Roxy, fazendo seus realizadores se enxergarem na telona do cinema, num exemplo concreto de representatividade.

Em 2019, lançou o longa-metragem Sócrates, premiado internacionalmente. Hoje o Querô está localizado na Vila Criativa do bairro Vila Nova, onde tem também um Cinescola, que além de ser usada para as aulas, promove sessões gratuitas para crianças do bairro.

Por tudo isso, o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos parabeniza o Instituto Querô por seus 15 anos ajudando a tornar o mundo melhor. Que venha muito mais!”

SOBRE O 6º SANTOS FILM FEST

O 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, tem patrocínio da Blue Med Saúde e conta com apoios de Sesc Santos, UniSantos, Histórias do Cinema, Cine Roxy, LESMA - La Extraordinária Semana de Mostras Animadas, Associação dos Artistas e Prefeitura (via emendas enviadas pelos vereadores da cidade Audrey Kleys, Zequinha Teixeira e Telma de Souza). O evento é produzido pelo CineZen Cultural. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha.

Outras informações:
WhatsApp - 13 55 13 99614-0963