Home  Imagens  Contato  Clássico
Livro de poesias é lançado no Goethe-Institut

O lançamento ocorre nesta terça, 13, e a entrada é de graça
Acontece nesta terça-feira, 13, no Goethe-Institut Curitiba, às 19h, o lançamento do livro “Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira”, uma seleção de poemas da poeta alemã Uljana Wolf. Os textos foram traduzidos e organizados pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Guilherme Gontijo Flores, e pelo músico e fotógrafo argentino radicado em Curitiba, Ricardo Pozzo.

“Em primeiro lugar, toda a obra de Uljana Wolf está na tensão entre línguas. Seu primeiro livro, kochanie ich habe brot gekauft (kochanie eu comprei pão, de 2005), é um movimento pelas fronteiras físicas e linguísticas entre Alemanha e Polônia que já está no título do livro, e ainda mais explícito em poemas como “übersetzen” (“traduzir”) e na série de poemas ligados a Kreisau (ou Krzyzowa, na Polônia), que remete ao importante grupo de opositores do nazismo”, diz, no prefácio, o tradutor Guilherme Gontijo Flores. “Traduzir estes poemas é, em parte, deslocar suas relações linguísticas e políticas, mas assim é que se traduz: deslocando relações, e não propriamente frases. Portanto, mantivemos os vínculos com a Polônia e abrasileiramos o alemão, fazendo assim uma espécie de vínculo curioso que pode se abrir nesta Curitiba polaca em que vivemos”, define.

A autora usa jogos de palavras criando uma série de ecos e melodias em seus poemas. Trazem acidez e amargor, como nos poemas com alusão ao nazismo - Aos cães de Kreisau, ou em Traduzir, uma espécie de alusão às fronteiras do mundo.

O livro tem 122 páginas e foi editado pela Editora Moinho. “Essa editora tem edições lindíssimas, que mostram o carinho que tem com o livro”, lembra a diretora do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt, convidando a todos para o evento. Durante o lançamento haverá leitura de poemas em português e em alemão e na sequência será oferecido um coquetel.

SERVIÇO: Lançamento do livro “Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira”
Dia: 13/08
Local: Goethe-Institut Curitiba – Rua Reinaldino S. de Quadros, 33