Home  Imagens  Contato  Clássico
Biblioteca Histórica de Itu completa 5 anos com novas coleções
Coleção de publicações da revista Mensageiro do Coração de Jesus.

A Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux da Estância Turística de Itu está completando cinco anos de atividades. Instalada na igreja do Bom Jesus, a coleção reúne obras raras entre livros e periódicos que pertenceram à antiga Biblioteca dos Jesuítas, Colégio São Luís e Congregação Mariana. Ao encerrar suas atividades em Itu, em 1992, os jesuítas deixaram um conjunto de livros e revistas que serviram ao seu trabalho missionário e na redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus.

A Biblioteca Histórica foi inaugurada em julho de 2016, centenário de nascimento do seu patrono, um dos célebres jesuítas que viveram na igreja do Bom Jesus, o padre Luiz D’Elboux (1916 - 2002). Ela funciona no mesmo espaço da antiga Typographia do Apostolado, criada em 1894 pelo Padre Bartolomeu Taddei, primeira editora do Mensageiro do Coração de Jesus.

A coleção foi salva de um encaixotamento equivocado, feito em 2010. Entre 2014 e 2016 o material foi higienizado e selecionado por voluntários sob a orientação da bibliotecária Profª Maria Cristina Monteiro Tasca. Nestes cinco anos todos os periódicos foram catalogados. Os livros estão em processo de catalogação e conservação permanente.

Em parceria com o jornal católico de Itu A Federação, a Biblioteca tem publicado semanalmente a coluna Memória, com notícias publicadas no jornal há cem anos; divulga também trabalhos sobre a história da Igreja em Itu, bem como artigos de autoria de seu patrono.

A Biblioteca também mantém uma coluna mensal sobre a vida e obra do padre Taddei na revista Mensageiro do Coração de Jesus. Além disso, publicou um caderno de textos do padre D’Elboux (2016) e a história do Colégio São Luís pela ótica de Tristão Mariano da Costa (2017). Bimestralmente divulga uma notícia de suas atividades, acervo e histórias através das redes sociais.

Anualmente a Biblioteca organiza a Semana Padre Bartolomeu Taddei, realizada desde 2017, nos meses de junho.

Antes da pandemia recebeu, periodicamente, diversos grupos de alunos e peregrinos com ação educativa sobre seu acervo. Em 2020 foram incorporadas à Biblioteca a coleção de livros do Mosteiro Redentorista da Imaculada Conceição de Itu e em 2021 um conjunto de obras raras do antigo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio das Irmãs de São José, transferida da biblioteca do CEUNSP – Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio de Itu.

Atualmente, a conservação do acervo está sob a responsabilidade de Allie Marie Dias de Queiroz e atividades de Maria de Lourdes Rodrigues Nascimento da Silva e Benedita Cleuza dos Santos, todas voluntárias. A manutenção da Biblioteca História é uma parceria entre a Igreja do Bom Jesus e o Instituto Cultural de Itu, associação cultural sem fins lucrativos.

Desde 2017 a Biblioteca mantém o Memorial do Apostolado da Oração de Itu aberto à visitação de terça a domingo das 7h às 12h e das 14h às 17h na Igreja do Bom Jesus.

13/07/2021

Raul Machado Carvalho – Editor