Home  Imagens  Contato  Clássico
Criaturas de Raquel Fayad no Subsolo do Laboratório de Arte em Campinas
Aranhas e Aranhas - Obra de Raquel Fayad

O Subsolo – Laboratório de Arte abre no sábado, 3 de julho, às 11 horas, a exposição “Jardim de Pandora”, da artista visual Raquel Fayad, que “invade” o espaço com suas pinturas e vídeos repletos de insetos e criaturas imaginárias. Interessados em visitar a mostra poderão agendar de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até 2 de outubro no telefone (11) 94965-5722. O espaço cultural está localizado na Rua Proença, nº 1000, Campinas SP.

Para formar seu “Jardim de Pandora”, Fayad, ex-executiva do Museu FAMA de Itu, se alimenta de cenas observadas na natureza e as transforma em pinturas em telas e papéis, se utiliza de lascas de madeiras para falar de suas descobertas, desenha e reflete sobre sua busca de uma matriz estética presente na metamorfose dessas relações e de um discurso pictórico interdisciplinar que a coloca em constante questionamento.

O projeto de “Jardim de Pandora” dá continuidade à instalação “Nem todas as Criaturas deixam rastros” realizada no ano passado no Subsolo. Naquele momento, foi apresentada somente uma série em pinturas em muros e papel, embaladas por música incidental executada pela própria artista visual que também é musicista.

Sobre o momento atual e a arte, Fayad, nascida em Atibaia e residente em Itu, acredita que tudo tem um sentido e que sairemos mais fortes, criativos e resistentes deste período de pandemia. Para ela, é um desafio por dia, uma nova maneira de entender o mundo, a produção contínua, as reprogramações diárias, que a leva a ter mais certeza do quanto podemos aprender com as metamorfoses dos insetos para a autopreservação e a sobrevivência.

A artista visual

Raquel Fayad é artista visual e musicista. Atualmente, vive e trabalha na Estância Turística de Itu. Ela já realizou exposições individuais no Subsolo - Laboratório de Arte em Campinas - Nem todas as criaturas deixam rastros (2020); na Fundação Marcos Amaro, em Itu, e no Museu de Salto – Campoamor (2017/2018) e no Museu Del Crudo em San Sperate Italia – Lettere d´Amore (2015).

Também participou de inúmeras exposições coletivas na Mostra Museu (SP - 2021), na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba (2019), na FAMA Itu – Utopia de colecionar o pluralismo na Arte (2019), MAM Rio – Novas Aquisições Gilberto Chateaubriand (2014), na Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina (São Paulo, 2014), entre outras

Serviço:
Exposição: “Jardim de Pandora” – de Raquel Fayad
Inauguração Dia - 3 de julho – sábado - Horário: das 11h às 18h
Período de visitação: de 3 julho a 2 de outubro de 2021
Local: Rua Proença, 1000 – Campinas – SP.
Agendamento para visitação pelo (11) 94965-5722: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h – observar uso de máscara.
Livre para todos os públicos com entrada gratuita

30/06/2021

Raul Machado Carvalho – Editor